63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA EM DIFERENTES PERÍODOS
Ludmilla Magalhães Silva 1
Caroline Prado Brignoni 1
Kenia Alves Pereira Lacerda 1,2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí
2. Profa. Msc./ Orientadora - Depto de Áreas Acadêmicas de Jataí
INTRODUÇÃO:
Após o início da revolução industrial a preocupação com o meio ambiente tomaram maiores proporções. Segundo Bernardes e Pietro (2010), desde 1972 os debates sobre a importância da educação ambiental (EA) tomaram espaço no cenário mundial, a partir desse momento, várias conferências foram realizadas. A importância de se ter uma disciplina que aborde a (EA) é reafirmada constantemente por muitos autores. De acordo com a Lei 9.795 sancionada em 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a (EA) no currículo escolar deve ser ministrada de forma interdisciplinar. Com o grande destaque que a (EA) vem recebendo, alunos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia de Goiás do Campus Jataí resolveram abordar esse assunto, concluiu-se que a disciplina contribui para uma formação científica, permitindo aplicar conhecimentos na explicação do mundo natural dentro e fora da sala de aula. O objetivo da pesquisa foi analisar a influência da disciplina Biologia ambiental e ecologia humana nos graduandos do curso de Licenciatura em Física.
METODOLOGIA:
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre educação ambiental, logo após, aplicou-se um questionário semi-estruturado com onzes questões, sendo dez questões subjetivas e uma objetiva, a dois grupos de alunos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Goiás – Campus Jataí, sendo que o primeiro grupo cursou a disciplina Biologia ambiental e ecologia humana grupo 1 e o segundo, grupo 2 ainda não havia cursado. O questionário foi simultaneamente a todos os alunos, em algumas questões o mesmo objetivava saber qual era a concepção do graduando quanto aos problemas enfrentados pelo meio ambiente, e se é possível trabalhar (EA) nas aulas de física, qual metodologia poderia ser utilizada, qual a importância da disciplina na graduação, quais componentes fazem parte do meio ambiente. Dessa maneira foi possível verificar o conhecimento que a disciplina acrescia ao graduando.
RESULTADOS:
Analisando os resultados do grupo 1 que cursaram a disciplina Biologia ambiental e ecologia humana e o grupo 2 que não cursaram, percebe-se que o grupo 1 possuíam termos técnicos mais elaborados,percepção ambiental e capacidade de diagnóstico acerca da temática, apontando a falta de conscientização como um dos problemas mais graves acerca das ações humanas a respeito do meio ambiente. Já o grupo 2 que não havia cursado a disciplina utilizava termos superficiais para responderem, também citaram que o principal problema enfrentado pela natureza, era causado pelo homem, sendo assim radicais, pois o homem pode também contribuir positivamente para a (EA). Porém ambos os grupos tiveram pontos de vista semelhantes ao afirmarem que possuem diversas maneiras de trabalhar a (EA) na disciplina de física, e quando questionados se os alunos acham importante ter uma disciplina que aborda conteúdos relacionados ao meio ambiente, ambos os grupos responderam que sim, justificando que uma disciplina sobre (EA) na graduação é uma forma de aprofundar os conhecimentos, para que futuramente utilizarão esse conteúdo, relacionando-o com a disciplina de física, que está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.
CONCLUSÃO:
Fazendo uma análise concluiu-se que a diferenciação entre as repostas do grupo 1 e do grupo 2 evidencia que, apesar das respostas serem parecidas, os alunos que cursaram a disciplina apresentaram respostas mais elaboradas e com um número maior de informações, concluiu-se também, que a disciplina Biologia ambiental e ecologia humana influencia, de modo positivo, na formação intelectual do licenciando, fornecendo aparato didático de como abordar, de forma interessante e integrada, de maneira que leve os alunos a repensarem sobre suas ações diante do meio em que está inserido. De um modo geral, os alunos do curso de Licenciatura em Física do Campus Jataí, possuem boa percepção ambiental, sendo que a disciplina Biologia ambiental e ecologia humana contribuem para a formação de um professor mais aberto a novas experiências e com conhecimento necessário para trabalhar com a interdisciplinaridade.
Palavras-chave: Educação ambiental, Licenciatura em física, Percepção ambiental.