63ª Reunião Anual da SBPC |
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral |
Educação ambiental – Produção de mudas a partir da reutilização de copos descartáveis |
Kenia Alves Pereira Lacerda 1 Carlos Cézar da Silva 1 Lázaro Rubens de Araújo Pinto 1 Aurélio Freitas Nascimento 1 |
1. Profa. Me./ Orientadora - Depto áreas acadêmicas - IFG/ Campus Jataí 2. Prof. Dr./ Co - orientador - Depto áreas acadêmicas - IFG/ Campus Jataí 3. Bolsista PBIC / IFG 4. Bolsista PBIC / IFG |
INTRODUÇÃO: |
Nos últimos anos, vêm se intensificando as preocupações inerentes à temática ambiental e, concomitantemente, as iniciativas dos variados setores da sociedade para o desenvolvimento de atividades, projetos e congêneres no intuito de educar as comunidades, procurando desta forma conscientizá-las para as questões ambientais, e mobilizá-las para a modificação de atitudes nocivas e a apropriação de posturas benéficas ao equilíbrio ambiental (Ruy, 2004). A falta de conscientização do ser humano contribui sobremaneira para a degradação ambiental. O incorreto descarte de lixo e outros resíduos, o aumento de gases emitidos para a atmosfera e o desmatamento descontrolado são apenas alguns exemplos de desenvolvimento insustentável. E para reduzir essas ações, há a necessidade primeiramente, da mudança de atitude no que diz respeito aos hábitos de consumo. Sabendo desses conceitos e fatos, o objetivo deste projeto foi reutilizar copos descartáveis, a fim de produzir mudas nativas do cerrado utilizando como instrumento para conscientização dos alunos dentro de um programa de educação ambiental. |
METODOLOGIA: |
Foi realizado um estudo sobre a quantidade de copos descartáveis que são utilizados no IFG Campus Jataí, seguindo-se a coleta e a higienização dos mesmos. O solo foi coletado, peneirado e misturado com sustrato agrícola e matéria orgânica, simultaneamente, ocorreu a coleta das sementes de espécies nativas, foi feita a assepia das mesmas com solução de hipoclorito de sódio, seguindo-se o plantio nos copos. Após o plantio, regou-se diariamente para auxiliar no processo de germinação, mantendo-se as plantas dentro de um viveiro de forma adequada para o seu crescimento, foram produzidas mais de mil mudas. Durante o desenvolvimento das mudas, o viveiro serviu como local de visitas e também foi utilizado como ferramenta para conscientização ambiental, além disso, aos alunos de primeiros anos do ensino técnico integrado foram ministradas palestras sobre a reutilização dos copos descartáveis, o consumismo e a importância em produzir mudas de espécies nativas do cerrado. Quando as mudas atingiram um porte ideal para o transplantio, foi realizada a distribuição das mesmas gratuitamente para a comunidade, em local público de forma planejada onde, quem recebeu as mudas foi orientado quanto ao local de plantio e características específicas de cada espécie. |
RESULTADOS: |
Foram produzidas cerca de mil mudas de espécies nativas como, ipê, jacaranda, chichá, cedro, falso pau – Brasil, que possuem características fenológicas para paisagismo, enquanto as espécies jatobá, jenipapo, bálsamo, baru, e bacupari, estas são indicadas para a revegetação de nascentes e áreas degradadas. Este resultado obtido cumpriu com o objetivo do projeto, que era reutilizar os copos descartáveis para a produção de mudas. Foram realizadas quatro palestras e quatro visitas no viveiro, atingindo o público de cento e vinte alunos. As visitas ao viveiro e as palestras possibilitaram uma maior consciencientização no que tange a educação ambiental, isto foi verificado após uma atividade proposta em que os mesmos tiveram que confecionar um texto abordando temas como reciclagem, reutilização de materiais, consumismo e sobre a importância de produção de mudas nativas do bioma cerrado. Assim, os alunos ao produzirem o texto puderam demonstrar o quanto assimilaram os temas citados e demonstraram aplicabilidade dos mesmos. |
CONCLUSÃO: |
A reutilização de corpos descartáveis e o uso dos mesmos para plantio de sementes de espécies nativas do cerrado se constituiu como uma ferramenta eficiente para o ensino da educação ambiental, facilitando a abordagem de temas como consumismo, revegetação de áreas, reciclagem, produção de mudas nativas e reutilização de materiais. Concluiu-se que o que foi proposto inicialmente, trabalhar com a teoria e visualizar a prática foi alcançado, atingindo positivamente todos os alunos na questão da percepção ambiental e ações necessárias que todo cidadão consciente deve possuir. |
Palavras-chave: Educação ambiental, Conscientização, Ferramenta. |