63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
Estudo preliminar dos assobios dos botos-cinza (Sotalia guianenis) de Ilhéus, Bahia
Alice de Moura Lima 1
Yvonnick Le Pendu 1
1. Depto de Ciências Biológicas - UESC
2. Prof. Dr./ Orientador - Depto de Ciências Biológicas - UESC
INTRODUÇÃO:
Os sons produzidos pelos odontocetos possuem funções relacionadas à navegação e comunicação. Os aspectos bioacústicos foram pouco estudados em Sotalia guianensis e as descrições qualiquantitativas de suas vocalizações são escassas. Esse estudo objetivou conduzir uma investigação preliminar das características do repertório acústico da população de botos-cinza de Ilhéus, Bahia.
METODOLOGIA:
Foram realizadas gravações subaquáticas dos sons produzidos por S. guianensis nas águas em frente ao Porto de Ilhéus e na Baía do Pontal. As emissões sonoras foram descritas e categorizadas através da análise de sonogramas, relacionando-as ao contexto de sua ocorrência, como atividade comportamental, características do grupo e do ambiente.
RESULTADOS:
Em um esforço total de cerca de 39h nos meses de março a junho de 2010, foram gravadas emissões sonoras de indivíduos pertencendo a grupos de 2 a 11 animais. A média da freqüência mínima foi 10,01±2,82 kHz e a média das freqüências máximas foi 18,93±3,33 kHz. O estudo dos parâmetros dos assobios mostrou grande variabilidade da sua duração, amplitude e do número de harmônicos. Os assobios não apresentaram variação espacial, já que os locais da gravação são habitados pela mesma população de botos-cinza.
CONCLUSÃO:
Estes resultados fornecem uma descrição básica dos assobios emitidos pelos botos-cinza de Ilhéus. Podem indicar uma relação entre os assobios com os comportamentos observados, contribuindo com um maior entendimento da biologia da espécie, caracterizando o repertório acústico da população.
Palavras-chave: Boto-cinza, Bioacústica, Ilhéus.