63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 5. Rádio e Televisão
Ciência e Saúde nas Ondas do Rádio
Flaviana Tavares Vieira 1
Priscila Rodrigues 1
Waltenio Lopes 1
Carlos Henrique Alexandrino 1
Sidnei Júnior 2
1. Profa. Dra./ Orientadora - Instituto de Ciência e Tecnologia do Mucuri - UFVJM
2. Instituto de Ciência e Tecnologia do Mucuri- UFVJM
3. Instituto de Ciência e Tecnologia do Mucuri- UFVJM
4. Prof. Dr./ Orientador - Instituto de Ciência e Tecnologia do Mucuri - UFVJM
5. Fundação de Amparo à Pesquisa em Minas Gerais
INTRODUÇÃO:
A história do rádio no Brasil teve início em 7 de setembro de 1922, onde a primeira transmissão foi realizada em comemoração aos 100 anos da Independência do Brasil, durante grande exposição internacional. Desde o início de sua história, seu idealizador já vislumbrava o uso do rádio como instrumento de educação popular. O Campus do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri se localiza em Teófilo Otoni-MG. Este município do nordeste mineiro é considerado um importante e expressivo pólo econômico que estende sua influência direta a 22 municípios no Vale do Mucuri. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é elaborar programas radiofônicos sobre assuntos que relacionem "Ciência e Saúde" a fim de divulgá-los em emissoras de rádio no Vale do Mucuri.
METODOLOGIA:
Fazendo uso de uma linguagem simples, foram elaborados, gravados, editados e veiculados um conjunto de programas radiofônicos intitulado "Ciência e Saúde". Socializou-se o conhecimento sobre vários temas envolvendo ciência e saúde gerado em universidades e centros de pesquisa com os municípios que compõe o Vale do Mucuri por meio de uma radio web e rádios comunitárias. Ao divulgar a ciência através do rádio estar-se-a, principalmente, disseminando e democratizando a informação sobre a produção do conhecimento em ciência e saúde. Estar-se-a instruindo e colaborando para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do Vale do Mucuri. Os programas foram gravados e editados por alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Campus do Mucuri da UFVJM.
RESULTADOS:
Inicialmente foram gravados 12 programas sobre "Ciência e Saúde". Estes foram veiculados na radio web "Radio Ciência" e em rádios comunitárias de Teófilo Otoni – MG e região. Em curto prazo, o principal benefício deste trabalho para a universidade consiste na divulgação de conhecimentos científicos gerados internamente, ampliando o vínculo universidade-sociedade. Em longo prazo poderá gerar efeitos positivos como a ampliação do número de pesquisas na universidade e o aumento do interesse do público pela ciência, podendo refletir até em uma maior demanda por cursos nestas áreas.
CONCLUSÃO:
O rádio é um veículo de comunicação de massa, que têm relevante atuação comprovada na popularização do conhecimento científico por intermédio de programas radiofônicos. Seus receptores no Vale do Mucuri – o público leigo, de forma geral – passam a contar com um conjunto de pequenos programas relacionando "Ciência e Saúde" em formato e linguagem simples, que possibilitam uma melhor compreensão das informações e, com isso, conseguem maior abrangência.
Palavras-chave: Radio, Divulgação da Ciência, Saúde.