63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
SELEÇÃO RECORRENTE PARA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS EM FEIJOEIRO COMUM TIPO CARIOCA NA EMBRAPA
Bruna Alícia Rafael de Paiva 1
Leonardo Cunha Melo 2
Helton Santos Pereira 2
Maria José Del Peloso 2
Adriane Wendland 2
Luis Cabrera Díaz 3
1. Aluna da graduação da Universidade Federal de Goiás e bolsista de Iniciação Científica da Embrapa Arroz e Feijão
2. Pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás- GO
3. Analista do Campo Experimental da Embrapa Arroz e Feijão, Ponta Grossa- PR
INTRODUÇÃO:
O aumento do potencial produtivo das cultivares de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.), principalmente com grão tipo carioca, tem sido gradual, apesar da ampla variação existente na maioria dos caracteres, inclusive para a produtividade de grãos. No Brasil, entre os características mais importantes para a aceitação de uma nova cultivar pelos agricultores estão a alta produtividade, a resistência a doenças, a qualidade comercial do grão e a arquitetura ereta das plantas.
A escolha de um método de melhoramento adequado para elevar a produtividade de grãos em feijoeiro comum é de fundamental importância, pois se trata de um caráter quantitativo e de baixa herdabilidade.. A principal alternativa é o emprego da seleção recorrente, isto é, um sistema cíclico e dinâmico que visa aumentar gradativamente a freqüência de alelos favoráveis para uma característica quantitativa como produtividade, por meio de repetidos ciclos de seleção, avaliação e recombinação.
O objetivo foi estimar parâmetros genéticos e selecionar as famílias C1S0:3 e C1S0:4 do Programa de Seleção Recorrente de Feijoeiro Comum com grãos carioca da Embrapa Arroz e Feijão, visando à seleção das famílias superiores para intercruzarem e formar uma nova população de seleção.
METODOLOGIA:
Foram conduzidos sete ensaios com três testemunhas (BRS Estilo, BRS Cometa e BRS Pontal), e 78 famílias C1 de seleção recorrente. Destes, três foram conduzidos em 2008 com famílias do ciclo C1S0:3 (um na época do inverno, em Santo Antônio de Goiás-GO e dois na época das águas, um em Ponta Grossa-PR e outro em Sete Lagoas-MG), e quatro em 2009 com famílias C1S0:4 , sendo: um ensaio na época do inverno, em Santo Antônio de Goiás-GO, dois na época da seca (Ponta Grossa- PR e Lavras- MG) e um na época “das águas” em Frei Paulo- SE. O delineamento experimental utilizado foi em látice quadrado triplo 9x9. A reação a doenças (antracnose, crestamento bacteriano comum, mancha angular, mosaico dourado, ferrugem, murcha de curtobacterium, oídio, e mela) foi avaliada por meio de notas variando de 1 (sem sintomas) a 9 (severidade máxima). Também avaliou-se a arquitetura de plantas e acamamento, sendo 1 a nota para fenótipo ideal e 9 para o indesejado. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância individual e conjunta e foram estimados os parâmetros genéticos (herdabilidade, coeficiente de variação genético e parâmetro “b”). A estabilidade e adaptabilidade da produtividade foram estimadas utilizando as metodologias propostas por Lin & Binns e Annichiarico.
RESULTADOS:
Houve diferenças significativas entre as famílias e também significância da interação dessas com os ambientes, indicando que as famílias são geneticamente heterogêneas e que existe resposta diferencial dos genótipos nos locais avaliados. O CVe variou de 11% a 22%, valores considerados normais para o feijoeiro comum. A estimativas do coeficiente “b” foram abaixo do valor favorável para seleção (1,0) em 6 ambientes. A herdabilidade variou de 50% a 74% nas análises individuais, e na análise conjunta a herdabilidade média foi 78,03%, permitindo prever sucesso na seleção de famílias superiores.
Utilizando a metodologia de Lin & Binns a família SRC- 207103004 apresentou as maiores estimativas de estabilidade e adaptabilidade. Utilizando a metodologia de Annichiarico, a família SRC- 207103318 foi a que apresentou maior valor de Wi Geral (112,5), ou seja, produz 12,5 % acima da média dos ambientes. Além destas, 31 famílias obtiveram produtividade superior à da testemunha BRS Pontal. Selecionou-se 20 famílias para recombinação e formação da nova população base, utilizando-se as informações de produtividade média, notas de reação a doenças, arquitetura e acamamento.
CONCLUSÃO:
Existe ampla variabilidade genética dentro da população base do programa de seleção recorrente para tipo de grão carioca da Embrapa Arroz e Feijão para produtividade de grãos.
Em programas de seleção recorrente para produtividade de grãos em feijoeiro comum é imprescindível se realizar avaliações em vários ambientes.
È possível selecionar as famílias com maior produtividade de grãos, com estabilidade ampla ou especifica para ambientes favoráveis ou desfavoráveis, e com características agronômicas superiores, para serem avançadas visando à obtenção de cultivares superiores e/ou recombinadas para dar continuidade ao programa de seleção recorrente.
Palavras-chave: Seleção Recorrente, Feijoeiro Comum, Embrapa.