63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
GESTÃO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA
Rita de Cássia Dantas de Oliveira 1
Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas 2
1. Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Profª. Dra./Orientadora - Departamento de Educação/CERES/UFRN
INTRODUÇÃO:
Gestão da educação contemporânea: um olhar sobre a realidade da escola pública é uma pesquisa que contempla compreender o contexto da gestão escolar pública na contemporaneidade e como os professores lidam com o ensino e a aprendizagem a partir do plano de gestão proposto. Com isso, objetivamos: analisar a dimensão pedagógica da escola identificando as suas demandas locais e relacionando-as com a sua função social; refletir sobre a construção do Projeto Pedagógico articulado a várias formas de planejamento do trabalho da escola; propor aspectos pedagógicos que possam colaborar com as decisões quando se tratar de tornar mais eficientes as situações de ensino e aprendizagem. Para tanto, voltamos nosso olhar para duas realidades escolares: uma localizada na cidade de Caicó/ RN e outra localizada na cidade de Serra Negra do Norte/RN nos favorecendo perceber como é a realidade educativa das duas instituições de ensino, especialmente no âmbito da gestão escolar.
METODOLOGIA:
Optamos metodologicamente pela Pesquisa Qualitativa, destinada à investigação direta ou imediata do ambiente escolar, visto ser imprescindível à pesquisa uma relação mais direta com o espaço investigado. Propomo-nos a trabalhar com tipos de discursos: os discursos verbais oriundos das entrevistas semi-estruturadas e os documentos oficiais como o Projeto Político Pedagógico. No primeiro momento nosso olhar direcionou-se a uma escola do município de Caicó/RN, aqui identificada como escola 01, ambiente em que realizamos entrevista com o gestor e analisamos o seu Projeto Político Pedagógico. No segundo momento analisamos a gestão de uma escola no município de Serra Negra do Norte/RN, identificada como escola 02, onde aplicamos o mesmo instrumental de pesquisa da escola 01. Com essa dinâmica conseguimos enxergar, através desses discursos e das análises dos seus Projetos Políticos Pedagógicos, duas faces da gestão escolar levando-nos a refletir sobre as influências que solidificam o perfil da gestão da escola pública.
RESULTADOS:
Observamos que na escola 01 o gestor ocupou esse cargo através de eleição direta, enquanto que na escola 02 o gestor assumiu o cargo por indicação da Secretaria de Educação. Para Libâneo (2009) a gestão participativa é defensora de canais de participação da comunidade e meio assegurador a uma gestão democrática que leva em consideração o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomadas de decisões e no funcionamento da organização escolar. Entretanto, os discursos dos gestores entrevistados nos mostram que o gestor 01 apresenta uma postura incompatível com o que se espera de um representante escolhido democraticamente, pois sua visão de gestão educacional ainda prevalece a opacidade tomando decisões sem considerar a prática da escola. Já o gestor 02 mostrou-se consciente de sua função, explicitando características de uma gestão participativa ao destacar que seu papel naquele ambiente voltava-se para um trabalho em equipe, ouvindo, dialogando com todos os seguimentos demonstrando segurança ao discorrer sobre os aspectos da gestão escolar.
CONCLUSÃO:
Diante dos resultados destacamos alguns aspectos. A eleição direta para gestor não garante, sozinha, um perfil de gestão democrática, observado no perfil do gestor da escola 01. É preciso que o gestor possua um conjunto de saberes pedagógicos aliados a cultura da escola que promovam uma gestão consciente e democrática. Na escola 02, mesmo o gestor tendo ocupado o cargo por indicação política demonstrou os referidos saberes pedagógicos acima citados, também considera a participação de todos os atores da escola, o cuidado com a formação dos educadores, com o ensino e com a aprendizagem. Preocupa-se ainda com o envolvimento da família no cotidiano escolar. Para Libâneo (2009), a escola tendo a função social de mediar influencia significativamente na formação da personalidade humana. Por essa razão são imprescindíveis os objetivos políticos e pedagógicos. Para tanto, o gestor como líder e orientador das discussões e responsável pela vida da escola precisa ser capaz de mobilizar os seus co-partícipes e promover mudanças significativas imbuído desse perfil político-pedagógico.
Palavras-chave: Gestão da educação, Escola pública, Função social da escola.