63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 2. Imunologia Celular
Avaliação da Expressão de Interleucina-10 nas lesões de pacientes com Leishmaniose Tegumentar Americana
Rodrigo Pereira de Almeida Rodrigues 1
Andréia de Souza Gonçalves 2
Aline Carvalho Batista 3
Miriam Leandro Dorta 4
Fátima Ribeiro Dias 5
Milton Adriano de Pelli Oliveira 6
1. Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública- UFG
2. Profa. Dra. -Faculdade de odontologia
3. Profa. Dra. -Faculdade de odontologia-UFG
4. Profa. Dra. -Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública- UFG
5. Profa. Dra./ Orientadora-Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública- UFG
6. Prof. Dr. -Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública- UFG
INTRODUÇÃO:
A Leishmaniose é uma antropozoonose que acomete a pele e/ou mucosas. A interleucina 10 (IL-10) é uma citocina antiinflamatória importante para o controle da inflamação, auxiliando na cura da lesão; mas é também uma citocina imunossupressora, podendo contribuir para a persistência dos parasitos. Avaliar a produção desta citocina na LTA pode indicar se há alterações nos mecanismos de controle ou da persistência dos parasitos, culminando na cura ou no desenvolvimento de lesões inflamatórias crônicas.
METODOLOGIA:
Obteve-se biopsias de 20 pacientes com Leishmaniose Tegumentar Americana ( 10 pacientes com leishmaniose cutânea e 10 com leishmaniose mucosa) Os fragmentos foram incluídos em parafina, cortados e depois submetidos a Técnica de imunohistoquímica, utilizando-se anticorpo policlonal de coelho anti-IL10. As lâminas foram analisadas ao microscópio óptico e obtiveram-se escores quanto a positividade para IL-10 em cada lâmina processada; em cada lâmina dez campos foram analisados.Também foi avaliado o número de células gigantes multinucleadas presentes nos 10 campos. Os dados representam os valores individuais e as medianas, tendo sido avaliados por teste Mann Whitney. O nível de significância foi estabelecido em p < 0,05. As análises foram realizadas utilizando o GraphPad Prism 5.0 Software Inc. (San Diego, EUA)
RESULTADOS:
A expressão de IL-10 está aumentada no infiltrado de células mononucleares de lesões de leishmaniose mucosa. A expressão de IL-10 está aumentada no epitélio de lesões de pacientes com leishmaniose mucosa. Não houve diferenças significantes comparando o número de células gigantes detectadas em LC e LM, nem quanto à positividade destas células para IL-10
CONCLUSÃO:
Foi detectada uma maior expressão de IL-10 nas lesões ativas de pacientes com LM do que naqueles com LC, tanto no infiltrado inflamatório, incluindo a presença de células gigantes multinucleadas, quanto no epitélio. Os resultados sugerem a participação da IL-10 na persistência da infecção na LM.
Palavras-chave: Leishmaniose, Interleucina-10, imunohistoquimica.