63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS INTERATIVOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Ascendino Santos Souza 1
1. Graduando em Geografia Licenciatura na Universidade Federal do Sergipe– UFS
INTRODUÇÃO:
A escola parece ser um organismo impenetrável às transformações resultantes do avanço científico e tecnológico. Prossegue-se dando aulas como se fazia há décadas, seguindo modelos que basicamente não se atualizam face à evolução do conhecimento humano. A incorporação de novas tecnologias contemporâneas de informação e comunicação na escola é uma resposta às novas demandas sociais advindas com a emergência da chamada Sociedade da Informação. A escola ao continuar estar à margem do processo de desenvolvimento tecnológico, no papel formativo que lhe é exigido, torna a sua contribuição insuficiente na inserção dos alunos numa sociedade altamente competitiva e complexa.
METODOLOGIA:
Demonstrar de forma sucinta a interatividade com que os mapas interativos quer alcançar em sala de aula, ajudando em abordagens como meio ambiente, a economia, política, o cultural e entre outros assuntos que permeiam a Geografia.
RESULTADOS:
Os resultados evidenciam que a rede escolar sofre impactos tecnológicos, que se traduz numa melhoria significativa em quantidade e aprendizado do alunado, mas que a existência de equipamentos não é suficiente para uma efetiva utilização pelos professores quer seja na utilização para preparação de aulas quer seja na sala de aulas com os alunos. A formação para a utilização desta tecnologia é de primordial importância que se apresenta como uma das principais preocupações dos professores e a sua falta um dos principais obstáculos à utilização de inovações pedagógicas ou introdução de uma nova tecnologia no que se refere aos dias atuais.
CONCLUSÃO:
Diante do atual contexto de mudanças, as formas de educação, normalmente concentradas no modelo da escola tradicional, precisam ser repensadas, reinventadas, pluralizadas, não bastando a simples inserção das tecnologias na escola, pois isso pode representar a manutenção e fortalecimento de práticas pedagógicas instrumentais e diretivas. Os avanços parecem ter acontecido apenas nos discursos oficiais não culminando em resultados plausíveis, convincentes ou em aperfeiçoamento em suas bases, ou seja, as próprias escolas.
Palavras-chave: Ensino de Geografia,, novas tecnologias e, interatividade..