63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
MELHORAMENTO DE CAPSICUM NA EMBRAPA: PRODUÇÃO DE SEMENTES DE Capsicum chinense DO GRUPO HABANERO
Karina Roberta Reis de Souza 1
Micheline do Amaral Dias 1,2
Arlysson Barros Ulhoa 1,3
Francisco José Becker Reifschneider 1
1. Bolsista da Embrapa Hortaliças
2. Estagiária do Instituto Federal Goiano Campus Ceres – IFET
3. Aluno de pós-graduação genética e melhoramento - UENF
4. Pesquisador/ Orientandor - Embrapa; Bolsista CNPq
INTRODUÇÃO:
As pimentas da espécie Capsicum chinense são normalmente altamente picantes, sendo a mais brasileira das espécies domesticadas de Capsicum. Nos últimos anos surgiu interesse especial no grupo Habanero apesar de ser pouco cultivado no Brasil. O Banco Ativo de Germoplasma de Capsicum, da Embrapa Hortaliças, possui diversos acessos desse grupo. Vinte e três acessos de Habanero disponíveis no Banco foram plantados e caracterizados morfologicamente (IPGRI). Após a caracterização foram selecionados quatro materiais promissores, que apresentaram uma maior produtividade, para avaliação pré-comercial desses materiais, foram instalados quatro campos isolados para a produção de sementes O.P. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a produção de sementes dos quatro materiais selecionados de Habanero no período de chuva, época não indicada para o plantio desse grupo de pimenta.
METODOLOGIA:
Os genótipos utilizados para a avaliação de produção e da qualidade das sementes foram CNPH 15.179, CNPH 15.185, CNPH 15.192, CNPH 15.193. Foram coletadas quatro amostras com 25 frutos cada e os parâmetros utilizados para avaliação foram: quantidade e peso dos frutos, pesagem e número de sementes de cada amostra e germinação com quatro repetições de 50 sementes em caixas acrílicas do tipo gerbox, sobre duas folhas de papel de germinação mata borrão, previamente umedecidos com água destilada na proporção de 2,5 vezes o peso do papel seco. As sementes foram incubadas em germinador Eletrolab com alternância de temperatura de 20-30ºC de acordo com as RAS - Regras para Análise de Sementes (Brasil, 2009). As avaliações da porcentagem de protrusão da raiz primária foram realizadas no sétimo e no vigésimo primeiro dias após a semeadura. Os dados foram submetidos à análise de variância, sendo a comparação de médias efetuada pelo Teste de Tukey, a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
Em termos de produtividade de sementes por frutos os genótipos CNPH 15.179, CNPH 15.185 e CNPH 15.192 não diferiram estatisticamente entre si, apresentando 8.28 g, 8.44 g, 7.24 g respectivamente. Já o genótipo CNPH 15.193 produziu 4.73 g de sementes por frutos, resultado que pode ser explicado pela alta incidência de doenças no campo. O número de sementes de 25 frutos variou de 1254 a 1909. Quanto ao vigor das sementes, avaliado pela primeira contagem, o genótipo CNPH 15.192 apresentou um resultado bem superior, 32%, quando comparado com os outros genótipos, apresentando também o maior percentual de germinação, 89%, que, todavia não diferiu do CNPH 15.179 e CNPH 15.193. A produtividade (%sementes/fruto) de Capsicum está geralmente entre 1 e 3% (Freitas et. al., 2008), sendo que o CNPH 15.192 atingiu 2,57%.
CONCLUSÃO:
Foi possível produzir sementes de alta qualidade em uma época não recomendada para essa espécie. Houve uma grande variação de produtividade de sementes, um fator responsável por essa variação pode ter sido a alta incidência de ataques de microrganismos que ocorre com mais freqüência nessa época chuvosa, além da diferença entre os genótipos. A produtividade de sementes do genótipo mais produtivo, CNPH 15.192 atingiu 2,57% (peso sementes/peso fruto), o que é considerado um ótimo rendimento.
Palavras-chave: Germinação, Produtividade de sementes, Pimenta de cheiro.