63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A Educação Física Escolar nas páginas da Revista de Educação Física do Exército (1932-1939)
Eduardo Klein Carmona 1,2,3
Ester Liberato Pereira 1,3
Paulo Renato Vicari 1,2,3
Ronaldo Dreissig de Moraes 1,3
Vanessa Bellani Lyra Onzi 1,3
Janice Zarpellon Mazo 1,2,3,4
1. Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ESEF UFRGS
2. Programa de Educação Tutorial - PET
3. Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física - NEHME
4. Profa. Dra. / Orientadora - Depto. de Educação Física – UFRGS
INTRODUÇÃO:
A Educação Física enquanto disciplina escolar historicamente está atrelada às influências médica e militar. Sabe-se que os primeiros professores de Educação Física do Brasil foram majoritariamente militares e médicos. A prática desses professores, por sua vez, era diretamente vinculada aos métodos ginásticos e a calistenia (BRASIL, 2000; CAMPOS, 2000). O presente estudo tem como objetivo identificar os conceitos e as dimensões educacionais da Educação Física nas reportagens da Revista de Educação Física do Exército. Tal Revista trata-se de um periódico de circulação nacional, cujo primeiro número foi publicado no ano de 1932, pelo Exército Brasileiro, privilegiando a abordagem de diversas temáticas relacionadas à Educação Física brasileira. Dentre a gama de conteúdos apresentados pela referida Revista, este estudo trará atenção especial aos espaços em que as temáticas sobre a Educação Física aparecem como foco principal de informação, fazendo-se circular, em cenário nacional, concepções e ideias que a sustentavam e a justificavam de forma particular.
METODOLOGIA:
Este estudo é caracterizado como uma pesquisa histórico-documental que se propõe a analisar os números emitidos durante os sete primeiros anos de circulação da Revista, momento em que precedeu a uma pausa em sua editoração durante todo o ano de 1940, retornando com sua próxima edição apenas em setembro de 1941 sem apresentar explicações dos motivos que levaram a esta lacuna em sua publicação. Tais fontes históricas encontram-se disponíveis no formato impresso, obras presentes no acervo histórico da biblioteca Edgar Sperb da Escola de Educação Física da UFRGS, e também, em meio digital. Foram coletadas as informações de interesse e que trouxeram possibilidades de aproximação ao objetivo deste estudo. Essas informações foram submetidas à análise documental de acordo com Bardin (2000), considerando o contexto social do período demarcado do estudo. Para entendermos como a Educação Física escolar era compreendida na época buscou-se artigos e livros que a abordam e a contextualizam através da perspectiva histórica e cultural.
RESULTADOS:
No decorrer destes sete primeiros anos foram publicadas quarenta e sete edições antes de haver uma pausa, até o momento inexplicável em sua editoração. De acordo com as edições consultadas para a realização deste estudo, nota-se que a Revista de Educação Física do Exército durante o período de 1932 a 1939 dedicou alguns artigos a temática da Educação Física escolar, demonstrando visões diferentes das que pressupomos ser a dos militares, como, por exemplo, a rigidez. A Revista de Educação Física do Exército era o único periódico nacional que possuía como temática a Educação Física. Com a criação das primeiras Escolas de formação de professores de Educação Física na década de 1930, a organização militar tinha muito interesse em qualificar o ensino já existente, por isso, em vários números da Revista é trazido à seção “Lição de Educação Física” que se propunha a apresentar planos de aulas detalhados para serem aplicados nas aulas de Educação Física em todo território nacional. Em grande parte das edições, também são encontradas reportagens que tinham o intuito de exaltar as práticas de educação física dentro de instituições de ensino, mostrando imagens de crianças e jovens fazendo aulas de ginástica e realizando exercícios calistênicos.
CONCLUSÃO:
Por muito tempo a Revista de Educação Física do Exército foi o único periódico brasileiro que possuía como temática e foco de estudo a Educação Física, sendo organizada e editada pelos militares que historicamente possuem vínculos íntimos e estreitos com a prática de exercícios físicos e de esportes, ou seja, alguns dos objetos de estudo da Educação Física. Destaca-se que a Revista foi um importante veículo de informação sobre a área, pois sua circulação abrangia grande parte do território nacional e assim servia de suporte para a formação pedagógica de professores de Educação Física. Além de ser um importante instrumento para a prática profissional desses professores. É inegável que as contribuições históricas dos militares e suas organizações foram e continuam sendo de grande importância para a formação do campo da Educação Física, a Revista foi então um dos principais recursos para esta difusão da área.
Palavras-chave: Educação Física, História, Militares.