63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes |
A Educação Física Escolar nas páginas da Revista de Educação Física do Exército (1932-1939) |
Eduardo Klein Carmona 1,2,3 Ester Liberato Pereira 1,3 Paulo Renato Vicari 1,2,3 Ronaldo Dreissig de Moraes 1,3 Vanessa Bellani Lyra Onzi 1,3 Janice Zarpellon Mazo 1,2,3,4 |
1. Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ESEF UFRGS 2. Programa de Educação Tutorial - PET 3. Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física - NEHME 4. Profa. Dra. / Orientadora - Depto. de Educação Física – UFRGS |
INTRODUÇÃO: |
A Educação Física enquanto disciplina escolar historicamente está atrelada às influências médica e militar. Sabe-se que os primeiros professores de Educação Física do Brasil foram majoritariamente militares e médicos. A prática desses professores, por sua vez, era diretamente vinculada aos métodos ginásticos e a calistenia (BRASIL, 2000; CAMPOS, 2000). O presente estudo tem como objetivo identificar os conceitos e as dimensões educacionais da Educação Física nas reportagens da Revista de Educação Física do Exército. Tal Revista trata-se de um periódico de circulação nacional, cujo primeiro número foi publicado no ano de 1932, pelo Exército Brasileiro, privilegiando a abordagem de diversas temáticas relacionadas à Educação Física brasileira. Dentre a gama de conteúdos apresentados pela referida Revista, este estudo trará atenção especial aos espaços em que as temáticas sobre a Educação Física aparecem como foco principal de informação, fazendo-se circular, em cenário nacional, concepções e ideias que a sustentavam e a justificavam de forma particular. |
METODOLOGIA: |
Este estudo é caracterizado como uma pesquisa histórico-documental que se propõe a analisar os números emitidos durante os sete primeiros anos de circulação da Revista, momento em que precedeu a uma pausa em sua editoração durante todo o ano de 1940, retornando com sua próxima edição apenas em setembro de 1941 sem apresentar explicações dos motivos que levaram a esta lacuna em sua publicação. Tais fontes históricas encontram-se disponíveis no formato impresso, obras presentes no acervo histórico da biblioteca Edgar Sperb da Escola de Educação Física da UFRGS, e também, em meio digital. Foram coletadas as informações de interesse e que trouxeram possibilidades de aproximação ao objetivo deste estudo. Essas informações foram submetidas à análise documental de acordo com Bardin (2000), considerando o contexto social do período demarcado do estudo. Para entendermos como a Educação Física escolar era compreendida na época buscou-se artigos e livros que a abordam e a contextualizam através da perspectiva histórica e cultural. |
RESULTADOS: |
No decorrer destes sete primeiros anos foram publicadas quarenta e sete edições antes de haver uma pausa, até o momento inexplicável em sua editoração. De acordo com as edições consultadas para a realização deste estudo, nota-se que a Revista de Educação Física do Exército durante o período de 1932 a 1939 dedicou alguns artigos a temática da Educação Física escolar, demonstrando visões diferentes das que pressupomos ser a dos militares, como, por exemplo, a rigidez. A Revista de Educação Física do Exército era o único periódico nacional que possuía como temática a Educação Física. Com a criação das primeiras Escolas de formação de professores de Educação Física na década de 1930, a organização militar tinha muito interesse em qualificar o ensino já existente, por isso, em vários números da Revista é trazido à seção “Lição de Educação Física” que se propunha a apresentar planos de aulas detalhados para serem aplicados nas aulas de Educação Física em todo território nacional. Em grande parte das edições, também são encontradas reportagens que tinham o intuito de exaltar as práticas de educação física dentro de instituições de ensino, mostrando imagens de crianças e jovens fazendo aulas de ginástica e realizando exercícios calistênicos. |
CONCLUSÃO: |
Por muito tempo a Revista de Educação Física do Exército foi o único periódico brasileiro que possuía como temática e foco de estudo a Educação Física, sendo organizada e editada pelos militares que historicamente possuem vínculos íntimos e estreitos com a prática de exercícios físicos e de esportes, ou seja, alguns dos objetos de estudo da Educação Física. Destaca-se que a Revista foi um importante veículo de informação sobre a área, pois sua circulação abrangia grande parte do território nacional e assim servia de suporte para a formação pedagógica de professores de Educação Física. Além de ser um importante instrumento para a prática profissional desses professores. É inegável que as contribuições históricas dos militares e suas organizações foram e continuam sendo de grande importância para a formação do campo da Educação Física, a Revista foi então um dos principais recursos para esta difusão da área. |
Palavras-chave: Educação Física, História, Militares. |