63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS – ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ITABUNA – BA
Jeremias Barreto Souza 1
Marlúcia Mendes da Rocha 2
1. Depto. de Letras e Artes, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Letras e Artes - UESC
INTRODUÇÃO:
O homem é um ser social, e a comunicação sempre foi um dos vetores de sua sociabilidade. Após a criação da pintura, surge o cinema, o vídeo, a TV, combinações exatas entre sons e imagens que propiciam possibilidades de efeitos ilusórios fascinantes.
Entretanto, mesmo com tantos avanços no modo de se transmitir mensagens, o sistema de educação brasileiro ainda parece não estar adaptado às novas formas de produção e linguagem, mantendo ainda preocupação preponderante com a linguagem oral e escrita.
Já existem vários educadores que apontam a utilização da linguagem audiovisual em sala de aula como forma de dinamizar a dialética do ensino/aprendizado, além de fortalecer a capacidade crítica dos alunos, mediante ao constante bombardeio de informações recebidas, a todo instante, pelos meios de comunicação de massa. Com base nestas argumentações, averiguou-se como estava funcionando a utilização da linguagem audiovisual nas escolas, tomando como lócus o Colégio Estadual Amélia Amado e o Colégio Estadual da Polícia Militar, ambos já considerados instituições de grande porte. Desenvolver argumentos que fomentem a importância do audiovisual na escola, descobrir as deficiências existentes e apontar soluções, foi, de fato, o objetivo crucial de todo trabalho.
METODOLOGIA:
O trabalho iniciou como sendo de revisão bibliográfica, onde foram levantados os questionamentos referentes à problemática em questão. Em seguida, foi realizada pesquisa de campo para identificação dos elementos e aparatos técnicos disponíveis nas escolas, além da utilização de técnica de aplicação de questionário sobre o corpo docente da instituição de ensino, a fim de saber como estava funcionando a utilização dos meios de comunicação audiovisual.
Houve momentos de discussão sobre a temática da comunicação na educação de modo assistemático com alguns docentes e discentes, além da observação de exibição de vídeo em sala de aula, para averiguar como se comportavam os alunos e quais exigências eram feitas pelos seus professores.
Nas visitas às escolas, foram tiradas fotografias que comprovam a existência de suportes técnicos e elementos de comunicação audiovisual. Os pressupostos teóricos que serviram de base para a reflexão, aqui proposta, são autores que tratam da complexidade da educação e da comunicação e que contemplam o interesse pelo gênero da linguagem audiovisual como Paulo Freire (1987), José Moran (1995), Ismar Soares (2006), entre outros.
RESULTADOS:
Nesta pesquisa, procurou-se esclarecer a importância de se estudar a comunicação audiovisual nas escolas, além de mostrar como o município de Itabuna se depara diante esta situação. Após as visitas técnicas, percebeu-se que mais de 80% dos educadores acreditam na eficácia dos meios audiovisuais e apontam, também, que mais de 55% dos alunos se identificam com esse tipo de linguagem, entretanto apenas 40% dos docentes afirmam utilizá-los com frequência. De acordo com as avaliações feitas nas visitas técnicas e após a compilação de dados dos questionários respondidos, averiguou-se que muitos são os fatores que impedem o avanço do audiovisual nas escolas, sendo as respostas mais comuns voltadas para questões políticas, onde há falta de incentivo e interesse na melhoria da qualidade do ensino. Por outro lado, observou-se que 25% dos professores não possuem domínio técnico sobre os meios e que 40% não possuem o adequado entendimento acerca da linguagem audiovisual. Sabe-se que o início deste século vivencia uma hegemonia audiovisual, e justamente pelo perigo alienante que os mass media representam, é extremamente necessário mais atenção e preparo dos docentes acerca desta temática.
CONCLUSÃO:
Os resultados encontrados nos colégios em questão servem não só de alerta para a conscientização da necessidade de incorporação de uma nova visão de práticas e métodos, como aponta para uma urgente política de capacitação e especialização dos docentes para trabalhar com as novas linguagens. Urge capacitar receptores para organizar seu pensamento visual. Desenvolver habilidades visando ao domínio do letramento crítico, na junção Linguagens e Tecnologias; é de suma importância que os elementos construtores das produções audiovisuais sejam debatidos e apreendidos pelos profissionais da educação. Compreender como são combinadas as imagens, a sonoridade e a linguagem falada e escrita em um único veículo de produção artística é o ponto de partida. A partir da disposição, classificação e correlação destes elementos poderemos justificar e orientar seu objetivo didático. É mister capacitar para explorar as possibilidades cognitivas das imagens fixas e animadas que vão do cinema documentário ao cinema de ficção, passando pelo vídeo-arte e produtos da ficção seriada da teledramaturgia. Tal aprendizado configura-se indispensável para dialogar com a realidade presente.
Palavras-chave: Educomunicação, Vídeo, Escola.