63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
O ESPAÇO DE LAZER DA PONTE METÁLICA: ESPAÇO PÚBLICO E PRIVADO EM FORTALEZA-CE
Juliane Alves Moreira 1
Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano 2
1. Curso de Geografia - UECE
2. Prof. Dra./ Orientadora - Curso de Geografia - UECE
INTRODUÇÃO:
O trabalho analisa a Ponte Metálica como espaço público e privado na cidade de Fortaleza, no entorno dos bairros Praia de Iracema e Poço da Draga. Na pesquisa evidencia-se a orla marítima de Fortaleza e seu significado turístico. Investiga-se os grupos que se apropriam desse espaço para trabalhar e como se dá a apropriação. A Ponte Metálica foi privatizada com ocupação de boxes para venda de artigos artesanais, sorveteria, restaurantes, lojinhas de roupas. Alguns profissionais informais, tais como pipoqueiros, palhaços, pintores, vendedoras de rosas dentre outros ali oferecem produtos e serviços e atratividade àqueles que possuem poder aquisitivo.
METODOLOGIA:
O método utilizado para se entender o processo de ocupação espacial do objeto de estudo, consiste em levantamento de dados e reflexões sobre as relações que ali ocorrem. Adota-se metodologia crítica do espaço turístico, e do lazer, do consumo e da forma como se dá a ocupação indevida da ponte. Para coleta de dados foram aplicados formulários na pesquisa de campo com pessoas que estavam na Ponte Metálica e em seu entorno.
RESULTADOS:
Foram realizados registros fotográficos. Relaciona-se nesse estudo características geográficas e sociais à ocupação do espaço pela atividade do lazer e do turismo.
CONCLUSÃO:
Verifica-se ainda que turistas de vários países e de vários estados do Brasil visitam aquele local, fazendo valer a globalização que aproxima povos e cultura. Muitos fortalezenses, em sua maioria jovens, mesmo que não sejam para consumir as mercadorias expostas, se apropriam daquele espaço para atividades culturais, aulas campais, e apreciação da paisagem do por do sol e do grupo de golfinhos.
Palavras-chave: Espaço, Lazer, Consumo.