63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
LENDAS E MITOS: NARRATIVAS QUE ENCANTAM |
Jane Ferreira Senra e Silva 1,2 Beleni Salete Grando 1,2 Lucinaira Maria Cristo 1 |
1. Profa. Mestranda - Educação 2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Educação Fisica - UNEMAT 3. Profa. Especialista |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho busca compreender como as lendas e mitos contribuem para uma prática significativa no espaço da Educação Infantil da Escola Municipal “Brincando e Aprendendo” do município de Cáceres-MT. A criança enquanto ser histórico e pertencente a um contexto sociocultural produz cultura a partir das relações sociais estabelecidas no meio em que vive, sendo assim podemos perceber que o conceito de cultura que segundo Geertz são teias de relações tecidas pelo homem, são também formas de aprendizagem constante e dinâmica. Nesse sentido, pode-se dizer que através das relações vivenciadas pela criança no meio em que está inserida ela adquire valores, hábitos e padrões podendo ser estes positivos ou negativos de acordo com o meio social em que ela esta exposta. Por isso a escola se constitui em um espaço privilegiado, por ter presente a heterogeneidade que reúnem no mesmo ambiente diversidade cultural dentre outras. Portanto um lugar de novas descobertas, sendo as lendas e os mitos importantes para a promoção dessas descobertas que envolvem sentimentos, valores e costumes. Caracterizando essa temática como uma forma de estimular o encantamento que torna o cotidiano da criança uma fonte fecunda para a mistura entre fantasia e realidade desenvolvendo o imaginário infantil. |
METODOLOGIA: |
O caminho metodológico percorrido para o desenvolvimento dessa pesquisa versa sobre: fontes bibliográficas que pautaram-se nas teorias Wallonianas que compreende a criança como ser integral, não sendo possível separar emoção e razão, também foi feita observação em lócus, diário de campo, e análise das lendas mais conhecidas da região e apresentadas às crianças de 04 anos matriculadas na Educação Infantil da Escola Municipal “Brincando e Aprendendo” do município de Cáceres-MT. |
RESULTADOS: |
O trabalho nas escolas com os mitos e as lendas é apenas um meio para a criança desenvolver seu próprio ponto de vista. Para isso é fundamental a interação entre escola, sociedade e os conhecimentos que o educando traz consigo. Nessa perspectiva é que embasamos nossas discussões na teoria walloniana, pois segundo Wallon, o processo de conhecimento se situa na vida cultural e social como terreno de construção da vida intelectual e emocional. Wallon tem a idéia da pessoa inteira que tem manifestações da inteligência, tanto da razão quanto da emoção. A partir da idéia da pessoa integral defendida por Wallon é que buscamos através do trabalho com as crianças demonstrar a importância de se chegar ao conhecimento racional usando como percurso a emoção. Os estudos sobre as lendas, partindo de como estes saberes podem contribuir com o desenvolvimento das crianças, fundamentou a compreensão da criança como totalidade. |
CONCLUSÃO: |
Com essa pesquisa foi possível repensar as práticas pedagógicas trabalhadas junto as crianças, procurando demonstrar que as lendas e mitos agregam religiosidade valores hábitos e que através dessa temática podem-se estabelecer sentidos aos saberes de um grupo, possibilitando o reconhecimento da tradição que fortalece a história e a identidade por meio das relações humanas onde a elaboração e reelaboração das práticas são sempre revitalizadas contribuindo para melhorar a auto estima dos sujeitos envolvidos. Com isso podemos concluir que quando associamos educação escolar aos conhecimentos do cotidiano infantil poderemos aliar razão e emoção, sendo que o resultado será sempre satisfatório. |
Palavras-chave: Educação Infantil, Lendas, Mitos. |