63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural |
ANÁLISE DO CURRÍCULO DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO- SABERES DA TERRA |
Sara de Freitas Faccio 01 Celia Aparecida Bettiol 02 |
1. Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) 2. Professora Msc. Orientadora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
INTRODUÇÃO: |
O programa Projovem Campo- Saberes da Terra implantado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) tem como público beneficiário jovens agricultores entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever, mas não concluíram o Ensino Fundamental e ainda residem no campo. O programa, além de proporcionar a educação básica aos beneficiários, tem como objetivo a qualificação profissional dos mesmos. Um dos seus princípios é promover a articulação dos diferentes saberes nas atividades propostas, buscando dar visibilidade e voz às realidades desses agricultores a partir da integração do currículo. O trabalho apresentado teve como objeto de estudo esse currículo, tendo como objetivo analisar o modo como o mesmo articula os saberes do conhecimento científico com os saberes populares no Programa Projovem Campo Saberes da Terra. No Estado do Amazonas esse projeto é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) como executora e pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) como formadora dos professores que atuam no referido programa. Assim, o estudo fornecerá às instituições envolvidas material para reflexão dessa práxis no programa, possibilitando o fortalecimento da educação do campo, ainda iniciante no estado. |
METODOLOGIA: |
Para realizar esse trabalho adotou-se a abordagem qualitativa e utilizou-se a pesquisa documental - que se deu por meio dos materiais do Programa (cadernos pedagógicos, Projeto Político Pedagógico e outras produções). Na primeira fase da investigação guiamo-nos pelas seguintes questões: Qual o currículo proposto pelo Programa Projovem Campo - Saberes da Terra? Como esse currículo articula os saberes escolares e os dos agricultores? Numa segunda fase foram analisados os planos de formação elaborados pelos professores guiados pela questão norteadora: Como o currículo proposto trabalha a realidade do campo em seus conteúdos?. Após a análise do material, organizamos um texto sobre cada etapa contendo os resultados encontrados. Utilizamos também a Pesquisa bibliográfica que abrangeu as publicações de livros e artigos que tratam de Currículo e Educação do Campo. Após a catalogação e leitura do material, fizemos fichamento dos mesmos e ao final do estudo de cada eixo temático do currículo, foi produzido um texto em forma de relatório ou artigo. |
RESULTADOS: |
O Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra tem como objetivo a formação integral do jovem agricultor e busca atender a formação geral aliada à qualificação profissional. O currículo proposto orienta-se pela relação constante entre a realidade do educando com os conteúdos propostos. A organização curricular tem como base as interações dos sujeitos com a comunidade, o currículo tem como referência a formação humana em primeiro lugar reconhecendo a identidade do trabalhador do campo. Com isso, o currículo tem como eixo articulador a agricultura familiar e a sustentabilidade valorizando os saberes produzidos no campo e os saberes científicos que podem ser aí aplicados. Nesta perspectiva a organização curricular do programa está divida pelos seguintes eixos temáticos: Agricultura familiar, identidade, etnia, cultura, Gênero e Geração; Desenvolvendo sustentável e solidário com Enfoque territorial; Sistemas de produção e processos de trabalho no campo; Economia Solidária e Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas. Os planos de formação dos professores partem de uma atividade produtiva vivenciada pelos alunos e se organiza de forma transdisciplinar com os saberes escolares das diferentes áreas do conhecimento através da pedagogia da alternância. |
CONCLUSÃO: |
Ao término da pesquisa foi possível perceber que a organização do currículo segue o pensamento freiriano ao integrar os saberes escolares com os saberes de vivência dos educandos. Constatou-se também que esses saberes são vivenciados no trabalho pedagógico por meio de diversas atividades que são realizadas de forma pluridisciplinar. Através da análise do planejamento dos professores pode-se afirmar que essas atividades embasam a formação integral desses jovens e adultos agricultores; objetivo que está proposto como ponto central do currículo. Outro fator a ressaltar é que o planejamento contempla diferenças das comunidades onde o projeto se realiza, trabalhando ocupações diferentes no arco ocupacional da agricultura familiar. |
Palavras-chave: Currículo, ProJovem, educação do campo. |