63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
ANÁLISE DO CURRÍCULO DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO- SABERES DA TERRA
Sara de Freitas Faccio 01
Celia Aparecida Bettiol 02
1. Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
2. Professora Msc. Orientadora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
INTRODUÇÃO:
O programa Projovem Campo- Saberes da Terra implantado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) tem como público beneficiário jovens agricultores entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever, mas não concluíram o Ensino Fundamental e ainda residem no campo. O programa, além de proporcionar a educação básica aos beneficiários, tem como objetivo a qualificação profissional dos mesmos. Um dos seus princípios é promover a articulação dos diferentes saberes nas atividades propostas, buscando dar visibilidade e voz às realidades desses agricultores a partir da integração do currículo. O trabalho apresentado teve como objeto de estudo esse currículo, tendo como objetivo analisar o modo como o mesmo articula os saberes do conhecimento científico com os saberes populares no Programa Projovem Campo Saberes da Terra. No Estado do Amazonas esse projeto é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) como executora e pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) como formadora dos professores que atuam no referido programa. Assim, o estudo fornecerá às instituições envolvidas material para reflexão dessa práxis no programa, possibilitando o fortalecimento da educação do campo, ainda iniciante no estado.
METODOLOGIA:
Para realizar esse trabalho adotou-se a abordagem qualitativa e utilizou-se a pesquisa documental - que se deu por meio dos materiais do Programa (cadernos pedagógicos, Projeto Político Pedagógico e outras produções). Na primeira fase da investigação guiamo-nos pelas seguintes questões: Qual o currículo proposto pelo Programa Projovem Campo - Saberes da Terra? Como esse currículo articula os saberes escolares e os dos agricultores? Numa segunda fase foram analisados os planos de formação elaborados pelos professores guiados pela questão norteadora: Como o currículo proposto trabalha a realidade do campo em seus conteúdos?. Após a análise do material, organizamos um texto sobre cada etapa contendo os resultados encontrados. Utilizamos também a Pesquisa bibliográfica que abrangeu as publicações de livros e artigos que tratam de Currículo e Educação do Campo. Após a catalogação e leitura do material, fizemos fichamento dos mesmos e ao final do estudo de cada eixo temático do currículo, foi produzido um texto em forma de relatório ou artigo.
RESULTADOS:
O Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra tem como objetivo a formação integral do jovem agricultor e busca atender a formação geral aliada à qualificação profissional. O currículo proposto orienta-se pela relação constante entre a realidade do educando com os conteúdos propostos. A organização curricular tem como base as interações dos sujeitos com a comunidade, o currículo tem como referência a formação humana em primeiro lugar reconhecendo a identidade do trabalhador do campo. Com isso, o currículo tem como eixo articulador a agricultura familiar e a sustentabilidade valorizando os saberes produzidos no campo e os saberes científicos que podem ser aí aplicados. Nesta perspectiva a organização curricular do programa está divida pelos seguintes eixos temáticos: Agricultura familiar, identidade, etnia, cultura, Gênero e Geração; Desenvolvendo sustentável e solidário com Enfoque territorial; Sistemas de produção e processos de trabalho no campo; Economia Solidária e Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas. Os planos de formação dos professores partem de uma atividade produtiva vivenciada pelos alunos e se organiza de forma transdisciplinar com os saberes escolares das diferentes áreas do conhecimento através da pedagogia da alternância.
CONCLUSÃO:
Ao término da pesquisa foi possível perceber que a organização do currículo segue o pensamento freiriano ao integrar os saberes escolares com os saberes de vivência dos educandos. Constatou-se também que esses saberes são vivenciados no trabalho pedagógico por meio de diversas atividades que são realizadas de forma pluridisciplinar. Através da análise do planejamento dos professores pode-se afirmar que essas atividades embasam a formação integral desses jovens e adultos agricultores; objetivo que está proposto como ponto central do currículo. Outro fator a ressaltar é que o planejamento contempla diferenças das comunidades onde o projeto se realiza, trabalhando ocupações diferentes no arco ocupacional da agricultura familiar.
Palavras-chave: Currículo, ProJovem, educação do campo.