63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
LINGUAGEM, LÓGICA E CIÊNCIA: a importância relacional da Linguagem e da Lógica na produção do conhecimento |
Raimundo Nonato Oliveira Furtado 1 Monica Maria Montenegro de Oliveira 1, 2 |
1. Instituto Federal da Paraíba - IFPB 2. Universidade Federal da Paraíba - UFPB/PROLING |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho resulta de estudo estabelecido em bases bibliográficas e de experiência docente/discente, em aulas do componente curricular Metodologia da Pesquisa Científica, realizado no Instituto Federal da Paraíba, Campus João Pessoa, em 2010. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada a partir de análises de materiais produzidos em atividades discentes, cuja função era promover a constituição de elementos que pudessem ser utilizados para a definição de um problema , enquanto escopo originador de um Projeto de Pesquisa, em três Cursos Superiores de Tecnologia e um Curso Técnico, durante o segundo semestre do período letivo de 2010. |
RESULTADOS: |
Os resultados obtidos tangenciaram para a identificação de um problema: a análise dos trabalhos dos estudantes, apresentaram dificuldades profundas em diferenciar a linguagem padronizada pelo Senso Comum e a linguagem padronizada pela Ciência. Observou-se a existência de uma ideia de que nas duas linguagens citadas aquela que possui validade plena e que pode ser utilizada em qualquer circunstância é a que é produzida pelo Senso Comum. A idealização de valores e identificações estabelecidas pela Lógica, enquanto Ciência, gera distanciamento e incompreensão no processo ensino-aprendizagem, na relação discente-docente-ciência. |
CONCLUSÃO: |
É, para um país que aposta forte no desenvolvimento científico como mola propulsora de seu futuro, imprescindível revisar, pela via educacional, o formato instituído como padrão de ensino, que está sendo efetivado nas nossas salas de aulas, que em nada estão diferindo da linguagem e compreensão do Senso Comum. |
Palavras-chave: Linguagem, Ciência, Conhecimento. |