63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A ATUAÇÃO EM PESQUISA DO PROFESSOR DA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NA UECE/FORTALEZA: PRIMEIRA APROXIMAÇÃO
Havenna Lima Madeira 1
Lidiane Sousa Lima 1
Isabel Maria Sabino de Farias 2
1. Depto de Ciências Humanas, Centro de Educação - UECE
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto de Ciências Humanas, Centro de Educação - UECE
INTRODUÇÃO:
O trabalho focaliza o docente universitário, mais precisamente aquele vinculado à graduação em Matemática. A reflexão, oriunda de resultados parciais de investigação mais ampla (A cultura docente face à formação para a pesquisa: a gestão dos saberes na docência universitária) apoiada pelo CNPq (Edital Universal 2008) e em andamento no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), objetiva analisar o perfil de atuação em pesquisa dos professores do curso de Matemática da Universidade Estadual do Ceará, campus de Fortaleza.
METODOLOGIA:
A análise, que tem suporte metodológico em estudo empírico qualitativo, centra-se em dados coletados a partir de informações públicas disponibilizadas pelo CNPq e no Plano de Ação Docente (PAD) dos professores deste curso referente ao semestre 2009.1, posteriormente confirmadas por sua respectiva coordenação. Tais dados foram aprofundados mediante a aplicação de questionário aos docentes.
RESULTADOS:
Constatou-se nesse semestre a presença de 22 professores, sendo 20 vinculados efetivamente a instituição e dois como substitutos. Desse total, apenas um professor participa de grupos de pesquisa cadastrado no CNPq na modalidade de pesquisador.
CONCLUSÃO:
Verificou-se, nessa primeira aproximação, a reduzida presença da pesquisa nas atividades desenvolvidas pelos professores universitários vinculados ao colegiado do Curso de Matemática na UECE, campus de Fortaleza. Tal tendência preocupa, considerando o papel da pesquisa na configuração identitária do docente nesta área numa perspectiva não meramente instrumental, conteudista.
Palavras-chave: Docência Universitária, Pesquisa, Matemática.