63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA CONSERVAVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO MÉDIO RIO AMAZONAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA PÉ-DE-PINCHA |
Aldeniza Cardoso de Lima 1 Rosilene Gomes da Silva Ferreira 1 Nelly Mara da Silva Vinhotte 2 Wagner de Deus Mateus 1 Camila de Araújo Couto 1 Alfredo Pontes 3 |
1. Departamento de Biologia, ICB, Universidade Federal do Amazonas/UFAM 2. Prefeitura Municipal de Manaus 3. Secretaria Municipal de Educação de Barreirinha/AM |
INTRODUÇÃO: |
A conservação dos recursos naturais é um tema bastante discutido na atualidade, no entanto ações desenvolvidas em vários programas excluem ações participativas de caráter socioeducativos, as quais dão consistência ao processo de conservação e uso sustentável dos recursos pelas populações locais. Tem-se que, pessoas sensibilizadas tornem-se agentes nos processos de mudanças. O Programa Pé-de-Pincha parte do princípio de que a natureza e o ser humano são inseparáveis, logo um pode beneficiar-se do outro mutuamente. A educação ambiental desenvolvida pelo Programa Pé-de-Pincha apoiou e promoveu a inserção da dimensão ambiental no âmbito das atividades do projeto, com foco na Conservação da Biodiversidade Amazônica, envolvendo estudantes, professores, comunitários, instituições e poder publico, através da realização de ações e da promoção de espaços temáticos, visando o uso sustentável dos recursos naturais, integrando os comunitários nas ações do projeto, desta forma gerando condições necessárias para um dialogo entre os saberes das populações ribeirinhas e o científico, permitindo o desenvolvimento de pesquisas e projetos sustentáveis com vistas ao alcance da melhoria da qualidade de vida. |
METODOLOGIA: |
A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa-ação com o método Participativo para Construção do Conhecimento estabelece passos prévios formais, mas os resultados dependerão das equipes e da interação entre os conhecimentos e saberes dos diversos sujeitos participantes. A pesquisa-ação refere-se a possibilidade da participação dos sujeitos, valorizando suas experiências sociais a ponto de tomá-las ponto de partida e chegada na produção de conhecimentos, referindo-se, portanto, a valorização do diálogo entre as pessoas e entre elas e o ambiente. É uma proposta que tem como objetivo produzir conhecimentos sobre a realidade a ser estudada e, ao mesmo tempo, realizar um processo educativo, participativo para o enfrentamento dessa mesma realidade. Para isso foi adotada a abordagem socioambiental, proporcionando ao individuo, a capacidade de analisar as múltiplas implicações ideológicas das questões ambientais, convertendo-os em agente ativo e consciente nas tomadas de decisões políticas. As atividades desenvolvidas foram dividas em: planejamento das ações mediante sondagens; realização de ações integradas (ensino e manejo); avaliação das atividades desenvolvidas, reorganização e comunicação. |
RESULTADOS: |
Dados da reunião de planejamento nos municípios de Barreirinha e Parintins/AM e Terra Santa e Oriximiná/PA indicaram muitos problemas ambientais, principalmente quanto o envolvimento dos agentes locais nas áreas de abrangência dos projetos de conservação. As informações cientificas ficaram somente com os pesquisadores, as atividades desenvolvidas foram apenas pontuais, sem preocupação de envolvimento direto dos agentes para troca de saberes. A combinação de pesquisa, educação e envolvimento comunitário constitui um modelo eficaz para a conservação dos recursos naturais. O programa desenvolveu 03 cursos de formação continuada em Educação Ambiental com a participação de 63 professores de Barreirinha, 50 de Parintins e 26 de Oriximiná, foram realizados 03 diagnósticos socioambiental, 02 cursos de formação de Cuidador de Idosos com 30 idosos, 01 curso de Artesanato e Terapia, 05 Treinamentos de campo com a participação de 10 idosos, 10 acadêmicos, 60 alunos e 56 professores, 03 gincanas EcoCulturais, Atividades de recreação com 180 alunos da educação infantil, 07 palestras com diversos temas solicitado pelos comunitários, oficinas e atividades com 18 professores de comunidade da Área Indígena Sateré-Mawé Andirá-Marau no Rio Andirá. |
CONCLUSÃO: |
A educação ambiental desenvolvida no programa proporcionou a integração dos comunitários com os agentes e as ações do programa, gerando um diálogo entre o conhecimento tradicional e o científico, permitindo o desenvolvimento de pesquisas e projetos sustentáveis com vistas ao alcance da melhoria da qualidade de vida. As ações estabelecidas potencializaram a eficiência das atividades coletivas, apoiando professores e comunitários quanto a importância de conservação dos recursos naturais e as consequências do processo de degradação do ambiente. A relevância do projeto esta na socialização entre conhecimento científico e saber tradicional, desta forma proporcionando um saber ambiental integrado para a melhoria da qualidade de vida dos grupos envolvidos. A proposta mostrou que os projetos de conservação devem desenvolver ações de educação ambiental nas suas diferentes etapas com intuito de estabelecer integração dos conhecimentos que contribuirá para a participação ativa da comunidade. |
Palavras-chave: Educação Ambiental, Conservação de recursos naturais, Programa Pé-de-Pincha. |