63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA : A VISÃO DOCENTE |
Francisca Franciely Veloso de Almeida 1 Evando Carlos Moreira 2 |
1. Professora da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá e Licenciada em Educação Física - FEF/UFMT 2. Professor Doutor - Departamento Teoria e Fundamentação FEF/UFMT |
INTRODUÇÃO: |
O Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura é o momento que representa ao futuro professor um dos primeiros contatos com a realidade escolar, aproximando-os do cotidiano da escola. O estudo justifica-se por considerar o Estágio Supervisionado como uma parte extremamente importante no processo de formação profissional, desde que essa etapa se configure como uma prática reflexiva. O referido estudo tem como objetivo verificar como professores de Estágio Supervisionado de um curso de Licenciatura em Educação Física planejam, organizam e desenvolvem a disciplina e quais as dificuldades encontradas na relação professor/ aluno/ escola durante esse processo. Com o intuito de atingir os objetivos estabelecidos realizamos um estudo qualitativo, elaboramos um referencial bibliográfico que aborda: a formação profissional, identificando elementos gerais e os conceitos básicos da Formação de Professores nos cursos de Licenciatura; a Formação Profissional nos cursos de Licenciatura em Educação Física, bem como reflexões e discussões sobre o percurso histórico da Formação de Professores na área; o Estágio Supervisionado, como elemento da Formação de Professores de Educação Física e suas especificidades. Após esse levantamento bibliográfico, realizamos uma pesquisa empírica. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa se caracteriza como descritiva com abordagem qualitativa. Para o estudo empírico adotamos como universo de pesquisa um curso de Licenciatura em Educação Física do Estado de Mato Grosso. Por sua vez, os sujeitos da pesquisa foram 6 professores das disciplinas de Estágio Supervisionado nos níveis da Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio do referido curso. O instrumento de pesquisa foi um questionário apresentando duas questões fechadas, três questões semi-abertas e três questões abertas, versando sobre os seguintes assuntos: planejamento das aulas; desenvolvimento dos Estágios; avaliação das atividades de Estágio; dificuldades encontradas durante o processo de planejamento; organização e desenvolvimento dos Estágios. Utilizamos como método de análise o sistema de codificação. Este agrupa palavras, frases, forma de comportamento, formas dos sujeitos pensarem e acontecimentos, que se repetem ou se destacam nas respostas dos indivíduos participantes da pesquisa. |
RESULTADOS: |
Com os resultados obtidos, observamos que quatro professores realizam um diagnóstico na escola para identificar necessidades e interesses dos alunos, em seguida elaboram o planejamento; um professor elabora o planejamento conjuntamente com os acadêmicos e um professor apenas auxilia na elaboração do planejamento feito pelos acadêmicos de acordo com a ementa proposta pelo curso. Quanto a forma como o planejamento é organizado, três professores responderam que este é elaborado na faculdade, dois responderam que apesar de ser elaborado na faculdade também é realizado como tarefa extra-classe e, por fim, um professor respondeu que o planejamento é elaborado exclusivamente como tarefa extra-classe. Em relação aos planos de aulas cinco professores atribuem notas aos mesmos quando apresentados pelos alunos e um professor não atribui notas aos planos. As formas avaliativas mais citadas foram: participação nas aulas; elaboração dos planos de aulas; entregas de relatórios. As dificuldades citadas para realização dos Estágios foram: desinteresse dos acadêmicos; falta de convênio com escolas, o que diminuiria a rotatividade dos locais para realização do mesmo; regulamento das escolas; faltas e atrasos dos acadêmicos; espaços inadequados para as aulas; dificuldades dos acadêmicos na elaboração e execução das aulas. |
CONCLUSÃO: |
Diante do exposto pelos professores verificamos que os planejamentos das aulas de Estágio Supervisionado são realizados identificando as necessidades e particularidades do âmbito escolar. Contudo, ressaltamos que essa valorização do conhecimento da realidade deve ser considerada no planejamento por todos os professores, para que os próprios acadêmicos valorizem esse planejamento. Por sua vez, a avaliação dos planos de aulas do Estágio precisa ser considerada de maneira mais pontual, objetiva e aprofundada, implicando em responsabilidades e compromissos com a Formação Profissional e não de maneira superficial, sem importância pedagógica. Compreendemos que o planejamento do Estágio no universo pesquisado precisa ser ampliado e ser elaborado com a participação mais ativa por parte dos professores da instituição formadora como também dos professores de Educação Física das escolas onde os Estágios ocorrem, devendo ser realizado após um diagnóstico da escola de aplicação, adequando-se ao Projeto Político Pedagógico da mesma. Por fim, constatamos que a relação entre professores e acadêmicos precisa ser aprimorada, através de momentos de discussões e reflexões do processo vivido no Estágio, como também apresentar mais clareza do processo avaliativo da disciplina. |
Palavras-chave: Formação de Professores, Licenciatura em Educação Física, Estágio Supervisionado. |