63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 6. Ciências da Religião e Teologia
O CONCEITO ‘DESENCANTAMENTO DO MUNDO’ NO PENSAMENTO DE MAX WEBER COMO CHAVE DE COMPREENSÃO DA INFLUÊNCIA DO PROTESTANTISMO NA FORMAÇÃO DA MODERNIDADE
Regis Augusto Domingues 1
Edson Pereira Lopes 2
1. UPM - Escola Superior de Teologia (IC)
2. Prof. Dr. - UPM - Escola Superior de Teologia - (Orientador)
INTRODUÇÃO:
O objetivo da presente pesquisa foi trabalhar a expressão ‘desencantamento do mundo’, Entzauberung der Welt em alemão, como um conceito chave no pensamento de Max Weber para o desenvolvimento de uma base hermenêutica na compreensão da gênese da modernidade e de seu desenvolvimento posterior. A pesquisa verifica, ainda, como esse conceito está intimamente ligado à constituição do protestantismo a partir da reforma protestante do século XVI. Mais do que um sintagma o 'desencantamento do mundo' apresenta-se no pensamento de Weber como um conceito que traduz o significado dos pilares que fundamentaram a formação da modernidade ocidental, quais sejam, a racionalização e a desmagificação da religiosidade. Para Weber o protestantismo é a racionalização religiosa levada às últimas consequências ao instituir uma religião sistemática, doutrinária e, principalmente, estimuladora de uma ascetismo ético intramundano. A partir desse conceito é possível compreender a modernidade, suas implicações e o indivíduo como agente e resultante dessa.
METODOLOGIA:
A pesquisa que deu forma ao presente trabalho adotou o método qualitativo numa abordagem bibliográfica, percorrendo a vasta orla da produção weberiana e de seus comentadores a partir da exploração de um conceito específico dentro desse arcabouço teórico, o 'desencantamento do mundo', dialogando com os fatos históricos e a realidade atual da modernidade no ocidente.
RESULTADOS:
A religião se desmagifica ao adotar a racionalidade extremada como meio de compreensão do sagrado. Isso ocorre quando a religião se desvencilha da magia e passa a sistematizar de forma intelectualizada sua cosmovisão relacional entre Deus e o mundo. Isso força o surgimento de um novo ethos religioso, no caso o protestantismo, pautado por um ascetismo ético originado da necessidade em dar significação ao cotidiano da vida social. Os sacramentos, sortilégios e promessas dão lugar à ética protestante como meio de significação da existência. Esse ‘desencantamento do mundo’ que desvela tanto o mundo natural quanto a condição existencial humana e crava de objetividade a realidade quotidiana, torna o mundo vazio de sentido. O homem civilizado que avança continuamente no conhecimento e na experiência fica repleto de coisas à sua volta, mas apropria-se muito pouco dessa realidade, o homem moderno é cansado da vida e não pleno dela. A intelectualização do religioso, a falta de um contato direto com o divino causado pelo esvaziamento dos símbolos e pelo domínio da objetividade científica gera um mundo sem significação, sem sentido, desencantado. A busca desse sentido no mundo pela eticização da vida é o que marca a formação da modernidade e de seu espírito, a cultura capitalista.
CONCLUSÃO:
A preocupação central da vida intelectual de Weber foi a compreensão da sociedade moderna, seu ‘espírito’ e o peculiar processo de racionalização que a gerou. Baseado no referencial teórico weberiano é possível concluir que o ‘desencantamento do mundo’ inspira no homem a sensação de domínio sobre tudo ao estabelecer o princípio de que não há poder externo, superior ou misterioso que possa interferir no curso da vida, oposto ao pensamento mágico de outrora. A conseqüência da superação da magia pela religião foi a perda de significação da vida quotidiana no mundo. O processo de racionalização onde a religião despoja a magia provocou outro movimento, a secularização, o despojar da religião pela ciência. Na racionalização a religião relegou a magia ao obscurantismo, na secularização a ciência deslocou a religião do cenário central da vida pública para o contexto marginal do seio privado da vida familiar. Com isso, a religião torna-se objeto de fórum íntimo e a ciência adquire o status de legitimação da verdade. Como a vocação da ciência não permite dar sentido ao mundo, o homem moderno vive num mundo sem significação. Com o entendimento da modernidade a partir do conceito de ‘desencantamento do mundo’ é possível pensar meios de resignificar a vida quotidiana no mundo.
Palavras-chave: racionalização, perda de sentido, modernidade.