63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante |
CARACTERÍSTICAS QUE DIFERENCIAM OS ALUNOS DOS CURSOS DE ELETROTÉCNICA, NAS MODALIDADES PROEJA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO, E SUA RELAÇÃO COM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO PROEJA, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO, IFPE – CAMPUS RECIFE |
Maria Auxiliadora da Silva 1,2 |
1. Prefeitura Municipal de Olinda 2. Prefeitura Municipal do Paulista |
INTRODUÇÃO: |
Ao longo das últimas décadas temos assistido cada vez mais ao fracasso das políticas educacionais. Questão que tem influenciado diretamente na vida das pessoas, uma vez que é, principalmente, através de uma educação de qualidade, que podemos criar possibilidades para transformar o nosso meio e intervir diretamente na sociedade. O fracasso das políticas educativas faz com que cada vez mais se criem programas educativos para superar essas dificuldades, porém vários fatores têm feito com que os alunos que participam desses programas não obtenham o sucesso desejado, de maneira que falta acompanhamento, para que os mesmos atinjam os objetivos esperados. O presente trabalho pretende identificar as características que diferenciam os alunos do curso de Eletrotécnica da modalidade PROEJA, dos alunos do mesmo curso, do Ensino Médio Integrado regular, bem como os fatores que influenciam na aprendizagem dos alunos da modalidade PROEJA, fazendo com que haja um déficit na aprendizagem. A realização deste estudo é de suma importância não só para professores e pessoas que trabalham com educação, mas principalmente para os setores do governo que trabalham com planejamento de políticas públicas para a educação, bem como para toda a sociedade. |
METODOLOGIA: |
O trabalho foi realizado a partir da observação de aulas, bem como da aplicação de questionários aos alunos das duas modalidades de ensino, além da realização de Entrevistas aos professores que ministram aulas tanto para os alunos do PROEJA, quanto para os alunos do Ensino Médio Regular. |
RESULTADOS: |
De acordo com a pesquisa realizada, 100% dos professores afirmaram que os alunos do PROEJA apresentam algumas características que os diferenciam dos alunos do ensino médio regular. Tais características repercutem diretamente no rendimento escolar dos mesmos, refletindo, consequentemente, na formação profissional. Para os Professores isso ocorre porque os mesmos trazem consigo um histórico de um ensino fundamental que não contribuiu muito, uma vez que a maioria veio da escola pública nem sempre de qualidade. Além disso, outros fatores preponderantes é que os alunos da modalidade PROEJA, na maioria das vezes, estão afastados da escola há algum tempo, ou seja, interromperam os estudos em idade própria, bem como o fato desses alunos conseguirem passar na seleção com qualquer nota diferente de zero, faz com que isso contribua para que os mesmos cheguem à escola com tanta dificuldade. Além disso, a maioria já exerce uma atividade profissional, tendo em vista que já são em grande parte pais e mães de famílias, isso faz com que os mesmos não disponham de muito tempo para estudar, fazendo com que isso reflita no ensino-aprendizagem desses indivíduos. |
CONCLUSÃO: |
Como podemos ver a partir do que foi exposto neste trabalho, o direito a uma educação de qualidade sempre foi negado ao longo dos anos a uma grande parcela da população brasileira. Podemos perceber isto com o resultado desta pesquisa, que realmente há uma dívida histórica para com esses indivíduos, dívida esta, que não depende só de cor nem de etnia, mas de classe social principalmente. O modelo de sociedade que temos baseado numa economia capitalista ainda não se dispôs a investir tanto em ações que contemplem de fato a educação com os investimentos necessários para garantir sua qualidade em todo território nacional. |
Palavras-chave: Ensino Profissionalizante, Ensino Médio Integrado, PROEJA. |