63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
MEIO AMBIENTE: RELATO DE DUAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A ABORDAGEM DO TEMA
Valéria Cristina da Costa 1
Flaviana Tavares Vieira 2
Maicon Douglas Gonçalves Reis 3
Thatiane Alves Calatrone 3
Thaiane Alves Calatrone 3
Camila Schaper Amorim 3
1. Profa. Dra., orientadora, ICTM, UFVJM - Campus do Mucuri
2. Profa. Dra., ICTM, UFVJM - Campus do Mucuri
3. UFVJM - Campus do Mucuri
INTRODUÇÃO:
O jogo, além de estar associado ao lazer, também pode ser usado no processo de ensino/aprendizagem, com o propósito de introduzir um conteúdo, revisar tópicos já discutidos ou avaliar a aprendizagem dos alunos em relação a um determinado assunto. Existem vários trabalhos na literatura relacionados ao sucesso do emprego de jogos na educação. Eles podem ser utilizados no ensino dos mais diversos conteúdos como, por exemplo, na Educação Ambiental, assunto tão importante que, de acordo com a Constituicao de 1988, deve estar presente em todos os níveis de ensino, já que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. A escola ainda é o melhor lugar para se trabalhar a relação homem-ambiente-sociedade e, de acordo com os PCNs, a principal função do trabalho com esse conteúdo é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade. Sendo assim, os objetivos desse trabalho foram preparar e utilizar um jogo referente ao tema Meio Ambiente durante um minicurso realizado na UFVJM – Campus do Mucuri, bem como realizar uma avaliação diagnóstica sobre o mesmo tema.
METODOLOGIA:
O jogo se baseia em outro conhecido como “Passa ou Repassa”. É constituído por 42 questões sobre temas como aquecimento global, fontes de energia, efeito estufa, etc. Essas questões foram organizadas numa apresentação de slides e cada número escolhido possuía um link para a pergunta. Também era possível selecionar a resposta do aluno e, clicando na mesma, saber se aquela era a opção correta ou não. Foram formadas duas equipes e cada uma escolhia um número e tinha um minuto para responder a questão. Se a resposta estivesse correta, a equipe ganhava 10 pontos. Caso a equipe não soubesse a resposta, poderia passar a questão para a outra equipe, que tinha duas opções, responder e ganhar 5 pontos, caso a resposta estivesse correta, ou repassar. Nesta última opção, a equipe que recebeu a questão de volta realizava uma prova que, se fosse devidamente cumprida, levava ao ganho de 5 pontos. Toda vez que uma equipe errava uma resposta perdia 5 pontos. Ganhava o jogo a equipe que fizesse maior número de pontos. Além do jogo, foi feita uma avaliação diagnóstica por meio de um questionário contendo 4 perguntas relacionadas a conceitos importantes sobre meio ambiente.
RESULTADOS:
Participaram desse minicurso 16 pessoas e todas avaliaram o jogo como uma atividade da qual gostaram muito. “Aprender brincando é uma excelente alternativa”. Como proposta de melhoria do jogo, um aluno sugeriu que a pontuação das questões fosse alterada de forma que a prova valesse menos pontos, para valorizar mais os conhecimentos dos participantes. Quanto à avaliação diagnóstica, 14 pessoas entendem o meio ambiente como conjunto de fatores naturais que envolvem um indivíduo, sem considerar os tão importantes fatores sociais e culturais. Em relação à sustentabilidade, dois participantes a entendem de forma correta, como o “uso de todos os recursos pensando nos outros e em quem virá”. Em 12 questionários, ações sustentáveis são destacadas, como “reciclagem, utilização de fezes de animais como adubo orgânico, camisas feitas de garrafas PET, etc”, embora não consigam definir com clareza o termo. Pode-se destacar ainda que 14 pessoas nunca ouviram falar em bioplástico e que somente 5 pessoas responderam de forma correta quando indagadas sobre o que é o efeito estufa. Para os demais, esse efeito é considerado como danoso ao planeta, o que pode estar relacionado com o fato de que a mídia sempre menciona apenas o aumento do efeito estufa, o que leva ao aquecimento global.
CONCLUSÃO:
De acordo com essa pesquisa, tal jogo pode ser um eficiente material didático a ser utilizado em Educação Ambiental e outros conteúdos, já que os participantes do minicurso gostaram dessa atividade, que os deixou bastante motivados para a etapa seguinte do curso, a abordagem do assunto, tratado de forma a discutir as concepções alternativas e conceitos ainda obscuros apresentados por eles, e detectados na avaliação diagnóstica, ferramenta que se mostrou bastante útil nessa atividade.
Palavras-chave: ensino, diagnóstico, jogo.