63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
KITS ELETROELETRÔNICOS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DA FÍSICA |
JAIRO MESSIAS MACIAS SIQUEIRA 1 PEDRO ESTEVÃO MOUTINHO 1 |
1. Aluno bolsista do PIBID - IFPA/ Campus Bragança -Pa 2. Prof. Msc/ Orientador - Diretor de Ensino - IFPA |
INTRODUÇÃO: |
Atualmente, a proposta de ensino de Física vem passando por uma grande transformação no aspecto metodológico. Vários autores, pesquisadores, professores, nos encontros de Física, Seminários, Congressos dentre outros discutem formas de se ensinar a disciplina nas escolas. Durante minha atuação como bolsista do Projeto “Ciências em Ação” – PIBID/IFPA/CAPES, no ano de 2010, pude verificar nos alunos um grande vazio conceitual na disciplina de Física, o que levantou um questionamento e levantamento de uma necessidade sobre a problemática, principalmente as teorias elétricas e Física Moderna que são ministradas no 3º ano do ensino médio. A participação no Projeto “Ciências em Ação” – PIBID que me proporcionou momentos de aprendizado tanto teóricos, quanto práticos em sala de aula, a experiência de 5 (cinco) anos como mecânico e eletricista de automóveis e 13 (treze) anos como instrutor do Curso de Mecânica de Automóveis na Escola SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da cidade de Bragança – P a, me instigou a desenvolver projetos de kits eletroeletrônicos com material de sucata juntamente com os alunos, abordando de uma forma geral todas as teorias elétricas de tensão, corrente, resistência e fotoelétrica estudadas no 3º ano do ensino médio saindo do abstrato para o concreto. |
METODOLOGIA: |
A metodologia adotada neste projeto, foi da dinâmica de grupo, sendo dividida em passos a seguir: a)- Conceituação das teorias de eletromagnetismo, grandezas elétricas e física moderna, efeito fotoelétrico, vida e histórico dos cientistas e seus postulados sempre de acordo com o plano de curso da escola; b)-confecção dos kits didáticos pelos alunos em sala de aula ou laboratório multidisciplinar tomando o cuidado de formar grupos de 5 alunos sempre com o professor por perto para repasse de instrução de montagem de acordo com normas técnicas e de segurança; c)- explicação dos experimentos no decorrer das aulas, colocando em prática as teorias trabalhadas anteriormente, realização de exercícios, cálculos e utilização do multímetro que é o aparelho para fazer medições das grandezas elétricas. Vale ressaltar que alguns materiais como papelão, isopor, garrafas pets, fios elétricos e sucatas eletrônicas deverão ser acordadas que os alunos tragam de casa, enquanto outras serão fornecidas pelo professor ou pela escola. |
RESULTADOS: |
Durante os 10 (dez) meses de vivência na Escola Rio Caeté, notei os alunos participantes do projeto “Ciência em Ação” mais motivados para o estudo da disciplina de Física e houve a interdisciplinaridade através do trabalho em grupo, em contraposição ao individualismo e com rica troca de experiência entre os discentes, além da correlação entre a teoria da Física e da prática pois os alunos tiveram contato e manuseio com componentes eletroeletrônicos e instrumentos de medição das grandezas elétricas, saindo portanto do abstrato para o concreto e com maior assimilação dos conteúdos. |
CONCLUSÃO: |
O objetivo deste trabalho esboça uma abordagem didática para o ensino/ aprendizagem da disciplina de Física nas escolas com base no uso de materiais recicláveis e de baixo custo na confecção de kits e painéis didáticos para o conhecimento da eletricidade e da física moderna de uma forma criativa e divertida dentro de um ambiente de aprendizagem lúdico de forma a proporciona a interdisciplinaridade, a motivação e despertando nos discente a vocação para a referida área das ciências naturais. |
Palavras-chave: Eletroeletrônicos, Kits didáticos, Multímetro. |