63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
O LÚDICO COMO UM RECURSO DE ENSINO NA ROTINA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Mirelle Ribeiro Cardoso 1 Antônio Villar Marques de Sá 2 |
1. Mestranda da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília- UnB 2. Prof. Dr./Orientador - Depto.de Métodos e Técnicas - UnB |
INTRODUÇÃO: |
O olhar para o lúdico no contexto escolar vem se destacando, principalmente, quando o assunto é o ensino- aprendizagem de forma significativa para a criança da educação infantil que começa seu contato com o mundo social pela escola, tendo como mediador o professor, que nessa fase passa a ser um novo sujeito na vida da criança. O objetivo deste trabalho é descrever e caracterizar na rotina pedagógica de uma classe da educação infantil atividades lúdicas como um recurso de ensino de qualidade para a aprendizagem das crianças nessa fase de escolarização. Tendo como referencial a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, bem como a socialização e interação entre pares, pretende-se identificar a contribuição das atividades lúdicas para a qualidade na educação infantil, analisando ainda a qualidade das interações professor-aluno em situações de jogos e brincadeiras e identificar como as atividades lúdicas fazem parte da rotina escolar. Neste trabalho a fundamentação teórica oportunizou reflexões de algumas características da educação infantil, ao longo de sua trajetória de lutas e conquistas até a culminância sobre a importância do brincar e sua qualidade na educação infantil como forma de ensino- aprendizagem. |
METODOLOGIA: |
Esta pesquisa qualitativa de cunho descritiva foi realizada no ano de 2010 em uma escola particular de educação infantil do Distrito Federal, com autorização legal dos responsáveis da instituição de ensino e com consentimento livre e esclarecido da professora regente da turma. Como estratégia de coleta de dados foi realizado 20 dias de observação presencial numa turma de Jardim de Infância II, do turno matutino, com 25 crianças entre 4 e 5 anos. A duração das observações foi de 4 horas de segunda-feira a sexta-feira, totalizando 20 horas semanais. Como suporte para compreensão do ambiente de ensino que seria campo de pesquisa, o Projeto Político Pedagógico da escola foi analisado, onde a ênfase foi dada na concepção de lúdico e rotina pedagógica que a escola adotada. Para anotações das observações o diário de campo foi utilizado para conservar o registro das informações. |
RESULTADOS: |
As atividades lúdicas como fator de qualidade nessa escola é muito perceptível em vários momentos da rotina pedagógica adotada pela escola, o ambiente é favorável ao uso de estratégias lúdicas para o ensino-aprendizagem das crianças. O processo lúdico de ensino-aprendizagem é visto pela professora como um método eficiente, onde ela cita algumas diferenças com o ensino tradicional, “os alunos prestam mais atenção, se concentram nas atividades, usam a criatividade, ficam curiosos, colaboram uns com os outros, questionam e aprendem de forma significativa o conteúdo”. A professora do jardim II demonstrou ter uma sensibilidade em ensinar de forma prazerosa envolvendo-se com os alunos, criando um ambiente acolhedor, lúdico, rico de experiência coletiva possibilitando para as crianças uma interação afetiva, amigável, respeitosa e bem comunicativa com os alunos-família-escola. As características de regência da professora contribuíram para que o lúdico estivesse presente em diversos momentos da rotina pedagógica com as crianças, peculiaridade esta que tem contribuindo para o processo de aquisição da escrita e da leitura desses alunos de maneira mais prazerosa e divertida, pois os discentes são membros ativos de todo processo realizado para o desenvolvimento de suas potencialidades. |
CONCLUSÃO: |
Conclui-se pelo decorrer das observações que existe uma tendência de vinculação do ato de brincar com o fazer pedagógico. Essa instituição de ensino adota em seu Projeto Político Pedagógico uma forte tendência construtivista de aprendizagem, entendendo que quando a criança brinca está em constante processo de construção de significados, buscando compreender o mundo a partir de suas representações. A professora compreende a força do caráter pedagógico como função primordial do brinquedo educativo e o jogo, o brincar aparecem como métodos e estratégias de produzir ludicidade no ato de aprender. A função do brincar na escola e seu uso como recurso de ensino na rotina pedagógica têm sido atribuídos de forma adequada. Nesta escola ainda se percebe a organização sistematizada da rotina pedagógica, o que contribui para o desenvolvimento das atividades pedagógicas diversificadas para a criança. A existência de espaços físicos internos ricos para possibilitar às crianças a exploração e a criação de brinquedos e brincadeiras, reforça o caráter motivador, desafiador e criativo que atividades lúdicas oportunizam para o processo de ensino-aprendizagem de qualidade. |
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Lúdico, Rotina pedagógica. |