63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes |
AS MANIFESTAÇÕES DO FENÔMENO ESPORTIVO NA PEDAGOGIZAÇÃO DO ESPORTE NA ESCOLA |
Silvan Menezes dos Santos 1 Cristiano Mezzaroba 2 |
1. Departamento de Educação Física - UFS 2. Prof. Msc./Orientador - Departamento de Educação Física - UFS |
INTRODUÇÃO: |
O esporte tem se manifestado na sociedade contemporânea de inúmeras formas. É um fenômeno que tem ganhado muita força no campo simbólico, político e, principalmente, econômico em todo o mundo. Sendo que tal manifestação, atrelada à espetacularização do fenômeno esportivo, tem provocado mudanças significativas no campo da Educação Física escolar. Espaço de trabalho que por muito tempo tratou o esporte na escola como um meio de desenvolver a performance e a “caça ao talento esportivo”. A pesquisa se justifica socialmente por um fator demasiado importante. A influência do fenômeno esportivo na cultura social atual é imensa. A sociedade tem sido “moldada” pela espetacularização e mercadorização proporcionada do/pelo Esporte. Vivemos um momento em que os seres do mundo, humanamente considerados cidadãos, tornaram-se, na maioria dos casos, meros espectadores e na minoria, máquinas, todos movidos pelos espetáculos e fenômenos do esporte. Chegou-se a um ponto de sujeitos abdicarem dos limites do corpo humano em prol da submissão ao espetáculo e ao mercado econômico. A pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar as características do fenômeno esportivo que interferem/possibilitam o trabalho com o esporte na escola a partir da perspectiva crítica progressista. |
METODOLOGIA: |
Esta pesquisa parte de uma problemática que está intricada no que se entende de prática pedagógica da Educação Física quando se trata de esporte. Por se tratar de uma questão relacionada com circunstâncias sociais inseridas na realidade cotidiana das aulas de Educação Física e configurada por representações sociais, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Portanto, através de um embasamento teórico e conceitual acerca dos fenômenos sociais, do esporte e da Educação Física escolar, foi construído um entendimento sobre a problemática. A partir disto, executou-se a pesquisa de campo que foi pensada exatamente para o contexto de uma pesquisa que envolve seres humanos, sujeitos de uma sociedade formatada. A pesquisa de campo foi feita com elementos de uma pesquisa-ação que é pesquisa ativa em que o pesquisador vive, convive e intervém no contexto do objeto e dos sujeitos da pesquisa qualitativa. Investigados estes que não foram pré-determinados, pois o esporte, a Educação Física e a escola, principalmente, são espaços sociais que envolvem uma grande dimensão subjetiva em que cada ser ligado, principalmente os alunos sujeitos da ação, a estes aspectos, são frutuosos para a análise teórica conceitual do trabalho. O diário de campo foi utilizado como principal meio da coleta de dados. |
RESULTADOS: |
Ao tratar o esporte no contexto escolar, levando em consideração o universo dos alunos ficou clara a forte presença de vários itens do espetáculo e do mercado do mundo esportivo, as figuras simbólicas nos personagens dos ídolos esportivos, as marcas registradas que representam a “perfeição” em materiais esportivos, entre outros. Enquanto sujeito na figura de professor nos momentos de intervenção, percebi a importância e necessidade de valorizar o “se-movimentar” característico dos alunos, porém com a presença essencial e indispensável do movimento técnico no trabalho com o esporte. No trato com o esporte, a possibilidade de fazer interlocuções com o universo do fenômeno esportivo traz a necessidade da visualização real que a juventude atual tem para compreender os conhecimentos do mundo. Por fim, previamente a estrutura/organização escolar pode/deve ser determinante no planejamento do ensino do esporte, além de que pedagogizá-lo não significa ficar em sala e igualar-se as outras disciplinas. Além do professor que tem um papel de extrema responsabilidade na sociedade que é a de educar/formar os sujeitos para compor a mesma, na busca por uma formação ampla e crítica acerca dos conhecimentos que permeiam todo o contexto sócio-político, aos quais os sujeitos estão inseridos. |
CONCLUSÃO: |
O fenômeno esportivo se manifestou na sociedade moderna em prol das necessidades humanas e sociais. O esporte acabou se instituindo socialmente e desenvolvendo multifacetas. Sendo que existe uma peculiaridade fundamental deve ser destacada. O fenômeno esportivo é uma “instituição” social que não deve ser considerada um meio de promoção da inclusão social, o esporte deve ser trabalhado em si mesmo. Na verdade, as teorias, os conteúdos e as concepções didático-pedagógicas da Educação Física estão postas, talvez o que falta não é uma formação docente enquanto intelectual reflexivo e transformador? Diante de tamanha importância e amplitude que o professor possui socialmente, é muito necessário que o mesmo dentro da sua pessoalidade e subjetividade partindo da base do conhecimento teórico e científico, conheça, reflita e quando preciso transforme a sua ação pedagógica. Contudo, o esporte que é um dos conteúdos que teórico e cientificamente entende-se como elemento fundamental da cultura corporal de movimento e que deve ser trabalhado pedagogicamente na escola, tem sido muito questionado de como fazê-lo. Então, a reflexão sobre a prática não seria a alternativa possível para a busca de estratégias e possibilidades de ensinar o esporte na escola a partir das concepções críticas? |
Palavras-chave: Esporte, Fenômeno Esportivo, Pedagogização. |