63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
UMA NOVA FORMA DE ENSINO DA ASTRONOMIA NA ESCOLA: UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE STELLARIUM COMO PLANETÁRIO MÓVEL EM OBSERVAÇÕES DO CÉU NOTURNO |
Fabrícia de Almeida Pereira 1 Wellyson Melo Rodrigues 1 Henrique do Nascimento Camelo 2 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI 2. Prof. Msc/Orientador - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI |
INTRODUÇÃO: |
Discute-se neste trabalho, uma abordagem em torno do ensino da Astronomia e seus eixos temáticos relativos como competência básica para a construção do conhecimento que são obrigatórios nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Em virtude disso, este trabalho evidência em particular o incentivo a astronomia nas escolas de ensino médio valorizando o conhecimento e a compreensão pré-existente que os discentes têm para a explicação e o funcionamento do universo e seus fenômenos, assim avaliar as interações entre o homem-Universo, ampliando seu conhecimento de mundo e sua cultura, aproximando cada vez mais o cognitivo dos discentes a um caráter investigativo. Para a caracterização e compreensão de tais fenômenos que ocorrem no cosmos à utilização de softwares livres como o STELLARIUM um planetário móvel para práticas observacionais, e o uso de telescópios, lunetas e ate mesmo binóculos para observações a olho nu, ferramentas que ajudam a unir a teoria e pratica mostrando a compreensão de tais fenômenos de forma dinâmica e com fácil linguagem. Assim instigando o discente a buscar o caminho rumo á concepção científica. |
METODOLOGIA: |
O trabalho a ser desenvolvido partiu inicialmente do conhecimento prévio dos alunos sobre os fenômenos astronômicos e se pauta sobre o entendimento cientifico que será adquirido ao longo do desenvolvimento cognitivo. A partir de dados adquiridos no software livre STELLARIUM, foi proposto um roteiro de observações sobre eventos visíveis no campo celeste, que serão desenvolvidos a partir dos seguintes critérios propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Localização geográfica dos corpos celestes; Reconhecimento das distâncias e o tamanho relativo dos corpos celeste do sistema solar; Movimentos do Sol – Terra –Lua; Movimentos diurnos do Sol e noturno das Estrelas, reconhecendo às diferentes zonas climáticas do planeta. Sendo que alguns desses eventos poderão ser verificados através de observações experimentais mais sucintas com o auxílio de um instrumento óptico, o telescópio e outros a olho nu. |
RESULTADOS: |
Nesse trabalho foi possível observar, que através da interação do aluno com instrumentos tecnológicos, no caso do software livre STELLARIUM usado como planetário móvel e o telescópio, assim os alunos puderam ter uma interação identificando primeiro a partir dos corpos celestes visíveis a olho nu as coordenadas geográficas fazendo questionamentos sobre as noções de espaço, que fora bem interpretado pelo software, também foram associadas relações dos movimentos planetários (Saturno e Venus) a partir das concepções desenvolvidas por grandes astrônomos como Tycho Brahe e Johannes Kepler, a partir das concepções formadas os discentes puderam entender o funcionamento do universo e conhecer teorias e modelos de sua origem e evolução. Sempre com uma preocupação em entender o fenômeno de forma teórica explicado fisicamente, o maior questionamento foi às órbitas dos planetas estudados e descritas pelas leis de Kepler, onde os discentes puderam observar no STELLARIUM e comprovar matematicamente. |
CONCLUSÃO: |
Com isso verificou-se a imensa curiosidade do discente por assuntos relacionados ao Universo e suas variadas formas de compreensão, principalmente quando abordados de forma simples e de fácil linguagem, tendo como aliados a esse conhecimento a tecnologia, fonte de uso primordial que ajuda o discente conhecer a vasta forma do cosmo, assim desenvolver seu cognitivo em torno das áreas tecnológicas manuseando softwares, como também instrumentos observacionais, também foi possíveis observar que os alunos tiveram um bom desempenho na compreensão dos eventos conseguindo desenvolver habilidade de reconhecimento e interpretação na forma científica, sempre buscando estabelecer um conectivo entre teoria e prática, visando assim uma evolução do cognitivo, ampliando seu conhecimento de mundo e sua cultura. |
Palavras-chave: Parâmetros Curriculares Nacionais, Software livre STELLARIUM, Telescópio. |