63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia |
O USO DE GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA |
Karini da Silva Pinto 1 Danniel Madson Vieira Oliveira 1 José Arnaldo dos Santos Ribeiro Júnior 1 Tiago Silva Moreira 1 Andreia de Oliveira Conceição 1 Irecer Portela 2 |
1. Depto. de Geociências, Geografia – UFMA 2. Profa. Ms./Orientadora - Depto. de Geociências, Geografia – UFMA |
INTRODUÇÃO: |
Trabalhar de um jeito novo na educação significa pensar de maneira diferente o ato de ensinar. O processo ensino-aprendizagem é refletido na postura do educador frente ao educando, no âmbito escolar, na tentativa de se transformar a escola por dentro. A escola deve ser transformada em um ambiente voltado à reflexão, de modo que o papel do educador passa a ser o de mediador e facilitador, cabendo a ele criar situações de aprendizagem que possam trazer conhecimentos que por sua vez constituem-se em um meio de desenvolver competências. Desta maneira, o conhecimento deve ser visto como uma rede de interrelações, onde o educador busca ajudar os jovens a fazer as conexões necessárias. As geotecnologias utilizadas como recursos educacionais, permitem um melhor aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que no ensino básico o uso dessas tecnologias não é abordado na maioria dos livros didáticos e nem por uma parcela significativa de docentes. Desta forma, o presente trabalho propõe, para o Ensino Básico e a disciplina de Geografia, a introdução de uma nova forma de organizar os conteúdos, a fim de acompanhar as mudanças aceleradas no tempo. |
METODOLOGIA: |
O projeto O uso de geotecnologias aplicadas ao ensino de Geografia objetiva a conexão entre qualificação, ensino e extensão na afirmação das orientações expressas nos PCNs de acordo com os respectivos procedimentos: apresentação do projeto para a direção escolar, bem como para docentes e discentes, demonstrando as possibilidades que as geotecnologias oferecem na produção de material didático através da elaboração de bases de dados, bem como da divulgação destes por meio de publicações; Estabelecimento do planejamento das etapas, com definição de datas e conteúdos programáticos dos módulos teórico-práticos, bem como da análise conjunta com professores para definição de bases de dados e conteúdos a serem trabalhados em aulas semanais; Qualificação do corpo docente e discente do Ensino Básico através do uso de dados de sensoriamento remoto, imagens orbitais e técnicas de SIG, como recurso didático; Fornecimento, aos professores e alunos envolvidos, de dados e bases conceituais de geotecnologias, a partir do processo de leitura, interpretação e análise textual de mapas, fotografias aéreas e imagens de satélite pertinentes às temáticas e áreas do conhecimento envolvidas, com a utilização de recursos multimídias e softwares SIG em práticas laboratoriais. |
RESULTADOS: |
Com o objetivo de disseminar o conhecimento e uso das geotecnologias educacionais para os alunos, visando melhorar as aulas com o recurso didático, algumas oficinas foram iniciadas com alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio da escola Profa. Maria Helena Rocha no intuito de relacionar o conteúdo ministrado com a ferramenta de trabalho (Google Earth ®). As oficinas foram realizadas nas dependências do Laboratório de Ensino de Geografia da Universidade Federal do Maranhão. Dividimos a aula em dois momentos: um teórico e um prático. Primeiramente explanou-se os conteúdos em uma aula expositiva, dialogada com boa participação dos alunos e, posteriormente, utilizou-se o Google Earth para a realização da aula prática. Foi distribuída uma mídia, para todos os alunos que participaram do projeto, com os conteúdos trabalhados, o setup para a instalação do software utilizado e uma apostila explicativa para auxiliar no manuseio do programa fora da sala de aula. Notou-se que independentemente do conteúdo trabalhado é interessante sempre relacioná-lo com a realidade dos alunos. |
CONCLUSÃO: |
Diante dos mais novos instrumentos tecnológicos, os professores podem melhorar suas aulas contando com um recurso que pode tanto facilitar a apropriação de conteúdos cartográficos, como promover o interesse dos alunos numa viagem lúdica através das imagens de satélites. Conforme indicado nos objetivos deste trabalho, os resultados deverão servir de subsídio para adaptar a forma de ensinar às novas realidades educacionais e tecnológicas, preparando professores e alunos para a realidade da era da informação, proporcionando além do conhecimento de tecnologias de ponta, melhoria e incentivo da aprendizagem das questões abordadas nos programas de Geografia das escolas. Observou-se que não que docentes e discentes não apresentaram resistência diante desse novo processo de ensino aprendizagem. Notou-se ainda que os conteúdos devem ser contextualizados com a realidade do aluno. A vivência em sala de aula com docentes e discentes da escola Profa Helena Rocha contribui para ampliar nossa visão em relação ao processo de ensino, no tocante a didática utilizado no ambiente escolar. Aqueles que participaram do projeto serão disseminadores do que foi proposto em sala de aula. Espera-se ter colaborado com a divulgação de informações úteis sobre geotecnologias e destacar que elas são um meio poderoso para atingir os objetivos do ensino da Geografia. |
Palavras-chave: Geotecnologias, Ensino, SIG’s. |