63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
UM OLHAR SOBRE A SINALIZAÇÃO TURÍSTICA DE RAPOSA
Daniel da Silva Barros 1
Daniela Araújo Castro 1
Patrícia Melo da Silva 1
Tayana Rossane Ribeiro Pereira 1
Maria do Socorro Araújo 2
1. Universidade Federal do Maranhão - UFMA
2. Profa. MsC. em Cultura Popular – Depto de Turismo e Hotelaria
INTRODUÇÃO:
Raposa localiza-se a noroeste da Ilha do Maranhão , distante 30 km da capital, São Luís, fazendo parte da região metropolitana. Recém emancipado do município de Paço do Lumiar, o próspero povoado surgiu a partir dos anos 50, e começou a se desenvolver com a chegada de pescadores cearenses oriundos do município de Acaraú – CE. Devido ao fato de Raposa ter poucos anos de formação, o poder público ainda tem muito a fazer na cidade quando se fala em sinalização turística. O objetivo da sinalização é orientar os usuários, direcionando-os e auxiliando-os a atingir os destinos pretendidos. Dessa forma, para garantir sua homogeneidade e eficácia, é preciso que haja um planejamento, que a sinalização seja concebida e implantada de forma a também desenvolver o turismo e a economia. Através deste trabalho, pretende-se analisar a sinalização existente no local, ressaltando a importância da sinalização para o município, assim como criar uma proposta de sinalização para o local.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, que foi realizado em três etapas fases: a) pesquisa bibliográfica e documental, b) pesquisa de campo, e c) elaboração da proposta. Na primeira etapa, buscou-se conhecer mais sobre o município e sobre a importância da sinalização turística, através de sites da internet e de livros reconhecidos, como o Manual de Sinalização Turística(1996). A segunda etapa corresponde à visita ao munícipio, a fim de conhecer na prática a realidade da sinalização turística do local, assim como suas características e dificuldades. A partir do diagnóstico formado na etapa anterior, fazendo-se o levantamento de dados e informações sobre os diferentes níveis de política de atuação, elaborou-se uma proposta como ferramenta de desenvolvimento para o turismo.
RESULTADOS:
Durante a primeira visita ao município foi possível constatar a falta de placas informando os pontos a serem visitados pelos turistas, por exemplo: onde ficam localizados os bares, restaurantes, pousadas, enfim, serviços que seriam consumidos pelos visitantes do local, tornando o acesso difícil para eles que querem apreciar o local e também desfrutar dos serviços disponibilizados pelo município. Identificou-se um projeto já existente e criado por alunos da Faculdade do Maranhão-FACAM em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente. Durante a segunda visita e já com a implementação do projeto dos alunos da FACAM, elaborado pelos alunos do curso de turismo da FACAM, a questão da sinalização progrediu, facilitando a identificação dos atrativos e serviços oferecidos por Raposa, mas ainda assim, alguns aspectos importantes ainda precisam ser destacados, como o fator sinalização de trânsito. Dentro do município não há qualquer tipo de sinalização de trânsito, como faixas de pedestres, placas de sinalização ou indicação de faixa dupla, retorno, etc. Não se pode separar a sinalização turística sem mencionar a sinalização de trânsito, uma vez que a Sinalização de Orientação Turística faz parte do conjunto de sinalização de indicação de trânsito, elas precisam trabalhar em conjunto.
CONCLUSÃO:
O turismo é uma atividade que está em movimento constante e, esse movimento acaba resultando em transformações para uma cidade. Neste contexto, fica claro a importância de um planejamento turístico para um destino. Desta forma , a sinalização turística para o município da Raposa tem como objetivo viabilizar e direcionar o fluxo de turistas que visitam a cidade , pois, a sinalização é muito importante para desenvolver a atividade turística em qualquer destino. Ressalta-se que o turismo deve ser trabalhado com muito cuidado e que, a sinalização turística, deverá agregar valor ao produto, sendo trabalhado de uma forma que não descaracterize o local, ao ver que a sinalização é instrumento que auxilia a interação entre o turista e o meio ambiente visitado.
Palavras-chave: Raposa, Sinalização turística, Projeto de sinalização.