63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
AGREGANDO VALOR ATRAVÉS DE PARCERIA PÚBLICA - UM ESTUDO DE CASO
Fabiani da Costa Cavalcante 1
Uander Gonçalves dos Anjos 2
Francisco José Becker Reifschneider 3
1. Graduanda em Ciências Sociais/Hab. em Políticas Públicas - UFG
2. Graduando em Geografia - UFG
3. Pesquisador/Orientador - Embrapa Sede
INTRODUÇÃO:
Parcerias são formas de gestão de projetos e serviços que representam uma modalidade inovadora de colaboração no setor público, sobretudo para viabilizar projetos de infraestrutura e a prestação de serviços de interesse da população (PINTO, 2003). O estabelecimento de parcerias entre instituições públicas é importante, pois permite o fluxo de informações, experiências e a agregação de valores aos trabalhos desenvolvidos. Apesar da lei 11.107 de 6/4/2005 estabelecer normas gerais para a contratação de consórcios públicos (FERRAZ, 2007), as ações conjuntas tem sido limitadas. Com o intuito de dar oportunidades de capacitação externa aos alunos de um instituto federal e posteriormente iniciar projetos conjuntos de pesquisa agropecuária foi estabelecido uma parceria entre a Embrapa Hortaliças (MAPA) e o Instituto Federal Goiano (MEC). A partir da implementação do programa de estágio e pesquisa surgiram outras ideias ligadas a temas diversos inclusive à conservação da biodiversidade, ameaçada pela expansão agrícola na região. O objetivo deste trabalho é relatar os resultados desta parceria no seu primeiro ano, bem como indicar a relevância do estabelecimento de políticas públicas que culminem na integração de ações entre instituições de ministérios distintos.
METODOLOGIA:
A Embrapa Hortaliças contatou o IFGoiano com interesse em convênio de parceria para estágios assim como na realização conjunta de trabalhos de pesquisa. Surgiram idéias adicionais e a implementação de uma destas resultou na coleta de agrobiodiversidade e a criação de um banco de germoplasma de pimentas no instituto, utilizando uma metodologia inovadora, onde os professores e alunos tiveram a oportunidade de trabalhar como players ativos na coleta de germoplasma, que teve como foco a região centro norte do estado de Goiás, onde as atividades agropecuárias, principalmente a expansão da cana-de-açúcar, tem acarretado perda de biodiversidade. A coleta de pimentas Capsicum foi feita pelos alunos, durante visitas a suas famílias, em mais de 50 municípios. A Embrapa Cenargen apoiou a caracterização desses materiais, formando o primeiro banco de germoplasma (BAG) de um instituto federal de educação no estado de Goiás, e possivelmente no Brasil. Adicionalmente, essa coleta teve um impacto muito positivo na geração de conhecimento da biodiversidade nesta região, na potencialização dos talentos discentes do Instituto, além da aplicação e desenvolvimento de nova metodologia de coleta, tendo aproximado as duas instituições. Esta parceria se iniciou em 2009 e continua ativa e em expansão.
RESULTADOS:
A parceria propiciou a interação entre instituições do MAPA e do MEC, facilitou o fluxo de informações entre as instituições, fortalecendo a visão da agricultura e sua interação com o meio ambiente, essencial na formação de profissionais comprometidos com P&D. Os professores começaram a pensar na pesquisa como instrumento de ensino e aprendizagem, o que gerou o surgimento de talentos e fortalecimento de lideranças voltadas para a pesquisa. Hoje são desenvolvidos diversos trabalhos com pimentas e outras espécies como batata-doce e maracujá. Foram ofertadas bolsas para os alunos do IFGoiano na Embrapa Hortaliças, onde tiveram a oportunidade de acompanhar e participar de projetos de pesquisa. Adicionalmente, a primeira leva de estagiários do convênio foi estimulada a candidatar-se a vagas em cursos de universidades federais, com aprovação de 100%. O convênio, além de culminar na criação do primeiro banco de germoplasma de pimentas do instituto, permitiu que fossem selecionadas variedades de pimentas Capsicum para dar início a trabalho de melhoramento genético cujo objetivo é desenvolver cultivares adaptadas as condições climáticas da região. Finalmente o custo da coleta de germoplasma através do método inovador adotado reduziu os custos em aproximadamente 90%.
CONCLUSÃO:
• O projeto oriundo da parceria é inovador e pelos resultados já alcançados a metodologia pode ser replicada em outras regiões do país;
• A realização do trabalho em parceria gerou o chamado “win-win”, atividade em que todas as partes se beneficiam;
• O Instituto passou a ser referência para a região na cultura de pimentas; adicionalmente passou a ter um programa de pesquisa com base no melhoramento;
• A parceria publica é, sem dúvida, um modelo eficiente, eficaz e efetivo, que deverá ser apoiado através de políticas públicas que visem a conservação da biodiversidade.
Palavras-chave: Biodiversidade, Parceria, Instituições Públicas.