63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
O DADO ÚNICO NA ESCRITA ACADÊMICA
Lana Carolina de Ariano Nascimento Silva 1
Thomas Massao Fairchild 2
1. Faculdade de Letras - Universidade Federal do Pará
2. Prof. Dr./ Orientador - Faculdade de Letras - Universidade Federal do Pará
INTRODUÇÃO:
O conceito de dado único geralmente é empregado em trabalhos que tratam da aquisição da escrita infantil. Tal termo caracteriza-se como um aspecto singular observado no texto (como marcas de refacção, substituição de letras e palavras, etc.), a partir do qual é possível depreender indícios da relação e das hipóteses elaboradas pelo sujeito em relação à linguagem. Objetiva-se neste trabalho discutir acerca da utilização do dado único na análise da escrita acadêmica e suas contribuições para uma reflexão sobre a produção na graduação, assim como propor uma delimitação dos elementos observáveis nos textos universitários que se enquadrariam nesse conceito, os quais se diferenciam dos dados analisados na aquisição da escrita infantil, visto que na esfera acadêmica as análises recaem mais propriamente nos discursos.
METODOLOGIA:
Para compor a pesquisa, foram analisados Trabalhos de Conclusão de Curso, produzidos por alunos da graduação em Letras da Universidade Federal do Pará e relacionados ao campo literário. Trabalhamos com tais textos considerando que não são muito comuns análises desse tipo em TCCs que tratam de literatura, além disso, esta constitui-se como uma área na qual a retomada e a incorporação dos discursos (a crítica literária, por exemplo) é fundamental, ou seja, a crítica e o comentário (segundo a concepção de Foucault, o qual define comentário como os discursos e documentos produzidos a partir de “textos maiores”, como, por exemplo, os literários, científicos e religiosos) possuem grande influência e, algumas vezes, colocam-se entre o aluno e a obra.
RESULTADOS:
O dado único na escrita acadêmica se caracterizaria como um aspecto que demonstrasse as ressignificações produzidas pelo sujeito em seu texto, a partir das quais seria possível uma manifestação de singularidade. Um exemplo plausível seriam os deslocamentos de sentido, que se constituem como retomadas de discursos anteriores, porém, com um novo significado e função. Por outro lado, quando os discursos são retomados sem um papel definido e, portanto, ausentes de ressignificação, não há deslocamento de sentido, mas sim uma reprodução de idéias, algo que não se configuraria como um dado único, pois não revela um trabalho do sujeito perceptível na escrita. Desse modo, quando os discursos são apenas repetidos, sem serem transformados, o texto acadêmico apresenta uma aparência de escrita, a qual não se relaciona a uma função específica e não contribui para a produção de conhecimento, à medida que não apresenta algo novo para a área na qual o trabalho se insere. Por exemplo, um TCC que se disponha a realizar uma nova leitura de uma obra literária necessita rever o que já foi produzido sobre essa determinada obra e, a partir disso, organizar os discursos e desenvolver sua própria interpretação e leitura, a escrita do texto, portanto, pauta-se por essa função.
CONCLUSÃO:
Ao analisarmos os textos acadêmicos sob o viés do conceito de dado único, foi possível observar que no âmbito do aparecimento desses dados, como nos deslocamentos de sentido, o sujeito se manifesta, assim como seu posicionamento crítico e ideológico a respeito do tema e objeto de estudo, sua escrita não se baseia em modelos de texto, mas sim desempenha uma função específica. No sentido contrário, quando há a ausência de dados únicos na escrita, o sujeito se caracteriza como um simples reprodutor de discursos, sem manifestar-se sobre o tema e produzir novos significados para os textos dos teóricos estudados e citados em seu trabalho. Dessa forma, podemos considerar também até que ponto a ausência de singularidade em determinados textos poderia ser um reflexo do tipo de ensino presente na universidade e das produções textuais requeridas aos alunos da graduação em Letras.
Palavras-chave: Dado único, Sujeito, Textos acadêmicos.