H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Lingüística Aplicada |
|
O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. |
|
Mônica Fernanda dos Santos Dias 1
|
|
1. Professora da Rede Municipal do Cabo de Santo Agostinho.
|
|
INTRODUÇÃO: |
No contexto da discussão sobre a eficácia do ensino de língua portuguesa, centrado nos gêneros textuais, percebe-se que os mesmos não vêm sendo devidamente explorado nas aulas de língua materna, interferindo no desenvolvimento do conhecimento global dos alunos. Essa interferência se dá em virtude do professor não enfatizar em suas aulas de Língua Portuguesa os gêneros textuais, dando mais ênfase à gramática propriamente dita, centrada em regras, dificultando a aprendizagem dos alunos, isso por que os alunos necessitam de um ensino voltado para uma efetiva prática social. Os gêneros textuais é sem dúvida um instrumento de trabalho de diversidades, onde o professor poderá enfatizar a interdisciplinaridade, além dos temas transversais, dando oportunidade do aluno se expressar visando um conhecimento e um desenvolvimento linguístico-discursivo. Desse modo, esperávamos mensurar o conhecimento do aluno desta unidade de ensino com relação ao objeto da pesquisa, para, com o resultado, interferir no processo ensino-aprendizagem desses alunos, no que concerne ao ensino da língua materna. |
|
METODOLOGIA: |
O lócus deste estudo foi realizado na Escola Municipal Manoel Maria Caetano, situada no município do Cabo de Santo Agostinho- PE, as turmas que participaram da pesquisa foram respectivamente, uma turma do 7 ano, e uma do 9 ano,do ensino fundamental II, totalizando 40 alunos. O estudo foi realizado com o intuito de verificar a temática do presente trabalho e mensurar o conhecimento prévio dos alunos sobre concepção de gêneros textuais, sua função social e a variedade dos mesmos, além de avaliar a importância para o ensino de língua materna. Para comprovar seus conhecimentos, os alunos além de produzirem diversos gêneros textuais que foram realizados durantes as aulas de língua portuguesa, responderam um questionário que foi analisado se os mesmos conseguiam definir gêneros textuais e analisar a importância desses gêneros para prática social. Para comprovar seu conhecimento, os alunos deveriam justificar suas respostas e dizer em que contexto os referidos gêneros poderiam ser utilizados. |
|
RESULTADOS: |
O corpus desta pesquisa foi composto pelos questionários aplicados nas duas turmas do ensino fundamental II, além das produções dos alunos sobre os diversos gêneros trabalhados em sala, durante as aulas de língua portuguesa. Nas duas turmas, o trabalho ocorreu de forma satisfatória, tendo em vista que apenas uma pequena parcela dos alunos não conseguiu compreender e conceituar gêneros textuais, porém no momento da produção e da leitura dos gêneros, esses alunos interagem bastante com a professora e com toda turma, chegando a produzir-los normalmente. Em concordância com as respostas dos alunos, Marcuschi (2002) afirma que é possível a identificação de gêneros com dificuldades progressivas, do nível menos formal ao mais formal, do mais privado ao mais público e assim por diante. De acordo com o questionário respondido pelos alunos, percebemos que todos acham interessante o trabalho com os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa, percebem a função social que permeia os diferentes tipos de textos que circulam em nossa sociedade e afirmam que gostam de produzir e alguns não sentem dificuldades no momento da produção. |
|
CONCLUSÃO: |
Enfatizando o objetivo do trabalho que é apresentar o resultado da pesquisa, com o intuito de mensurar o conhecimento dos alunos com relação à temática, podemos afirmar, de acordo com os alunos participantes, que o trabalho com os gêneros textuais vem sendo trabalhado em sala de forma satisfatória, o profissional tem consciência que é importante fazer o uso nas aulas de língua materna. O professor deverá criar as condições para que os alunos aprimorem as competências discursivas linguísticas necessárias, voltadas ao uso da prática social dos alunos, explorando as habilidades da leitura, escrita e função social dos gêneros escolhidos. Tendo em vista que a comunicação se realiza através de gêneros, então, devem-se possibilitar diversidades desses gêneros aos alunos de maneira, que cada um compreenda, produza e utilize-os a cada situação de interação social adequada. Essa diversidade de gêneros possibilita um ensino da língua mais significativo para o aluno, porém sem deixar de enfatizar a gramática, mas de forma contextualizada. |
|
|
Palavras-chave: Gêneros textuais, ensino, aprendizagem. |