63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 7. Saúde Materno-Infantil
ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS NASCIDAS PRÉ-TERMO EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
Martina Estevam Brom Vieira 1,2
Bruna de Oliveira Borges 3
Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga 4
Maria Beatriz Martins Linhares 5
1. Mestranda, Fac. de Medicina de Ribeirão Preto-USP
2. Profa./Esp. do Curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás-UEG
3. Acadêmica do Curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás-UEG
4. Profa./Dra. do Curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás-UEG
5. Profa./Dra. Orientadora, livre-docente da Fac. de Medicina de Ribeirão Preto-USP
INTRODUÇÃO:
Qualidade de vida é o resultado da associação entre cinco aspectos: saúde física, saúde psicológica, nível de independência, relações sociais e com o meio ambiente. Avaliar esses aspectos em crianças nascidas prematuras torna-se indispensável, tendo em vista suas conturbadas condições de nascimento e problemas de desenvolvimento. Estudos de longo prazo indicam que essas crianças têm problemas com o crescimento, saúde, aprendizagem e comportamento durante a infância, com algumas dificuldades persistindo na vida adulta. O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida de crianças nascidas pré-termo em idade pré-escolar e verificar a associação entre essa avaliação e indicadores biológicos e socioeconômicos.
METODOLOGIA:
O desenho do presente estudo foi longitudinal prospectivo e participaram do mesmo 31 crianças de ambos os sexos, com idade cronológica média de 5 anos (±3 meses). Todas as crianças incluídas no estudo nasceram pré-termo (média de 32 semanas ±2) e com baixo peso (média de 1660g ± 490) no Hospital Materno Infantil de Goiânia-GO. A qualidade de vida das crianças foi avaliada por meio do Child Health Questionnaire-50 Parent Form (CHQ-PF50), um instrumento genérico que mensura o bem estar físico e psicossocial de crianças e adolescentes de 5 a 18 anos. O instrumento foi aplicado por meio de entrevista estruturada com os pais/responsáveis em ambiente domiciliar. Os indicadores biológicos e socioeconômicos foram coletados na fase neonatal e pré-escolar. Foram realizadas análises descritivas para caracterização da amostra, teste de correlação de Spearman para verificar a associação entre as variáveis e o Teste T independente para comparação da qualidade de vida das crianças da amostra com uma coorte de 314 crianças brasileiras saudáveis provenientes de um estudo de validação do CHQ-PF50. O nível de significância adotado foi de 0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
RESULTADOS:
Os 15 domínios avaliados pelo CHQ-PF50 foram sintetizados em escores sumários. As crianças da amostra obtiveram 53,1 (±7,6) no Escore Físico e 49,5 (±7,0) no Escore Psicossocial, sendo esses escores significativamente menores do que a pontuações obtidas pela amostra de validação de crianças saudáveis. Tais resultados apontam que as crianças nascidas pré-termo da presente pesquisa mostraram-se com piores índices de qualidade de vida quando comparadas com crianças saudáveis. A qualidade de vida das crianças da amostra associou-se significativamente com indicadores biológicos e socioeconômicos. Sendo que menor Escore Físico relacionou-se com menor idade gestacional, menor peso ao nascer, maior tempo de internação pós-natal e menor o número de consultas durante o pré-natal. Verificou-se ainda que o menor peso ao nascer, menor número de consultas no pré-natal, maior tempo de internação pós-natal, classe econômica familiar mais baixa e menor escolaridade do chefe da família estiveram associados com menor Escore Psicossocial.
CONCLUSÃO:
Os achados sugerem que crianças nascidas pré-termo podem apresentar problemas em sua qualidade de vida ainda em idade pré-escolar. Além disso, essa qualidade de vida pode ser influenciada por diversos fatores biológicos e socioeconômicos presentes tanto da fase neonatal quanto pré-escolar. Tendo em vista que a qualidade de vida envolve aspectos de bem-estar, felicidade e satisfação e representa adaptação e ajustamento do indivíduo no meio em que vive é um direito da criança ter padrões de qualidade de vida adequados às suas necessidades físicas, mentais e de desenvolvimento. Portanto, torna-se extremamente necessário a vigilância da qualidade de vida desse grupo de risco e dos aspectos multifatoriais que pode influenciá-la.
Palavras-chave: qualidade de vida, pré-termo, pré-escolar.