63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O QUIZ COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM GENÉTICA
Gabriel Henrique Messias de Araújo 1
Amanda Souza Calixto da Silva 1
Ludmylla Augusta Souza de Carvalho 1
Janaína Cristina da Silva 1
Cynthia Waleria de Melo Silva Rodrigues 2
Gilvaneide Ferreira de Oliveira 1
1. Depto. de Ciências Biológicas - UFRPE
2. Depto. de Ciências Biológicas - UFRPE
3. Depto. de Ciências Biológicas - UFRPE
4. Depto. de Ciências Biológicas - UFRPE
5. Depto. de Ciências Biológicas - UFPE
6. Prof. Dra. /Orientadora – Depto. de Educação - UFRPE
INTRODUÇÃO:
A implementação de Quizzes, ou seja, jogos de perguntas e respostas na educação é uma ferramenta eficaz na construção de conhecimentos, na preparação de questões para vestibulares e como método avaliativo escolar. Como muitos alunos possuem grande dificuldade em aprender conteúdos relativos à genética, a utilização de quizzes como recurso didático poderia auxiliar o aluno a aprender de maneira simples e lúdica. O emprego de novos recursos didáticos deve objetivar o aprimoramento desse processo, portanto, o uso dessas dinâmicas em sala de aula, não só permeia uma nova estratégia para apropriação do conhecimento, como também incentiva uma reflexão sobre a necessidade de criação de novas ferramentas que apóiem o ensino. Com o advento do computador, a educação ganhou um instrumento valioso no processo de ensino-aprendizagem, juntamente com o quiz, os quais aumentam o nível de curiosidade e tornam os conteúdos disciplinares mais atrativos. Sensibilizados por estes elementos, este trabalho teve como objetivo relatar a utilização do quiz, vídeogene, como recurso didático para facilitar a aprendizagem de conteúdos de genética no ensino médio.
METODOLOGIA:
Para aplicação do quiz foram escolhidas duas turmas dos 3º anos da escola Xavier de Brito localizada na cidade do Recife-PE. A metodologia constituiu em estratégias de ensino-aprendizagem construtivistas e problematizadoras. Inicialmente, realizaram-se reuniões com a equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Biologia, que atuam na mesma escola para o planejamento e elaboração das questões sobre conteúdos básicos de genética presentes em questões de vestibulares. O quiz possuía treze questões, as quais objetivavam revisar termos e conteúdos de maior dificuldade dos alunos como também os ajudando a estudar para o vestibular, as atividades ocorreram em horário extracurricular. Durante esta atividade as turmas foram dividas em duas equipes, cada equipe foi nomeada pelos alunos, para facilitar a contabilidade de acertos de cada equipe. Durante a apresentação das questões havia momentos de comentários e explicações de cada alternativa pelo condutor do quiz, de forma a não haver dúvidas por parte dos alunos. As questões respondidas de forma errada eram lidas novamente pelos condutores, os quais explicavam os porquês dos erros de cada alternativa, os recursos didáticos utilizados foram: data show, quadro e piloto.
RESULTADOS:
A utilização do quiz como recurso didático proporcionou uma aceitação significativa dos conteúdos sobre genética por parte dos alunos, os quais sugeriram a realização de novos quizzes envolvendo outros assuntos da Biologia. Foi possível observar uma grande participação dos alunos, através da elaboração de perguntas sobre o assunto, explanação de dúvidas sobre os conceitos da genética e resolução das perguntas. Além desses resultados, através do quiz também foi possível comprovar que o mesmo pode ser utilizado como uma ferramenta de ensino-aprendizagem na construção de conhecimento do aluno, melhorando seu aspecto intelectual e assim ajudando-o no decorrer de sua vida escolar.
CONCLUSÃO:
Tendo em vista que a aplicação de quizzes em dinâmicas na sala de aula tem apresentado resultados positivos, os professores necessitam rever suas estratégias de ensino procurando dinamizar suas aulas através da utilização desses recursos didáticos. Os professores deveriam ter um maior espaço de tempo para a prática pedagógica, sendo este destinados a pesquisas e ao aprimoramento do seu trabalho docente, melhorando cada vez mais a relação ensino-aprendizagem com o aluno e atualizando suas bases inovadoras suprimindo o tradicionalismo que ainda reina tendo como referência a transmissão e do conhecimento.
Palavras-chave: Quiz, Genética, Ensino-aprendizagem.