63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing |
A COMUNICAÇÃO DE MARKETING VIA INTERNET AO PÚBLICO DE JOVENS E ADOLESCENTES: PERCEPÇÕES DO PÚBLICO E ESTRATÉGIAS DAS EMPRESAS NAS REDES SOCIAIS ONLINE |
João Antônio da Rocha Ataide 1 Nayron Henrique Santana Almeida 2 Nelsio Rodrigues de Abreu 3 Renata Francisco Baldanza 4 |
1. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - UFAL 2. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - UFAL 3. Prof. Dr./ Orientador - Centro de Ciências Sociais Aplicadas - UFPB 4. Profa. Msc. - Centro de Ciências Sociais Aplicadas - UFPB |
INTRODUÇÃO: |
No contexto da crescente ocupação do tempo e atenção das pessoas nas páginas da internet, sustentado por Dambrós e Reis (2008), desenvolvem-se e firmam-se as redes sociais online. Recuero (2007) define redes sociais como um circuito composto por atores e seus laços. É de extrema necessidade se entender como as relações sociais e o mercado evoluem no que diz respeito às relações nestes meios e suas formas de divulgação-publicidade mercadológicas. Identificar as redes sociais online como uma oportunidade de negócios torna-se um importante diferencial para as empresas e gera uma excelente vantagem competitiva. Pesquisas recentes mostram, contudo, que o maior número de pessoas que acessam a internet são adolescentes e jovens com idades que variam de 10 a 25 anos; pressupõe-se também, que é essa a população que em sua maioria utiliza as redes sociais online. Com isso percebe-se a importância desse público para a economia e especialmente para as empresas. Essa pesquisa se propôs a observar as estratégias mercadológicas utilizadas pelas empresas e as percepções dos usuários sobre o processo de comunicação na internet, via redes sociais online. Algumas tendências podem ser extraídas do estudo, como: alta visualização de Banners (espaços publicitários em sites), percebidos por 35,4% dos entrevistados, incômodo de 65% dos respondentes com a intensidade das publicidades/promoções e o fato de 56,7% dos pesquisados usarem as redes sociais online para debater acerca de marcas e produtos. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa, quanto aos meios utilizados, concebe-se como telematizada, com auxílio de computadores. Quanto aos métodos de pesquisa, foram utilizados os quantitativos e qualitativos e no tocante ao nível de aprofundamento, a pesquisa se caracteriza como exploratório-descritiva. Neste estudo foi utilizada amostragem não-probabilística, condicionada a percepção do pesquisador para a escolha dos entrevistados. Quanto aos tipos de amostra, foram utilizados a por conveniência e por julgamento. Para atingir uma maior validade dos dados, buscou-se obter um número de respostas válidas composto por no mínimo 384 questionários que, no caso das pesquisas probabilísticas, conferem margem de confiança de 95% e erro amostral de 5%. O primeiro método de coleta de dados se deu por observação dos ambientes, seguido por pesquisa quantitativa, cuja coleta de dados se deu através de um questionário estruturado. O questionário foi hospedado em um endereço na internet, onde a população do estudo pôde participar. Foram utilizados critérios quantitativos para a análise dos dados coletados através dos questionários, com auxílio do Statistical Package for the Social Sciences. Para a observação, a técnica utilizada foi a análise de conteúdo, responsável por levantar dados sistemáticos. |
RESULTADOS: |
A pesquisa permitiu primeiramente a identificação do perfil do público-alvo. Assim, percebeu-se que a amostra tem uma distribuição equitativa de participantes dos gêneros masculino e feminino. Os indivíduos são predominantemente jovens e/ou adolescentes, nordestinos, com renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos e que quanto a escolaridade se classificam na categoria “Ensino Superior Incompleto”. A ascensão do marketing com direcionamentos para os novos ambientes digitais foi comprovada, uma vez que as propagandas em redes sociais e outros veículos online foram percebidas por mais de 92% dos entrevistados. Várias formas de comunicação foram citadas em tais ambientes, como: Banners, pop-ups e comunidades virtuais. Uma das práticas identificadas com a pesquisa é indireta: comentários feitos pelos próprios internautas. Estes disponibilizam percepções sobre empresas/produtos em redes sociais online, interagindo com outros internautas e auxiliando na formação do conceito de terceiros. Na percepção da maior parte de jovens e/ou adolescentes há excesso de propagandas nos veículos de comunicação enfocados no estudo. Portanto ainda que estas estratégias mercadológicas atinjam seus objetivos, deve-se tomar cuidado com seu uso. |
CONCLUSÃO: |
Com o término das análises estatísticas tornam-se perceptíveis novas dinâmicas do marketing, principalmente nos ambientes online, com destaque para as atuais estratégias adotadas pelas empresas nas redes sociais. Foi observado que muitas destas táticas chamam a atenção dos internautas, além de serem alternativas menos custosas para se realizar promoções. Foi verificado que realmente os jovens e/ou adolescentes são o público predominante nas redes sociais da internet. Estes têm preferência por interagir com amigos nestes meios, mas também dispõem de tais recursos para analisar comentários e promoções relacionadas a produtos. Deve-se atentar ao fato de que as publicidades realizadas nestes veículos podem ser excessivas e/ou não direcionadas para indivíduos interessados, gerando incômodos que podem prejudicar a imagem do fornecedor ou do próprio produto oferecido. De forma geral a pesquisa identificou a tendência da utilização das redes sociais online para estratégias comerciais, como banners e outras. Assim o marketing expande-se acompanhando as novas tecnologias para atingir os mais variados públicos; um dos meios pertinentes para se abordar jovens e/ou adolescentes são as redes sociais da internet. |
Palavras-chave: Marketing, Adolescentes, Redes Sociais Online. |