63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
O USO DE MAPAS MENTAIS (MMs) NA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO/PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA "ESCOLA DE CIDADANIA DE IBIAPABA" SOBRE O BIOMA CAATINGA E RPPN “SERRA DAS ALMAS” (CRATEÚS/CE)
Iris Rianne Santana Alves 1
Gilson Miranda do Nascimento 2
Ewerton Torres Melo 3
Paulo Sérgio Maroti 4
1. Graduanda, Depto de Biociências, Campus Prof. Alberto Carvalho-UFS
2. Graduando, Depto de Ciências Biológicas, Campus da FAEC-UECE
3. Geógrafo, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente-UFC
4. Prof. Dr./Orientador-Depto de Biociências Campus Prof. Alberto Carvalho-UFS
INTRODUÇÃO:
Nos livros didáticos é comum encontrarmos alguns mitos a respeito do bioma Caatinga, como o fato de ser homogênea, possuir relativa biodiversidade e de ser um bioma pouco antropizado. Uma das possíveis causas destes equívocos refere-se ao fato de que os materiais didáticos/paradidáticos, em sua grande totalidade, são produzidos fora destas áreas e por pessoas que “não vivem” nesse ambiente. A fim de compreender a concepção/percepção de alunos do 7º ano da Escola de Cidadania de Ibiapaba (Crateús/CE) a respeito do bioma caatinga e comparar com o que eles costumam ver nos livros didáticos, foi solicitado aos alunos que representassem o bioma através de um desenho ou mapa mental (MM). Sua análise é realizada com base na identificação de elementos simbólicos, os chamados landmarks. Niemeyer apud Maroti (2002) denomina “landmark” como um ponto de referência, com base no qual o espaço está direta ou indiretamente associado com a relação afetiva, cultural em geral, idade e sexo, as quais atuam através da seleção mental das informações do ambiente. O objetivo geral desta pesquisa refere-se a dar subsídios, à partir do entendimento destas concepções/percepções, para posteriormente subsidiar a estruturação de materiais didáticos e paradidáticos para a divulgação do bioma e da RPPN.
METODOLOGIA:
Foram desenvolvidas práticas educativas e de sensibilização ambiental numa escola limítrofe com a Reserva Particular do Patrimônio Natural “Serra das Almas” (RPPN SA), contando com a presença de 21 alunos do 7° ano do ensino fundamental e o professor de ciências da turma. Dentre as atividades adotadas a respeito da biodiversidade do bioma, tendo a RPPN SA como exemplo, primeiramente foi solicitado para que o professor de ciência aplicasse entre as suas atividades, a construção através do desenho (MM) que representasse o bioma caatinga. Após a confecção do MM, era solicitado para que cada aluno falasse à respeito de sua representação do bioma e o significado de cada ponto referencial. Em seguida, foram abordados temas sobre a caatinga tendo sido utilizado alguns jogos didáticos. Os MMs foram recolhidos para análise onde foram selecionados os landmarks.
RESULTADOS:
Dentre os alunos presentes 9 eram do sexo masculino e 12 do feminino e com idades entre 11 à 18 anos, ressalta-se que 11 deles entregaram os MMs, sendo numerados de 1 a 11. Ao analisa- los observou-se espécies da flora, por exemplo, nos MMs de 1 a 8, plantas xerófilas como o mandacaru (Cereus jamacaru), já nos MMs 1 e 7, árvores de grande porte. Vale o destaque para a carnaúba (Copernicia cerifera), representada no MM 6. A carnaúba (Copernicia cerifera) é a espécie bandeira da RPPN SA. Em alguns MMs pode-se observar a representação de animais domésticos como suínos (MM 1) e bovinos (MMs 2,7 e 8). A presença do sol pode ser visualizada nos MMs 1, 3, 4, 5, 6 e 7 indicando possivelmente a percepção quanto a característica climática do semiárido brasileiro. Nos MMs 3 e 8 foram representadas a perda das folhas de árvores na estiagem, além de plantas herbáceas no MM 3. A diversidade da fauna da Caatinga pode ser visualizada nos MMs 3, 5, 6 e 7, apesar que num dos MM foi representando a onça pintada (Panthera onca), que não pertence ao bioma caatinga. Verifica-se no MM 6 o destaque para formações geológicas como o planalto da Ibiapaba, local onde está localizado a RPPN SA, esta percepção pode estar relacionada a visão panorâmica que se tem (os alunos) da própria comunidade da Ibiapaba.
CONCLUSÃO:
Após a análise desses MMs conclui-se que os alunos amostrados possuem concepção limitada sobre o bioma caatinga tendo quase que exclusivamente associadas a imagem da flora desse bioma às cactáceas. Podemos considerar que tais concepções/percepções podem estar associadas a própria representação que os livros didáticos/paradidáticos fazem deste bioma. Quanto à representação do relevo, a presença das serras foi uma constante entre os landmarks analisados; já relacionado à flora, a carnaúba foi muito destacada podendo estar associada aos trabalhos de educação/sensibilização ambiental realizados na RPPN SA. Os recursos hídricos (córregos) não foram representados nos MMs, sendo que a não representação de tais elementos físicos da paisagem podem ressaltar a problemática da escassez de água, típico do semi-árido (local da pesquisa). A metodologia adotada foi considerada como uma interessante ferramenta para se avaliar a concepção/percepção de alunos que residem/estudam no entorno de unidades de conservação.
Palavras-chave: Percepção Ambiental, Educação Ambiental, Caatinga e Unidade de conservação.