63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
MAPEAMENTO SOBRE A PRODUÇÃO INTELECTUAL RELATIVA À “HISTÓRIA DA INFÂNCIA NO BRASIL” EM PERIÓDICOS DA ÀREA DE EDUCAÇÃO (1998-2008) |
Edaniele Cristine Batista Machado 1 Carlos Herold Junior 2 |
1. Depto.de Pedagogia - UNICENTRO/PR 2. Prof. Dr./Orientador - Depto.de Pedagogia – UNICENTRO/PR |
INTRODUÇÃO: |
Para quem se interessa em estudar a infância e sua educação a partir de uma abordagem histórica, é difícil não assumir como um fato o significativo aumento de produção acadêmica em torno da história da infância que aconteceu nas décadas finais do século XX. O referido aumento, além da conotação quantitativa, ao mesmo tempo, ensejou novos objetos e novos métodos, decorrentes das mudanças teóricas ocorridas no campo da história como um todo. Tendo como intenção maior a apropriação desse amplo processo e o grande conjunto de questões por ele sugerido, colocamos como objetivo da pesquisa focalizar a produção acadêmica sobre a História da infância no Brasil, circulante nos principais periódicos da área de educação, apreendendo como a história da infância é analisada nos artigos acadêmicos publicados no período de 1998 a 2008. |
METODOLOGIA: |
Os periódicos analisados caracterizam-se por serem revistas On-line e revistas de grande penetração acadêmica na área de educação. Para executar essa seleção dos periódicos, utilizamos os seguintes critérios: 1) ser da área de educação e ser indexada pelo SciELO – Scientific Eletronic Libraly OnLine. Nesse quesito, foram analisadas dezenove revistas contando com um total de duzentos e cinquenta e cinco artigos. Além desses artigos, fizemos a busca, também, na revista do HISTEDBR-Online; 2) Encontradas as revistas foram selecionados os números que tratavam de assuntos como “infância”, “criança”, “história da infância”. Os artigos encontrados foram separados pelo recorte temporal que estudavam. Organizamos a amostra por séculos, a partir do século XVI ao século XXI, enfatizando os assuntos mais frequentes, levantados a partir das palavras-chave com que eram indexados. |
RESULTADOS: |
O total de artigos levantados pela pesquisa foi duzentos e cinqüenta e três. Desses, trinta e três abordam assuntos relacionados à “História da infância no Brasil”, dois falam do período do século XVII, sobre “Imagens da criança” e “Representações da Infância”; dois falam do período do século XVIII sobre “Abandono de crianças”; e vinte e nove abordam o século XIX sobre a “Escolarização” e o “Desamparo das crianças”. Os artigos restantes abordam os séculos, XX e XXI, totalizando duzentos e vinte artigos. Desse total, vinte e seis tratam da saúde mental da criança e exploração sexual; vinte e seis sobre educação infantil; quarenta e nove abordam assuntos como criança e mídia, sociedade e cultura; dezenove falam sobre o trabalho infantil e práticas educacionais na família; quatorze aborda o comportamento infantil e de adolescentes; oito artigos sobre a educação inclusiva; cinco se ocupam de políticas publicas; dezesseis sobre sociologia e cidadania da infância e crianças vítimas de AIDS; vinte textos tratam a educação infantil e práticas pedagógicas; quinze abordam a infância e seu significado; onze sobre adolescência e o cuidado com as crianças; seis tratam do desenvolvimento infantil e a construção social da infância e cinco artigos sobre sexualidade, cultura infantil e cidadania. |
CONCLUSÃO: |
A partir do que foi pesquisado, podemos concluir que a produção acadêmica nacional sobre a temática História da infância no Brasil está baseada na elaboração de uma visão sobre a criança que a toma como uma construção social. Esse raciocínio é importante por proporcionar à educação um lugar de grande destaque na formação e na caracterização do que cada sociedade entende por infância. Interessante observar que apesar da influência de Ariès (1981), que pensou a infância em recorte temporal mais amplo, notamos que o grande foco dos estudos é o final do século XIX e todo o século XX. A essa ampliação dos recortes temporais utilizados, agrega-se outra dificuldade que é suscitada pelas características da temática. Afinal, ao lidarmos com a infância na história, tratamos de um tema que transita entre aspectos culturais e biológicos de grande peso para a formação das diferentes sociedades. Com isso a frente, a pesquisa também mostrou que os artigos, de forma geral, tentam considerar a necessidade de se compreender a infância em um sentido plural, problematizando as diferentes maneiras de conceber e utilizar as relações entre natureza e cultura ao focar, entre outros pontos, os aspectos educacionais. |
Palavras-chave: História da infância, Brasil, Periódicos. |