63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O AMBIENTE DA ESCOLA NA VISÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO: CONSTRUIDO BASES PARA UMA AÇÃO EDUCATIVA INTERDISCIPLINAR
Jaqueline da Silva Melo 1
Olivia de Almeida Machado Coelho 1
Josilene Maria de Sousa 2
Carmen Roselaine de Oliveira Farias 3
Monica Lopes Folena Araújo 4
1. Depto.de Ciências Biológicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
2. Profa. Supervisora PIBID – Escola Lions de Parnamirim
3. Profa. Tutora - Depto. de Biologia – UFRPE
4. Profª. Orientadora – Coordenadora PIBID Biologia - Depto.de Educação – UFRPE
INTRODUÇÃO:
Este trabalho relata uma situação educativa de levantamento e análise de visões e concepções de estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual, situada no bairro de Dois Irmãos, em Recife. Apresentamos alguns resultados decorrentes da análise das respostas de estudantes acerca das condições socioambientais da sua escola. O objetivo foi levantar as visões dos alunos sobre os problemas socioambientais da escola, sendo um desdobramento posterior a busca coletiva por soluções.
Entendemos que a elaboração de um diagnóstico socioambiental em uma escola e seu entorno pode representar uma situação de aprendizagem interdisciplinar significante, especialmente se envolver a parceria de professores, alunos, funcionários e a comunidade adjacente, possibilitando a construção de conhecimentos sobre o ambiente local e a busca de soluções para os problemas identificados.
Conforme a recomendação da (UNESCO, 1997), sem perder de vista a questão ambiental (inter) planetária e as inter-relações local-global, a educação ambiental deve estar voltada para a resolução de problemas ambientais locais/concretos, não como atividade-fim ou um fim em si mesma, mas na perspectiva de constituir-se em tema gerador para discussão da sociedade, do nosso modo de produzir e consumir (LAYRARGUES, 1999).
METODOLOGIA:
Os sujeitos deste trabalho compreendem alunos de uma turma que cursa o 2° ano do ensino médio em uma escola da rede pública de ensino localizada no bairro de Dois Irmãos, Recife/PE. Esta escola é parceira do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Este trabalho utilizou metodologia qualitativa (OLIVEIRA, 2005) na constituição e análise dos dados. Foi entregue um questionário de 18 questões a 25 estudantes do 2º ano do ensino médio, acerca das condições socioambientais gerais da referida escola. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Além dos questionários, servimo-nos também da observação participante.
RESULTADOS:
Os estudantes apontam que a escola possui um “ambiente desagradável”, “sujo”, “desorganizado” e “ruim”. Faltam ventiladores, locais para brincar e as paredes apresentam várias pichações. Segundo os respondentes, faltam aos alunos conscientização para zelar pela escola, conservar as salas de aula limpas e não quebrar as carteiras e as dependências do banheiro. Outro aspecto crítico diz respeito à água. Segundo eles, a escola não disponibiliza água de boa qualidade, pois esta apresenta sabor de cloro.
Três temas são apontados como prioritários à escola: a) conscientização sobre o meio ambiente; b) coleta seletiva do lixo; d) melhorar a qualidade da água. Destacamos que tais problemáticas são bastante triviais no âmbito das ações da educação ambiental, contudo, permanecem sendo de difícil resolução nos contextos escolares.
Esses resultados contrastam com as nossas expectativas iniciais quanto à escola. Pelo fato de ser próxima à universidade e com várias atividades de parceria entre as duas instituições, esperávamos que fosse bem avaliada pelos estudantes. Um projeto de educação ambiental interdisciplinar na escola, certamente contribuiria para tornar o ambiente mais agradável e acolhedor.
CONCLUSÃO:
Atualmente, a interdisciplinaridade tem sido abraçada por grande parte dos educadores, especialmente no campo das temáticas ambientais, no entanto, não se constitui em um processo fácil de realizar em nossos contextos escolares. Ainda se percebem muitas incompreensões e dificuldades de se produzir conhecimentos que em alguma medida rompam com as fronteiras das disciplinas, possibilitando uma aprendizagem significante e um compromisso e engajamento maior dos estudantes.
No mesmo sentido, ainda se percebe que o conhecimento que se produz não se reflete necessariamente na melhoria do ambiente da escola. Acredita-se que uma forma de fazer educação ambiental na perspectiva da interdisciplinaridade, depende do envolvimento das pessoas como investigadores de seus contextos locais, resgatando os saberes acumulados e criando condições para a geração de novos conhecimentos na direção da sustentabilidade.
Os resultados até agora obtidos, nos indicam a importância do estudo e uso de metodologias para uma leitura interdisciplinar do ambiente local e que, ao mesmo tempo, estimulem os estudantes a se engajarem como protagonistas na construção da escola que desejam.
Palavras-chave: Diagnóstico socioambiental, Educação ambiental, Aprendizagem interdisciplinar.