63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A AGENDA 21 ESCOLAR: PROMOVENDO DIÁLOGOS E REFLEXÕES SÓCIOAMBIENTAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE-PE
Janaina Cristina da Silva 1
Patrícia Barros de Macêdo 2
Ludmylla Augusta Souza de Carvalho 3
Amanda Souza Calixto da Silva 4
Cynthia Waleriade Melo Silva Rodrigues 5
Gilvaneide Ferreira de Oliveira 6
1. Depto. Ciências Biológicas - UFRPE
2. Depto. Ciências Biológicas - UFRPE
3. Depto. Ciências Biológicas - UFRPE
4. Depto. Ciências Biológicas - UFRPE
5. Depto. Ciências Biológicas - UFPE
6. Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Educação- UFRPE
INTRODUÇÃO:
A conferência ocorrida no Rio de Janeiro, em 1992, originou a Agenda 21, um programa de ação que busca promover, em escala planetária, um padrão de desenvolvimento que concilie proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Trata-se de um mecanismo de conscientização sócioambiental visando à ação-reflexão-ação dos países participantes do evento, em busca de soluções para a melhoria da qualidade de vida e equilibrio do uso dos recursos naturais. Os principais pontos da agenda 21 brasileira são: inclusão social, desenvolvimento sustentavel rural e urbano e preservação dos recursos naturais e minerais. No contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) vivenciou-se na escola Joaquim Xavier de Brito, palestras sobre as bases da agenda 21 escolar brasileira, que trata da influência que o ambiente de ensino exerce sobre a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, familiares) partindo da atividade de sensibilização“A Árvore dos Sonhos”, cujo objetivo foi identificar as expectativas dos estudantes, pessoais e conjuntas,em relação a convivência homem, meio ambiente e seres vivos em contraposição a realidade. Diante destas considerações,o presente trabalho objetivou promover diálogos sócioambientais no contexto escolar.
METODOLOGIA:
A atividade foi realizada com duas turmas do 1º ano do ensino médio. Ela foi planejada de forma interdisciplinar envolvendo as disciplinas de biologia e história, contemplando dois momentos pedagógicos. Um dos momentos foi uma palestra dialogada envolvendo leitura dirigida de alguns trechos da agenda 21 escolar brasileira e o outro a atividade de sensibilização “A Árvore dos Sonhos”. Estes momentos foram pensados para promover uma reflexão dos alunos em relação aos seus sonhos pessoais e em conjuntos e as dificuldades de concretização, com foco na agenda 21 escolar através de fóruns de debates sobre a questão ambiental. As atividades aconteceram simultaneamente com as turmas, de modo que, enquanto a primeira turma participava da palestra explicativa sobre a agenda 21 a outra classe participava da sensibilização, havendo depois permuta das turmas e ambas vivenciaram os dois momentos. Para a sua realização, utilizaram-se: palestra em PowerPoint, texto das diretrizes da agenda 21, cartolinas, pilotos e tintas. Cada aluno escreveu seu sonho, representando uma das folhas da árvore, como também escreveu sobre o que impedia de realizá-lo, o que foi representado por uma pedra, depois houve um momento de compartilhamento dos sonhos edificuldades em realizá-los.
RESULTADOS:
Após a coleta dos dados na etapa da sensibilização, identificou-se uma parcela de sonhos coletivos e outra de sonhos individuais. Na parcela dos sonhos coletivos destacou-se a poluição como sendo o principal problema que afeta tanto o meio ambiente quanto a comunidade em que vivem, na qual a escola está inserida. Estes alunos destacaram ainda, o desejo de um ambiente mais limpo, sem poluição nos mares, florestas, sendo, portanto, um lugar melhor para se viver, atingindo um dos pressupostos básicos da agenda 21 escolar, onde se busca uma melhoria na proteção do meio ambiente, relacionando as questões de saneamento básico e infra-estrutura pública. A Outra parcela de estudantes expôs seus sonhos individuais, como ter uma profissão digna no futuro, relatando como principais dificuldades a educação pública deficitária e o alto índice de violência nas comunidades carentes, fator esse especificado no documento da agenda 21 onde relaciona o programa com a questão humana visando a o bem estar econômico-social da população brasileira.
CONCLUSÃO:
Com base nos resultados obtidos, percebeu-se nos diálogos estabelecidos, que uma parte dos alunos tinha e têm uma consciência dos limites e potencialidades da comunidade em que vivem e se reconheceram como parte integrante do mundo, e que pessoas com mais consciência ambiental são capazes de transformar o planeta em um lugar melhor. Foi interessante refletir sobre a responsabilidade socioambiental que não é apenas dos governantes, mas de cada membro da sociedade, uma vez que a conservação da natureza representa um dever de todos, uma vez que todos somos parte integrante desta natureza e preservar a vida é dever de todos os cidadãos.
Palavras-chave: Agenda 21, Educação socioambiental, Diálogos reflexivos.