63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia - 1. Silvicultura
EFEITO DE SUBSTRATO SOBRE GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE Copaifera multijuga Hayne.
Francilene de Lima Tartaglia 1
Jhonatas Cortes Rosa 1
Raissa Fonseca Ferreira 2
Rodrigo Diego Quoos 2
Maria Elessandra Rodrigues Araújo 2
Andreza Pereira Mendonca 2
1. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná – ULBRA, Agronomia
2. Instituto Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná – IFRO
INTRODUÇÃO:
A copaíba (Copaifera multijuga.) é uma espécie arbórea, que desperta interesse comercial, por sua madeira e produção de óleo-resina que pode ser utilizado como matéria-prima para indústria de vernizes, tintas, resinas ou como produto medicinal. Devido a sua plasticidade ecológica, trata-se de espécie prioritária para reflorestamento em áreas degradadas de preservação permanente. Existe uma grande preocupação por parte dos pesquisadores que trabalham com espécies florestais, em conduzir estudos que forneçam informações sobre a qualidade das sementes. No entanto, não há o conhecimento disponível sobre as espécies florestais nativas, para o manejo e análise das sementes da maioria das espécies. Em função disso, tem-se observado maior interesse por parte dos viveiristas em técnicas e manejo adequado de sementes. A carência de estudos na região norte tem limitado o aumento na produção e qualidade das mudas, pois estudos que indiquem quais as dosagens e as fontes de adubos orgânicos mais adequados para germinação e adaptação de mudas de essências florestais são praticamente inexistentes. Baseado nestes fatos o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes substratos na germinação das sementes de copaíba.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado no viveiro do Instituto Federal de Rondônia- Campus Ji-Paraná. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com seis tratamentos e quatro repetições, sendo cada parcela experimental constituída de 25 sementes. O experimento realizado para avaliar a influência dos substratos sob a germinação das sementes em estudo, constituíram-se nos seguintes tratamentos: (T1) testemunha +pó de serra; (T2) testemunha + palha de arroz carbonizada; (T3) sementes imersas em água por 24 horas + pó de serra; (T4) sementes imersas em água por 24 horas + palha de arroz carbonizada; (T5) sementes imersas em água por 48 horas + pó de serra; (T6) sementes imersas em água por 48 horas + palha de arroz carbonizada. Avaliaram-se as seguintes variáveis: germinação – utilizou-se 100 sementes por tratamento divididas em quatro repetições de 25 sementes, procedendo- se a contagem do número de plântulas aos 30 dias após a semeadura, com os resultados expressos em percentagem; Índice de velocidade de germinação - realizou-se contagens diárias das plântulas emersas durante 30 dias, adotando-se a metodologia recomendada por Maguire (1962).
RESULTADOS:
Todos os tratamentos proporcionaram condições adequadas à germinação e ao desenvolvimento inicial das plântulas, uma vez que o percentual de germinação das sementes foram superiores a 76 %. Contudo, o substrato palha de arroz carbonizada sem embebição (T1) proporcionou maiores valores de germinação (96 %) e índice de velocidade de germinação (3,6) com resultados superiores aos demais tratamentos estudados. Estes valores podem ser atribuídos a alta capacidade de retenção de água e condições adequadas de aeração e propriedades físico-químicas da palha de arroz carbonizada. Tais características podem ter contribuído para o aumento do percentual germinativo das sementes de copaíba neste substrato em comparação com os demais tratamentos. De acordo com Carneiro & Guedes (1992), quanto maior o contato das sementes com o substrato, menor o tempo necessário para que a germinação total seja alcançada. Segundo Ramos et al. (2002), um bom substrato é aquele que objetiva proporcionar condições adequadas à germinação e/ou ao surgimento ou ainda ao desenvolvimento do sistema radicular da muda em formação.
CONCLUSÃO:
O tratamento que proporcionou maior percentual de germinação e Índice de Velocidade de Germinação (IVG) nas sementes de copaíba foi o substrato palha de arroz carbonizada nas sementes sem embebição (T1)
Palavras-chave: substratos, palha de arroz, germinação.