63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A INTERDISCIPLINARIDADE DEFININDO PRÁTICAS E INTENÇÕES PEDAGÓGICAS NUMA ESCOLA ESTADUAL EM RECIFE
Ludmylla Augusta Souza de Carvalho 1
Amanda Souza Calixto da Silva 2
Patricia Barros de Macêdo 2
Janaína Cristina da Silva 2
Cynthia Waleria de Melo Silva Rodrigues 3
Gilvaneide Ferreira de Oliveira 4
1. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE
2. Depto.Ciências Biológicas, UFRPE, Recife/PE
3. Depto. Ciências Biológicas, UFPE, Recife/PE
4. Prof. Dra. /Orientadora – Depto. de Educação - UFRPE
INTRODUÇÃO:
A interdisciplinaridade entende-se por uma relação de reciprocidade e mutualidade entre disciplinas ou ciências do currículo, para que os alunos tenham uma visão ampla de conhecimento, substituindo uma concepção fragmentária por uma concepção unitária.
Com isso os professores se deparam com constantes desafios em sua vida profissional, devido ao fato dos alunos apresentam freqüentemente dificuldades para compreender e fazer a integração dos conceitos e conteúdos trabalhados em sala de aula. O professor tem um papel importante de auxiliar na tarefa de formulação e de reformulação de conceitos ativando o conhecimento prévio do aluno com uma introdução da matéria que articule esses conhecimentos à nova informação que está sendo apresentada, e utilizando recursos didáticos para facilitar a compreensão do conteúdo pelo aluno, como por exemplo, o Quiz e o blog que foram criados pelos bolsistas do Programa PIBID/UFRPE, para ajudar os alunos a compreender a interdisciplinaridade através de uma metodologia construtivista.
Este trabalho tem por objetivo analisar o papel da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem em uma Escola Estadual de Recife-PE.
METODOLOGIA:
O método utilizado para a análise de importância da interdisciplinaridade foi de cunho construtivista, que abrange a idéia do estar construindo conhecimento, através da interação do sujeito com o meio. Para o planejamento e execução das atividades realizou-se reuniões interdisciplinares envolvendo bolsistas de Biologia, Ciências da computação e História pertencentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/ PIBID-UFRPE que atuam na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito localizada na Cidade do Recife-PE. A proposta inicial foi à construção do blog Calor X, voltado para duas turmas do 1° ano do Ensino Médio. Os conteúdos trabalhados, de forma interdisciplinar, foram: a história do calor e do termômetro, conceitos sobre calor e sua importância para os seres vivos. Através do blog foram planejadas duas atividades a primeira foi à aplicação do Quiz na sala de aula, com perguntas relacionadas aos conteúdos postados no blog, a turma foi dividida em 2 equipes, e utilizou-se um datashow e um circuito com botões, os quais quando eram apertados acendia uma luz indicando qual equipe apertou primeiro. A outra atividade consistiu na construção de histórias em quadrinhos sobre a descoberta do termômetro, nessa atividade foi utilizadas cartolinas, tesouras pilotos, lápis de cor.
RESULTADOS:
Durante as atividades realizadas em sala de aula, sobre o calor, foi possível observar uma grande participação dos alunos, assim como o acesso freqüente do blog. Os alunos não apresentaram dificuldade alguma de articular o conteúdo de forma interdisciplinar. A interdisciplinaridade trouxe para os alunos uma superação de uma visão fragmentada do conhecimento científico e a complexidade do mundo vivido. É uma das chaves para a compreensão do mundo, uma vez que o mesmo não é feito de coisas isoladas e sim de várias dimensões complementares. Os recursos didáticos procuram aproximar o aluno do conteúdo aprendido ao mesmo tempo em que proporcionam momentos de alegria e prazer, auxiliando no desenvolvimento intelectual e social dos alunos.
CONCLUSÃO:
A interdisciplinaridade tem sido considerada como alternativa para se alcançar o desenvolvimento de um pensamento que responda pela complexidade que caracteriza o mundo atual. Sendo assim ela contribui para uma quebra de paradigmas de conhecimentos fragmentados. Assim o presente trabalho propôs a organização das diversas áreas de conhecimento em torno de um eixo comum, um eixo integrador, propiciando um diálogo entre as demais áreas e reduzindo seu caráter fragmentário. Estas atividades realizadas de forma interdisciplinar, no ambiente escolar, mostraram que é possível sim trabalhar um conteúdo que possa abranger várias áreas do conhecimento sem dificuldades de integrá-las, como foi observado nos momentos de atividades. Cabendo ao professor ser o mediador nesse processo de formulação e reformulação de conceitos ativando o conhecimento prévio do aluno com uma introdução da matéria que articule esses conhecimentos à nova informação que está sendo apresentada.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Práticas pedagógicas, recursos didáticos.