63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
PERFIL DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS
Cárita Marilhants Silva de Castro 1
Felipe Martins Jaime 1
Luciana Cardoso Alves da Costa 1
Thiago Silva Lima Santos 1
Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de Lima 2
1. Escola Superior de Negócios- ESUP-FGV
2. Profa. Dra./ Orientadora - Núcleo de Pesquisa e Extensão ESUP-FGV
INTRODUÇÃO:
A pesquisa tem por objetivo apresentar o Perfil de competências do Gestor que atua nos principais Shoppings Centers da Grande Goiânia. A intenção é obter informações sobre o tipo de profissional que as empresas estão recrutando para exercer funções gerenciais, tecendo suas características profissionais, financeiras, comportamentais e ainda, compreender seu perfil de competências e performance, diante das mudanças no mundo do trabalho especialmente da função gerencial. A demanda por um perfil de gestor cada vez mais diferenciado e adaptável a um ambiente organizacional dinâmico justifica a realização da presente pesquisa, uma vez que as mudanças no mundo, nas empresas e nas pessoas, tem exigido o desenvolvimento de competências e habilidades que sejam suficientes para manter a harmonia e eficiência do ambiente de trabalho, dando continuidade ao projeto de qualquer empresa no que diz respeito ao alcance de resultados através das pessoas.
METODOLOGIA:
Ao levantar os principais shoppings centers da grande Goiânia buscou-se autorização para realização do estudo em um total de nove shoppings. Foi autorizada a pesquisa em três, sendo eles Flamboyant Shopping Center, Goiânia Shopping e Buriti Shopping. A amostra foi por acessibilidade em 23 lojas. O questionário foi aplicado nos 23 gestores, no entanto a participação efetiva foram de 18 gestores perfazendo-se uma amostra de 78% de gestores pesquisados. Para alcançar os objetivos traçados realizamos uma pesquisa científica exploratória descritiva. O questionário foi estruturado em quatro temas: Empresa (dados, concorrência e produtos substitutos); Gestor (dados pessoais, salário, benefícios, remuneração adicional, missão, principais atividades, conhecimentos específicos, formação acadêmica, cursos complementares idiomas, informática, experiência profissional e meios de atualização); perfil de competências (enumeração de grau de importância de alguns aspectos que seriam relevantes à função de gestor; conhecimento, habilidades e atitudes). Todo o trabalho de desenvolvimento, análise e tabulação dos resultados foram feitos após intensa investigação das teorias que norteiam o perfil, funções, habilidades e conhecimentos do gestor).
RESULTADOS:
Com base nos dados, o perfil encontrado: sexo feminino (94,4%); 50% casados, 61,1% possuem de 1 a 3 filhos; 55,5%, de 19 a 29 anos. A formação acadêmica dividiu-se em ensino médio, 50%, 45% superior completo e 5,5% incompleto. Horas trabalhadas (72,2%) é de 8 horas, 10 horas em 22,2%, e 13 horas em 5,6%. Salário (83,3%) é inferior a R$2000,00. Quanto ao perfil de competências: Conhecimentos: técnicos, contabilidade, controle de estoque (42,50%), controle de vendas e de caixa (35%); Habilidades: promover a integração dos funcionários, desenvolver relacionamento interpessoal, treinar vendedores (22,50%); expressar-se de modo crítico e criativo (33,33%); flexibilidade e adaptabilidade (56,1%); comunicação (33,3%); tomada de decisão e análise de riscos (33%); definição de estratégias (27,7%); valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional (55,55%); formação humanística e visão global (27,77%); compreensão da necessidade de aperfeiçoamento (22,22%); atuação de forma interdisciplinar (33,33%), formação técnica e científica para atuar na administração das organizações.. Habilidade conceitual: reconhecer a existência de concorrentes diretos (83,3%). Lucratividade e vendas (50%) foram consideradas como a principal missão na sua função.
CONCLUSÃO:
O presente trabalho procurou refletir criticamente a respeito do perfil do gestor em shoppings centers. A realidade encontrada difere do perfil esperado visto que, diante de consumidores cada vez mais exigentes, era de se esperar busca por inovações, preocupações com o cliente; gestores diferenciados, possuidores de características capazes para se destacarem no mercado. Porém o gestor encontrado demonstra que as organizações estão interessadas em apenas um tipo de gestor: aquele que administra somente olhando para resultados, ou seja, o lucro. Na maioria dos casos não passam de “ex bons vendedores” que assumiram o cargo de gestor por conseguirem manter a loja funcionando. Suas percepções a respeito do ambiente não tem valor, um gestor que não tem “voz” de mudança. Por fim, o perfil do gestor deve conter características, que apesar de não serem relevantes sob o ponto de vista das organizações pesquisadas, são essenciais para o gestor no contexto atual, pois em um ambiente incerto e dinâmico, ele deveria saber tomar decisões, planejar e controlar, conseguir a motivação da equipe; resolver conflitos; formar equipes; socializar e interagir com o ambiente externo. Porém isso não ocorre, e são nesses aspectos que uma organização sai na frente na luta para sobreviver no mercado.
Palavras-chave: Administração, Gestão, Perfil de Competências.