63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ E SUA ARTICULAÇÃO COM O MERCADO DE TRABALHO
Francisca Rejane Bezerra Andrade 1
Grayceane Gomes da Silva 2
David dos Anjos Diniz 3
Jessyca Barbosa Duarte 4
1. Profa. Dra./Orientadora - Centro de Estudos Sociais Aplicados - Serviço Social - UECE
2. Universidade Estadual do Ceará - UECE
3. Universidade Estadual do Ceará - UECE
4. Universidade Estadual do Ceará - UECE
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa propõe analisar a atual proposta de ensino médio integrado à educação profissional da rede estadual de ensino, direcionando o olhar sobre os desafios que o Decreto 5.154/04 promoveu para as escolas e para o sistema público de educação profissional, e as implicações que as mudanças no mercado de trabalho cearense trazem para a efetivação dessa política pública do Ceará. Objetiva ainda promover análise sobre a Política de Educação Profissional, que integra o ensino médio à educação profissional, e a sua articulação às Políticas de Emprego e Renda desenvolvidas pelo Governo do Estado do Ceará.
METODOLOGIA:
A trajetória metodológica deste estudo consiste na análise dos fatos de forma dialética e crítica, numa abordagem qualitativa a partir da realização de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo nas Instituições que oferecem educação profissionalizante integrada ao ensino médio.
RESULTADOS:
Vale ressaltar, que no contexto de avanço neoliberal no Governo de Fernando Henrique Cardoso, houve uma separação entre o ensino médio e profissional de nível técnico. Porém, a educação profissional integrada ao ensino médio surge como proposta do Governo Lula, a fim de oferecer maiores oportunidades de qualificação profissional aos jovens brasileiros, para uma redução das desigualdades sociais e das taxas de desemprego. As mudanças decorrentes da reestruturação produtiva trouxeram uma demanda diferenciada de profissionais, onde estes têm que ter maiores habilidades para lidar com diversas situações nas empresas. Assim, a educação profissional integrada ao ensino médio tem a intenção de preparar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. No entanto, deve-se observar como estão as políticas de Emprego e Renda quanto às vagas de emprego para os jovens que concluem o ensino médio integrado, pois sem os postos de trabalho as condições sociais destes jovens continuarão a mesma, ainda que tenham qualificação técnica.
CONCLUSÃO:
A partir da realização deste estudo, conclui-se que para se alcançar melhores resultados na Política de Educação Profissional integrada ao Ensino Médio se faz necessário maior articulação com as Políticas de Emprego e Renda, bem como, observação das necessidades do mercado de trabalho.
Palavras-chave: Trabalho, Educação Profissional, Políticas Públicas.