63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO CAMPO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
André de Oliveira Melo 1
Whasgthon Aguiar de Almeida 1
1. Centro de Estudos Superiores de Tefé da UEA
INTRODUÇÃO:
O presente texto surge das observações realizadas no transcorrer das atividades docentes dos professores do Curso de Especialização em Educação do Campo com ênfase no Projovem Campo Saberes da Terra nas escolas que atendem as comunidades do entorno da cidade de Tefé-AM no qual atuamos como formadores. Partimos do seguinte objetivo geral: Investigar em que medida o processo de formação continuada por qual passam os professores do Projovem Campo Saberes da Terra no município de Tefé – AM influencia as suas atividades docentes nas escolas das comunidades onde atuam como professores da EJA. Os objetivos específicos da pesquisa são: Conhecer quais as metodologias de ensino desenvolvidas pelos professores do Projovem Campo Saberes da Terra em suas atividades docentes nas salas de aula das escolas que oferecem a modalidade de EJA; Discutir com os professores o andamento do processo de ensino e aprendizagem nas salas de aula da EJA do Projovem Campo; Analisar a relação entre a teoria ensinada aos professores da EJA no Curso de Especialização em Educação do Campo com ênfase no Projovem Campo Saberes da Terra e as suas atividades docentes nas salas de aula.
METODOLOGIA:
A pesquisa em questão pautou-se numa abordagem qualitativa com a utilização das técnicas de observação participante, entrevista semi-estrutrada e questionário com perguntas fechadas. Também utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: gravador de voz, câmera fotográfica, filmadora, roteiro de observações e formulário de perguntas. Os sujeitos da pesquisa foram 13 professores em processo de formação continuada no Curso de Especialização em Educação do Campo com ênfase no Projovem Campo Saberes da Terra nas escolas que atendem as comunidades do entorno da cidade de Tefé-AM.
RESULTADOS:
De acordo com a metodologia do Projovem Campo Saberes da Terra cada sala de aula recebe simultaneamente quatro professores das diversas áreas do conhecimento que numa vertente interdisciplinar buscam reconhecer os conhecimentos prévios dos estudantes visando propiciar a estes uma aprendizagem significativa a partir da contextualização de conteúdos. Dessa forma, foi possível perceber o andamento das práticas pedagógicas dos professores em formação e ao mesmo tempo contribuir na sua ressignificação, haja vista a perspectiva de metaformação adotada no curso onde os formadores recebem qualificação a nível lato sensu e concomitantemente formam os seus estudantes no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos.
CONCLUSÃO:
Na presente pesquisa partimos de uma reflexão sobre os conhecimentos adquiridos pelos professores em formação no transcorrer do curso de formação continuada. Tendo em vista o desenvolvimento de metodologias de ensino que contemplem as necessidades dos estudantes do Projovem Campo. Os sujeitos envolvidos na pesquisa atuam na EJA no contexto campesino e ribeirinho, bem como os estudantes dessa modalidade de ensino. Com isso, pretende-se amenizar o alto índice de analfabetismo dos sujeitos residentes nas áreas mais distantes dos centros urbanos, principalmente em assentamentos e comunidades indígenas e ribeirinhas as quais historicamente sempre foram alijadas das políticas públicas educacionais voltadas para área. Portanto, pretendemos contribuir na formação continuada dos professores que atuam nas escolas que oferecem a modalidade de EJA à população residente em áreas de assentamentos e comunidades ribeirinhas do município de Tefé-AM tendo em vista a ressignificação das práticas pedagógicas dos professores envolvidos no projeto. Com isso, visamos possibilitar o desenvolvimento de novas metodologias de ensino que propiciem a alfabetização dos assentados e ribeirinhos residentes nessas comunidades ampliando um leque de possibilidades pessoais e profissionais a partir da educação.
Palavras-chave: Projovem, Educação do Campo, EJA.