63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
PRÁTICAS METODOLÓGICAS DE DANÇA DESENVOLVIDAS COM POPULAÇÕES CARENTES
Aldenyra Christina Fonseca dos Santos 1
Aldemir Pereira dos Santos Júnior 2
1. Colégio Santa Dorotéia - CSD
2. Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO
INTRODUÇÃO:
A escola sendo um espaço de integração e informação vê no discente um campo fértil ao saber sistematizado e percebe que a educação escolar democratiza o conhecimento e a experiência (LIBÂNEO, 1994). Na velocidade da comunicação e na hibridação contemporânea observa-se que a dinâmica do movimento corporal também se altera a partir do modo e do contexto que se apresentam. Nessa perspectiva, o trabalho versa sobre as práticas metodológicas na área da dança desenvolvidas no bairro Parque São Pedro, periferia da cidade de Manaus, a partir da Escola de dança do Colégio Santa Dorotéia, Instituição centenária no estado do Amazonas, utilizando as especificidades do ballet, seus fundamentos e linguagens cênicas como instrumento de aprendizagem entre jovens e crianças carentes com o objetivo de identificar técnicas, metodologia e instrumentos no processo contínuo e integrado do conhecimento entre a dança e a população do bairro.
METODOLOGIA:
Utilizou-se em seus métodos dois tipos de observação: a observação direta intensiva participativa por meio de práticas sistemáticas, exercícios técnico-teóricos, atividades lúdicas e apresentações sócio-artisticas em ambientes distintos como base de experimentação e avaliação de desempenho; a observação direta extensiva se deu pela técnica de um formulário com perguntas fechadas aplicado na comunidade local tendo seus dados ilustrados através de gráficos estatísticos. E para os fins de comprovação e análise fez uso dos recursos audiovisuais e fotográficos durante as aulas e eventos cênicos.
RESULTADOS:
Em sua coleta de dados observou-se que as especificidades do ballet aliada às técnicas de ensino interdisciplinarizam a aprendizagem valorizando conceitos, integrando conhecimentos à sensibilização de uma qualidade de vida. A pragmatização técnica dos métodos de ensino de dança entre jovens e crianças democratiza os saberes, estabelecendo uma rede de interação entre arte, educação e diversão. Percebe-se, entretanto que o principal papel da dança, não deve ser meramente estético ou visar só um virtuosismo técnico, mas desenvolver o indivíduo como um todo, entendendo o mesmo como um ser de transformação capaz de intervir coletivamente através de suas próprias ações.
CONCLUSÃO:
Assim sendo, conclui-se que o ballet mesmo com suas especificidades, também pode ser um mediador plural dependendo da funcionalidade técnica ao processo ensino-aprendizagem, pois o mesmo não se coloca apenas como uma ação física da dança, mas como uma ação expressiva no tempo e no espaço capaz de representar a extensão de um conhecimento dinâmico, sensível e abrangente.
Palavras-chave: Ensino, Ballet, População carente.