63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
UTILIZAÇÃO DO BLOG COMO RECURSO PEDAGÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA-PE |
Amanda Souza Calixto da Silva 1 Janaína Cristina da Silva 1 Janaína Cristina da Silva 1 Patricia Barros de Macêdo 1 Cynthia Waleria de Melo Silva Rodrigues 2 Gilvaneide Ferreira de Oliveira 3 |
1. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE 2. Depto.de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE 3. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Educação, UFRPE |
INTRODUÇÃO: |
O blog consiste em uma página da web que deve ser regularmente atualizada. A informação deve ser organizada cronologicamente e coposta por textos, vídeos, links de sites e imagens. Desde sua criação, por volta de 1997, até hoje os blogs vem se popularizando. Devido a imensa facilidade de criação, manutenção, hospedagem gratuita e grande versatilidade deste recurso, os blogs tem sido amplamente explorados no ambiente escolar. Este ambiente virtual pode ser potencialmente utilizado como portifólio digital, ambiente de acesso a informação especializada, ambiente de comunicação aluno-professor, debate, intercâmbio e colaboração. O blog poderá ser utilizado como recurso pedagógico quando armazenar conteúdos relevantes assim como informações pesquisadas e sintetizadas pelo professor, temas que estimulem a curiosidade dos alunos, imagens, vídeos e links que facilitem a fixação do conteúdo trabalhado. Atividades e estratégias propostas pelo professor dentro deste ambiente virtual, torna o blog, além de um recurso pedagógico, uma estratégia pedagógica, onde o aluno poderá debater e compartilhar informações. O presente trabalho objetiva descrever uma experiência vivenciada a partir do uso do blog como recurso pedagógico no ensino médio. |
METODOLOGIA: |
A atividade foi realizada com duas turmas da primeira série do ensino médio, da escola Estadual Joaquim Xavier de Brito, situada na cidade do Recife/ PE, onde os alunos foram monitorados pelos bolsistas e pela professora supervisora pertencentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do PIBID/ BIOLOGIA/ UFRPE. A abordagem didático-pedagógica utilizada neste estudo é a construtivista, uma vez que, esta leva em consideração o envolvimento ativo do aluno, assim como, o respeito por suas ideias ajudando-os a superar as dificuldades e compreender determinados conceitos científicos. Neste sentido foi criado um blog tendo o calor como conteúdo principal no qual o tema foi tratado de maneira interdisciplinar, através de ações disciplinares coordenadas objetivando o aprendizado do calor sob o olhar da história da biologia e da computação. A questão do calor foi abordado através de textos, imagens e quiz. Após a criação do blog foi proposta uma gincana composta por atividades que seriam realizadas através do próprio blog, outras em sala de aula, encerrando em um jogo de perguntas e respostas utilizando o material postado anteriormente. As ações foram planejadas visando proporcionar aulas criativas, que estimulem o trabalho em grupo. |
RESULTADOS: |
Os alunos foram bastante participativos em todas as atividades da gincana. Os discentes entendiam a problemática calor apenas no seu âmbito ambiental. Após a utilização do blog os educandos conheceram os diferentes aspectos da temática proposta. Este resultado foi observado durante atividades online, nas quais os alunos puderam ler textos, histórias em quadrinhos, assistir vídeos responder questões sobre o calor. Além dessas atividades, foi proposto para o encerramento da gincana um quiz durante o horário de aula, nas quais os alunos conseguiram expor o que aprenderam durante a atividade. A abordagem interdisciplinar e contextualizada, através de conteúdos que se aproximem da realidade do educando contribuiu para que os mesmos refletissem sobre a problemática calor de maneira ampla, não relacionado apenas com questões biológicas, mais também, históricas e ligados a tecnologia, proporcionando a troca e a participação. Durante este período foi estimulado à construção de novos conceitos por parte dos alunos através da reflexão do tema. A utilização do blog proporcionou uma facilidade de assimilação dos conteúdos, já que estes foram transmitidos de forma dinâmica e lúdica através do ambiente virtual. |
CONCLUSÃO: |
O trabalho descreveu uma experiência do uso do blog no ensino do calor no ensino médio. Os alunos da primeira série do ensino médio receberam a atividade de maneira positiva compreendendo o conceito do calor através da interação de diferentes disciplinas. O uso do blog levou a uma melhor compreensão do calor nos animais, da história desta problemática e como isto nos afeta cotidianamente, do contato com o vídeo que mostra a dimensão deste problema de forma lúdica. Este recurso de comunicação digital promove a comunicação, interação e compartilhamento de informações de forma colaborativa viabilizando o processo de ensino-aprendizagem. Durante a oficina a utilização do blog enquanto ambiente virtual de aprendizagem disponibilizou além do conteúdo disciplinar, um espaço para exposição de ideias, comentários, dúvidas e sugestões buscando a participação ativa na construção do conhecimento. A utilização de recursos pedagógicos, bem como o recurso apresentado proporciona uma experiência importante para alunos e professores. Este recurso tem papel de promover ações integralizadoras e incentivadoras, transmitindo os conteúdos interdisciplinares de forma lúdica e promotora da aprendizagem. |
Palavras-chave: Blog, Recurso Pedagógico, Interdisciplinaridade. |