63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
INFLUÊNCIA DA POSIÇÃO DA SEMENTE NA GERMINAÇÃO DE PATAUÁ (Oenocarpus bataua Mart)
Guilherme Eduardo Evangelista Cavalcante 1
Auriane da Conceição Dultra da Silva 2
Rafael de Sousa Melo 1
Cirano Cruz Melville 2
Nádia Souza dos Santos 3
José Beethoven Figueiredo Barbosa 4
1. Graduando em Agronomia - UFRR
2. Bolsista PET-AGRO UFRR
3. Mestranda em Agronomia - UFRR
4. Docente/Orientador - DFT /CCA /UFRR
INTRODUÇÃO:
O patauá ( Oenocarpus bataua Mart.) é uma palmeira com ocorrência em toda região Amazônica, na qual se utilizam as folhas, fruto, estipe e raiz. Dos frutos pode ser extraído o suco chamado de popularmente de vinho, e um óleo semelhante ao azeite de oliva, muito apreciado na culinária. No Brasil, o óleo de patauá foi muito consumido, tendo sido inclusive exportado para outros países. No entanto, sua exploração não foi feita de forma sustentável, drástica redução na população natural, principalmente na Amazônia Oriental. Hoje, a exploração do patauá para produção de suco e óleo é reduzida, ocorrendo apenas para uso doméstico, apesar de seu excelente potencial para produção de óleo. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência da posição de plantio na germinação da semente de patauá (Oenocarpus bataua Mart.).
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido no Viveiro de Plantas Nativas do Departamento de Fitotecnia do CCA da UFRR, telado com 50% de luminosidade, sob irrigação por nebulização intermitente, mantendo o substrato saturado. A avaliação estatística ocorreu pela instalação de 3 tratamentos amostrais, com seis repetições cada uma com 20 sementes. Os tratamentos foram constituídos de 3 posições (poro germinativo para cima, poro germinativo para baixo e poro germinativo na horizontal) sendo semeadas á 2cm de profundidade. Foi utilizado um lote de sementes resultante de uma mistura de matrizes, adquirido em fábrica de polpas em Boa Vista-RR. Os frutos maduros foram submetidos à extração do epicarpo e do mesocarpo em despolpadora mecânica, seguido de lavagem para eliminação dos resíduos e à seleção manual. A germinação foi observada no 48ª dia. O IGV foi avaliado a partir do 30ª dia, realizando avaliações a cada 2 dias, considerando como germinação a emissão da protrusão, totalizando em dez avaliações. O inicio da germinação ocorreu aos 29 dias de semeação. A partir desses dados foram calculados a média da porcentagem de germinação (PG), e o índice de velocidade de emergência (IVE).
RESULTADOS:
Conforme o observado, foi constatado que todos os tratamentos apresentaram um elevado índice de germinação, sendo que a maior percentagem ocorreu quando as sementes dispunham o poro germinativo para cima (95%), seguido sementes com poros para baixo e sementes com poros na horizontal, com 89,17% e 85%, respectivamente.
Para o índice de velocidade de germinação o tratamento com o poro germinativo para cima também apresentou o melhor resultado, com IVG de 0,57. Os demais tratamentos apresentaram IVG de 0,53(poro horizontal) e
0,48 (o poro germinativo para baixo).
CONCLUSÃO:
De acordo com resultados apresentados a semente de patauá não tem a germinação afetada devido as três posições de semeio testadas, ocorrendo altas taxas a partir do 48º Dia. Porém, para germinação ser mais rápida se a semeadura ocorrer com poro da semente voltado para cima a uma profundidade de 2 cm.
Palavras-chave: Germinação, frutífera nativa, Patauá..