63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
OFICINAS DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS: ENERGIA E MEIO AMBIENTE. |
Claudiney Rodrigues do Nascimento 1 Carlos Valério Aguiar 1 Rolsden Oliveira Souto 1 Vitor de Oliveira 1 Paulo César Ramos Araújo 2 Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck 3 |
1. Graduando - UnB/FUP 2. Prof. Msc./ Orientador - SEEDF 3. Prof. Msc./ Orientador - UnB/FUP |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho se propõe a discutir os resultados observados durante a realização de uma oficina sobre Energia e Meio Ambiente realizada por licenciandos ao longo da disciplina de Prática de Ensino de Ciências 4. A oficina foi destinada a alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal e foi elaborada com a participação de um professor de Química e um grupo de alunos da referida escola. As oficinas visavam avaliar as concepções dos alunos acerca de conceitos relacionados à energia e suas implicações sócio ambientais. |
METODOLOGIA: |
A oficina contava com instrumentos adaptados e criados pelo professor regente, que serviam para a verificação de experimentos relacionados à energia e sua transformação. Participaram desta, 37 alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Inicialmente os alunos responderam um questionário contendo cinco questões abertas com o objetivo de verificar as concepções prévias a respeito de energia e implicações do seu uso para o meio ambiente. Os questionários respondidos foram coletados e reservados para uma análise comparativa com o mesmo questionário a ser aplicado em um segundo momento, posterior à realização da oficina. A oficina foi idealizada em dois espaços distintos: no primeiro os alunos puderam ter uma noção do conceito de energia conforme comumente descrito nos livros científicos e no segundo espaço, painéis iluminados mostravam o esquema de funcionamento de um eletroímã, de conversão da energia potencial em energia cinética e do princípio de funcionamento de um refrigerador doméstico. |
RESULTADOS: |
Um questionário foi aplicado antes e depois da realização da oficina como instrumento avaliativo, buscando-se comparar as respostas dadas pelos alunos às mesmas perguntas feitas nos dois momentos distintos. Buscou-se assim avaliar se houve alguma mudança de concepção no que diz respeito à energia e a sua relação com meio ambiente em que vivemos. Para a análise das respostas obtidas, foram escolhidos os questionários de cinco alunos da turma, de forma aleatória, dentre aqueles que participaram das atividades da oficina e da resolução dos dois questionários. O referido questionário trazia em seu corpo as seguintes questões: Quais são os tipos de energia que você conhece? E qual delas você acha mais importante para a vida no planeta Terra? Fale sobre as conseqüências do uso dos recursos naturais para o meio ambiente. O que você entende por “energia limpa” e “energia suja”? Quais são os impactos ambientais que você conhece, envolvidos na construção de usinas hidrelétricas? Qual é o principal gás responsável pelo desequilíbrio do efeito estufa? No seu dia a dia você conhece alguma fonte que, sendo usada, resulta na emissão desse gás para a atmosfera? |
CONCLUSÃO: |
A análise dos resultados apresentados demonstra a importância da inclusão de atividades didáticas diversificadas na escola. Deste modo, as oficinas de Ciências aparecem como uma ferramenta e um recurso didático aceitável entre os alunos para a compreensão dos conteúdos ligados às Ciências Naturais. Entende-se ainda que, apesar da oficina de Ciências acontecer como resultado de uma última etapa da fase prática, essencial para alunos de um curso de licenciatura em Ciências Naturais, e ocorrer em um período reduzido de tempo, ainda assim, mostrou resultados positivos e satisfatórios na busca pelos objetivos pretendidos na realização da atividade, muito embora atividades deste tipo se apresentem como tarefa complicada para qualquer professor, inclusive na mudança de uma pré-concepção levada pelo aluno para a sala de aula. Desta forma, considera-se que as oficinas são um recurso didático de grande potencial para a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza e que a diversificação de práticas pedagógicas no ensino de Ciências é extremamente relevante para despertar nos alunos o interesse pelas Ciências Naturais, proporcionando um ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). |
Palavras-chave: Oficina de ensino, Energia, Meio ambiente. |