63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia |
FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA E SEUS DESAFIOS NA ATUALIDADE |
Robson Alves dos Santos 1 Estevane de Paula Pontes Mendes 2 |
1. Mestrando em Geografia pela UFG/CAC, Membro do NEPSA (Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais/CAC/UFG) 2. Profa. Dra./ Orientadora – Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFG/CAC, Membro do NEPSA (Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais/CAC/UFG) |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho propõe uma análise dos novos paradigmas de formação docente em Geografia, dando ênfase na formação de um profissional da educação baseado nas mudanças e necessidades da sociedade, a partir da discussão do atual processo ensino aprendizagem em geografia e a docência universitária. A docência é considerada como atividade intelectual e prática, o que exige uma maior intimidade por parte do professor com os processos investigativos, pois o conteúdo por ele aprendido e com os quais ele trabalha são construções teóricas fundamentadas na pesquisa. Diante disso, apresenta-se os seguintes questionamentos: como formar um bom professor de Geografia? O que pode a Geografia com seu ensino? O momento atual é de transição de um modelo antigo de formação docente para um novo modelo, caracterizado pelas incertezas quanto aos seus novos paradigmas de formação docente. Atualmente, acredita-se que a formação docente deve centrar-se na concepção de um processo permanente e pelo desenvolvimento da capacidade reflexiva, crítica e criativa, dando ao professor autonomia em sua profissão e elevando seu status. |
METODOLOGIA: |
Para a realização da pesquisa consideramos vários procedimentos e etapas, baseando-se nos objetivos propostos. As metodologias utilizadas serão: pesquisa teórica, pesquisa documental e pesquisa em fonte secundária. Na pesquisa teórica foi realizado um levantamento de material sobre a temática na biblioteca e revisão da literatura, em seguida feito leituras e fichamentos sobre o processo de formação docente atual, analisando o Projeto Pedagógico do curso de Geografia e o processo de ensino aprendizado em Geografia. As informações em fonte secundárias foram obtidas na coordenação do curso de Geografia, coordenação de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. E por ultimo na pesquisa documental serão analisados documentos como projetos pedagógicos, matrizes curriculares, leis, pareceres e relatórios. |
RESULTADOS: |
A sociedade contemporânea e a formação docente em geografia vêm passando por constantes transformações, tendo o educador a necessidade de reformular-se e atualizar-se de acordo com as novas necessidades em curso. O presente momento é de transição de um modelo antigo de formação docente, que concebe o professor somente como repassador de informações, para um novo modelo, caracterizado pelas incertezas quanto aos seus novos paradigmas de formação. Acredita-se que a formação docente deve centrar-se na concepção de um processo permanente e pelo desenvolvimento da capacidade reflexiva, crítica e criativa, dando ao professor autonomia em sua profissão e elevando seu status. Diante das questões trabalhadas percebemos o quanto é importante o papel do professor de Geografia na sociedade, além da importância de sua qualidade, pois este age diretamente na esfera social, formando opiniões e propiciando o desenvolvimento crítico, reflexivo e intelectual da sociedade. Pensar um bom professor de Geografia é pensar em mudanças na sua formação, o que nos faz refletir e questionar acerca do atual educador de Geografia, nos perguntado se este está acompanhando as transformações da sociedade, pois o professor visto apenas como o meio entre informações e alunos está ultrapassado. |
CONCLUSÃO: |
Diante da problemática da formação docente e seus novos paradigmas, acredita-se que as entidades de ensino superior, que formam professores, devem se revisar, refletindo acerca do profissional que está formando, sobre qual é o papel de seus profissionais na sociedade e se eles o estão desempenham com eficiência e qualidade. Nesse sentido, nota-se a necessidade de um novo modelo de formação docente, um novo professor de Geografia que deve ter como finalidade uma formação voltada para as necessidades da sociedade, e assim relacionar a realidade de seus alunos com o ensino de Geografia por ele ministrado, aguçando a crítica e a reflexão no seu cotidiano. A formação docente deve passar por mudanças, como a necessidade de incorporação da pesquisa na reformulação de suas matrizes curriculares, sendo estas grades baseadas no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação, visto que através deste pode-se buscar uma autonomia na interpretação da realidade em que se vive, pois quando se sabe como, onde e quando o conhecimento por ele aprendido foi descoberto, a sua capacidade de transmissão de conhecimentos aumenta. |
Palavras-chave: Geografia, Formação docente, Ensino e pesquisa. |