63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia |
A IMPORTÂNCIA DA ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NOS MUSEUS DE CIÊNCIAS |
José Nivaldo Mangueira de Assis 1,2 Braz Faustino 2 Márcio Balbino Cavalcante 2 Arnaldo Soares da Silva 1 |
1. Esola Estadual Deputado Djalma Aranha Marinho de Passa e Fica-RN 2. Sercretaria Municipal de Educação de Passa e Fica-RN |
INTRODUÇÃO: |
Com reconhecido potencial mobilizador, principalmente entre os jovens, a Astronomia ainda não encontrou o seu lugar no contexto do ensino de ciências brasileiro e nem se quer faz parte do currículo de nossa educação básica. Assim, considerando algumas experiências já vivenciadas no ensino informal de Astronomia, neste trabalho investigamos as possibilidades e limitações de uma proposta para o ensino de alguns conteúdos de Astronomia, ministrados em conexão com outras ciências constantes do currículo das escolas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um grupo focal composto por oito estudantes da rede pública Estadual do Rio Grande do Norte da cidade de Passa e Fica com a realização de oficinas e utilização de tecnologias inovadoras. Discutimos também um projeto para construção de um Museu de Ciências Naturais e de um Observatório Astronômico visando potencializar o município de Passa e Fica para: a criação de empreendimentos no mercado turístico-cultural; ampliar e diversificar a oferta turística inserindo e dinamizando o município nos roteiros turísticos, criando e ampliando postos de trabalho que culminem com a melhoria na distribuição de renda favorecendo a inclusão social; fortalecer a identidade local e consolidar a estratégia de desenvolvimento regional. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada com aplicação de questionários e entrevistas estruturadas aplicadas nas escolas e em outros locais de realização de eventos científicos e culturais. Foram construídos diversos objetos astronômicos como o gnomon, relógios de Sol, fogões solares e lunetas, sempre utilizando materiais de baixo custo (sucata de peças de motocicleta, ferros e tubos plásticos usados, placas reflexivas e lentes de óculos), que foram apresentados pelo grupo focal em escolas, universidades, praças, feiras de ciências e em eventos científicos/culturais como: a 2ª e 3ª CIENPO em Natal RN; Semana Potiguar de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em Passa e Fica RN; no Curso de Física da UEPB em Campina Grande-PB; na 62ª SBPC, em Natal-RN; e na 8ª e 9ª FEBRACE na USP, em de São Paulo em 2010 e em 2011. Visando permitir a integração entre as escolas, instituições acadêmicas, população em geral, e a construção de conhecimentos através da observação de fenômenos físicos demonstrados nos equipamentos de um museu de ciências, visitamos com professores e alunos o Observatório Antares da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA; o planetário do Espaço Cultural de João Pessoa-PB; o Museu da Pedra do Ingá-PB e o Museu do Eclipse na cidade de Sobral-CE. |
RESULTADOS: |
As atividades interativas permitiram um intercâmbio entre escola, museus, observatórios, planetários e outras instituições, oferecendo elementos para estudo e reflexão dos envolvidos na educação formal, através de uma ação educativa não formal no auxílio da construção do conhecimento científico. Além disso, propiciou uma oportunidade de popularização da Astronomia, que na maioria das vezes é vista como algo estranho à população em geral. Portanto os resultados validaram a importância dessas ações educacionais e científicas com vieses interativos e lúdicos, pois nos permitiram uma avaliação e análise do impacto dessas atividades de divulgação científica itinerante sobre a comunidade escolar e local. |
CONCLUSÃO: |
A aplicação do projeto tem oportunizado a alunos do Ensino Básico e a nós professores, momentos de contatos com o conhecimento científico e sua formação histórica e cultural, ratificando que o acesso à prática das ciências naturais e humanas, por meio do estudo da Astronomia em sala de aula e visitas a espaços destinados a popularização da ciência, constituem elementos eficazes na dinâmica do processo ensino e aprendizagem. Assim, este trabalho de popularização da Astronomia conectando-a e aproximando-a com a Física, Matemática, Química, Geografia, História e outras ciências humanas e sociais acarretam em uma melhor aprendizagem e compreensão do mundo em que vivemos, justificando o papel da escola de transformar o conhecimento científico em elemento palpável à sua comunidade. |
Palavras-chave: Popularização da Astronomia, Educação científica, Museu de ciências. |