63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A RELAÇÃO ENSINO-PESQUISA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO EM CURSOS DE PEDAGOGIA
Walquiria Freire de Carvalho 1
Andréa da Costa Silva 1
Silvina Pimentel Silva 2
1. Depto de Ciências Humanas, Centro de Educação - UECE
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Ciências Humanas, Centro de Educação - UECE
INTRODUÇÃO:
O propósito deste trabalho é discutir sobre a formação em pesquisa no campo da docência universitária do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Seus resultados apóiam-se nas análises da pesquisa A cultura docente face à formação para a pesquisa: a gestão dos saberes na docência em cursos de Pedagogia integra investigação mais ampla intitulada de “A cultura docente face a formação para a pesquisa: a gestão dos saberes na docência universitária”, desenvolvida no âmbito do Grupo de pesquisa EDUCAS – Educação Cultura Escolar e Sociedade.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, tendo por objetivo compreender, por meio da análise do projeto político pedagógico (PPP) e do Parecer CNE/CP n° 5/2005 que institui as suas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s), a importância dada à pesquisa na formação de seus graduandos. Partindo do que definem as DCN’s, o PPP e os contextos da sala de aula, intentamos compreender a relação teoria e prática no âmbito desta formação. Tais análises fundam-se no exame dos documentos citados, nas observações em salas de aula, além de entrevistas realizadas no percurso da pesquisa, junto ao seu corpo docente.
RESULTADOS:
Das constatações já alcançadas percebe-se nas orientações emanadas das DCN’s, uma preocupação quanto à formação em pesquisa. Neste sentido, colocam em evidência a superação da dicotomia teoria e prática, enfatizam a importância de se desenvolver uma postura investigativa nos que participam dessa formação, no intuito de formar o professor pesquisador, apto a intervir no cotidiano da prática social.
CONCLUSÃO:
Portanto, a ênfase à pesquisa se faz visível, ou seja, a idéia de formar um profissional habilitado a realizar pesquisas no ambiente em que atuam. Assim, no que diz respeito as questões que se investiga, podemos antecipar: a existência de uma aproximação entre o que indicam suas diretrizes e a gestão das disciplinas que compõem a matriz de formação vem preocupando os formadores.
Palavras-chave: ENSINO E PESQUISA, TEORIA E PRÁTICA, , FORMAÇÃO E CULTURA DOCENTE.