63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
A RELAÇÃO ENSINO-PESQUISA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO EM CURSOS DE PEDAGOGIA |
Walquiria Freire de Carvalho 1 Andréa da Costa Silva 1 Silvina Pimentel Silva 2 |
1. Depto de Ciências Humanas, Centro de Educação - UECE 2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Ciências Humanas, Centro de Educação - UECE |
INTRODUÇÃO: |
O propósito deste trabalho é discutir sobre a formação em pesquisa no campo da docência universitária do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Seus resultados apóiam-se nas análises da pesquisa A cultura docente face à formação para a pesquisa: a gestão dos saberes na docência em cursos de Pedagogia integra investigação mais ampla intitulada de “A cultura docente face a formação para a pesquisa: a gestão dos saberes na docência universitária”, desenvolvida no âmbito do Grupo de pesquisa EDUCAS – Educação Cultura Escolar e Sociedade. |
METODOLOGIA: |
Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, tendo por objetivo compreender, por meio da análise do projeto político pedagógico (PPP) e do Parecer CNE/CP n° 5/2005 que institui as suas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s), a importância dada à pesquisa na formação de seus graduandos. Partindo do que definem as DCN’s, o PPP e os contextos da sala de aula, intentamos compreender a relação teoria e prática no âmbito desta formação. Tais análises fundam-se no exame dos documentos citados, nas observações em salas de aula, além de entrevistas realizadas no percurso da pesquisa, junto ao seu corpo docente. |
RESULTADOS: |
Das constatações já alcançadas percebe-se nas orientações emanadas das DCN’s, uma preocupação quanto à formação em pesquisa. Neste sentido, colocam em evidência a superação da dicotomia teoria e prática, enfatizam a importância de se desenvolver uma postura investigativa nos que participam dessa formação, no intuito de formar o professor pesquisador, apto a intervir no cotidiano da prática social. |
CONCLUSÃO: |
Portanto, a ênfase à pesquisa se faz visível, ou seja, a idéia de formar um profissional habilitado a realizar pesquisas no ambiente em que atuam. Assim, no que diz respeito as questões que se investiga, podemos antecipar: a existência de uma aproximação entre o que indicam suas diretrizes e a gestão das disciplinas que compõem a matriz de formação vem preocupando os formadores. |
Palavras-chave: ENSINO E PESQUISA, TEORIA E PRÁTICA, , FORMAÇÃO E CULTURA DOCENTE. |