63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
A PRÁTICA DE QUÍMICA COM APROVEITAMENTO DE CASCAS DE FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA
Jiuliana Ferreira Florentino 1
Paulo Jorge da Silva 2
1. Profa. Educação Básica
2. Prof. Dr./ Orientador - Depto de Química - ICET - UFMT
INTRODUÇÃO:
Os alunos jovens/adultos trabalhadores do sistema EJA de ensino são em sua maioria pais de família que têm de estudar no período noturno. É observado um maior grau de dificuldade para o aprendizado de Química desses alunos, quando comparados com os alunos de turmas regulares. Observa-se também o desconhecimento, por parte dos mesmos, dos princípios nutritivos dos alimentos o que induz ao mau aproveitamento e, consequentemente, ocasiona o desperdício de grandes quantidades de recursos alimentares.
METODOLOGIA:
O presente trabalho procurou tornar o ensino de Química mais atraente, agradável e ajustado ao tipo de aluno, utilizando-se da reprodução na escola de receitas envolvendo o aproveitamento de cascas de maracujá, banana, abacaxi e melancia, conforme estabelecido na literatura, para o preparo de pratos, com a simultânea abordagem de conteúdos relacionados à Química como: solubilidade, funções orgânicas e macromoléculas e suas funções bioquímicas. As cascas de frutas foram utilizadas na produção de alimentos, pelos próprios alunos na cozinha da escola, como: compota de casca de maracujá, geléia de casca de abacaxi, bolo de casca de banana e abacaxi e doce de casca de melancia.
RESULTADOS:
Com o desenvolvimento do projeto observou-se um aumento na participação e assiduidade dos alunos nas aulas de Química. Os relatos demonstram que a aprendizagem tornou-se mais significativa discutindo-se a teoria aliada a práticas do seu cotidiano.
CONCLUSÃO:
No que diz respeito ao aproveitamento total dos alimentos notou-se o aumento no interesse pela pesquisa, quanto à utilização de folhas e talos.e, a formação de agentes multiplicadores do conhecimento.
Palavras-chave: Cascas de frutas, Química de alimentos, Recursos alimentares.